Seminário do CEG-IST

6 Novembro 2017, 12:43 - Maria de Fátima Rodrigues Palma Jacinto

No âmbito do Ciclo de Seminários do CEG-IST temos o prazer de anunciar o seguinte seminário.

Data:  17 de Novembro de 2017, sexta-feira, das 11:00 às 12:00.

Local: sala V1.15 (Técnico, Campus Alameda, Pavilhão de Civil, 1.º piso)

Tema: Optimisation under uncertainty for real-world production systems: theoretical aspects and practical challenges.

Palestrante: Fabricio Oliveira.

Resumo: In this talk, we introduce the framework of optimisation under uncertainty, which consists of collection of disciplines such as stochastic programming, robust optimisation, scenario generation, decomposition methods, and others related. When properly combined, these allow the development of mathematical programming-based decision support tools that can meaningfully consider the inherent uncertainty associated with input data. We illustrate the capabilities of such framework by means of examples derived from real-world problems in which the combination of two or more of these disciplines allowed the development of enhanced models which, ultimately, led to more efficient decision support tools. We will also discuss some of the technical details behind the development of these applications and present future perspectives in terms of research development.

Breve nota biográfica: Fabricio Oliveira is Assistant Professor of Operations Research in the School of Science at Aalto University (Finland). He holds a B.Sc. (2008) and a D.Sc (2012) in Production Engineering from PUC-Rio (Brazil). Previous to his current appointment, he has worked as a visiting researcher at the Centre of Advanced Process Decision-making (CAPD) at Carnegie Mellon University (USA), as a Postdoctoral Research Fellow in the Mathematical Sciences Department at RMIT University (Australia), and as an Assistant Professor in the Industrial Engineering Department at PUC-Rio.  His main research interests are practical and computational challenges of applying optimisation under uncertainty for solving production planning and supply chain management problems.

Os seminários do CEG-IST são de acesso livre.

Investigador do CEG-IST distinguido com a Gold Medal da International Society on MCDM (Multiple Criteria Decision-Making)

18 Julho 2017, 15:45 - Maria de Fátima Rodrigues Palma Jacinto

O Doutor José Rui de Matos Figueira, Investigador do CEG-IST, tornou-se no primeiro português a ser distinguido com a Medalha de Ouro da International Society on MCDM (Multiple Criteria Decision-Making).
A Gold Medal da International Society on Multiple Criteria Decision-Making foi entregue numa sessão solene que se realizou no dia 13 de julho de 2017, na Conferência da referida sociedade, que teve lugar em Ottawa, no Canadá e constitui a maior honra concedida por esta Sociedade Internacional a um investigador pela sua marcada contribuição para a teoria, metodologia, prática e desenvolvimento profissional de MCDM na tomada de decisão, ao longo de toda uma carreira distinta.

Projeto EURO-HEALTHY

21 Abril 2017, 11:13 - Maria de Fátima Rodrigues Palma Jacinto

Link para o vídeo “Multicriteria model underlying the EURO-HEALTHY Population Health Index (PHI)” referente à Conferência de Decisão do projecto EURO-HEALTHY, que teve lugar em Bruxelas de 29 a 31 de março de 2017:

Nova publicação de Investigadores do CEG-IST

31 Janeiro 2017, 14:58 - Maria de Fátima Rodrigues Palma Jacinto

Lourenço, J.C., Soares, J.O., Bana e Costa, C.A. (2017). Portfolio robustness evaluation: A case study in the electricity sector. Technological and Economic Development of Economy, 23(1), 59-80.

Alunos LEGI (IST) Vencedores de Prémios ACADEMIA GRACE

25 Maio 2016, 13:00 - Maria de Fátima Rodrigues Palma Jacinto

O Departamento de Engenharia e Gestão informa que o aluno Diogo Melo e a aluna Mónica Fernandes da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial do Técnico, orientados pela Prof. Ana Carvalho, obtiveram respetivamente o 1º  e 4º lugares da Edição 2015/2016 do PRÉMIO ACADEMIA GRACE, que distinguiu os autores dos melhores trabalhos relacionados com a Responsabilidade Social Corporativa.

Este prémio foi entregue no âmbito do evento LigAção, uma iniciativa do Uni.Network do GRACE que visou promover a ligação entre os meios empresarial e académico, e teve lugar no dia 17 de maio, no espaço Atmosfera M, em Lisboa.

O Júri foi constituído pelo Sr. Diretor Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor José Queiroz, por três representantes de Empresas (Resiquímica, Everis e Bosch), e por representantes da Direção GRACE.

Os alunos distinguidos vão ter a possibilidade de realizar um Estágio Profissional de Verão numa empresa associada do GRACE.

Da esquerda para a direita: Prof. Ana Carvalho, aluno Diogo Melro, Dra Margarida Couto, Vice-Presidente do GRACE, Eng. Luís Roberto Membro da Direção GRACE e Presidente da Fundação BP e aluna Mónica Fernandes.