Ver Post

Lançamento do "Manual para Jovens Empreendedores: Comportamentos e Competências - Dos 13 aos 18 Anos"

27 outubro 2014, 15:20 - Fátima Jacinto

Uma equipa multidisciplinar da Coração Delta, da Delta Cafés, da Universidade da Beira Interior (UBI), da Escola Quinta das Palmeiras, Covilhã e do CEG-IST do Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa, desenvolveu um manual que se intitula: "Manual para Jovens Empreendedores: Comportamentos e Competências - Dos 13 aos 18 Anos”.

O lançamento do Manual está agendado para 17 de novembro, na sessão de abertura da Semana Global do Empreendedorismo, que se realizará na semana de 17 a 23 de Novembro 2014. Esta edição, em Portugal, terá um tema muito importante no momento que atravessamos, o tema do Turismo. Este ano a organização a nível mundial estabeleceu ainda, e pela primeira vez, um dia dedicado à Mulher Empreendedora, dia 19 de novembro. A sessão de abertura terá lugar na manhã de dia 17 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, sob o alto patrocínio de sua Excelência o Presidente da República, contando com a organização da SEDES, a APBA e a Euronext. Esta sessão integra a semana promovida internacionalmente pela Kauffman Foundation.

O “Manual para Jovens Empreendedores: Comportamentos e Competências - Dos 13 aos 18 Anos” segue um desenho que integra duas dimensões, até agora inexploradas, no universo dos manuais pedagógicos que versam o desenvolvimento de um perfil empreendedor. Essas duas dimensões são os comportamentos e as competências. No plano dos comportamentos, exploram-se a Inteligência Emocional, a Orientação Empreendedora, a Gestão Relacional, a Responsabilidade Social e o Risco e Superação. Ao nível das competências, trabalham-se a Comunicação, a Liderança, a Negociação, a Criatividade e a Inovação.