Página Inicial

O Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST) é uma unidade de investigação integrada numa escola de engenharia. A maioria dos membros do CEG-IST são docentes do Departamento de Engenharia e Gestão do IST e a maioria dos estudantes de investigação do centro são estudantes dos programas de Mestrado e de Doutoramento em Engenharia e Gestão também do IST. A interação com os campos da engenharia e com questões tecnológicas relacionadas proporciona uma vantagem comparativa ao centro. Com o objectivo de promover esta vantagem, o CEG-IST vem intensificando o seu relacionamento com o Departamento de Engenharia e Gestão. O Departamento está organizado em torno das áreas de Engenharia e Gestão de Sistemas e de Engenharia e Gestão de Organizações. Os investigadores do centro focam a sua investigação em Análise de Decisão, Operações e Logística, e em áreas específicas de Economia, Finanças e Estratégia. A organização do CEG-IST corresponde a um grupo de investigação que promove abordagens multidisciplinares e que maximiza os contributos de membros sediados noutras instituições.

Anúncios

Investigador do CEG-IST distinguido com a Gold Medal da International Society on MCDM (Multiple Criteria Decision Making)

18 Julho 2017, 15:45 - Fátima Jacinto

O Doutor José Rui de Matos Figueira, Investigador do CEG-IST, tornou-se no primeiro português a ser distinguido com a Medalha de Ouro da International Society on MCDM (Multiple Criteria Decision Making). Esta medalha foi entregue numa sessão solene que se realizou no dia 13 de julho de 2017, em Ottawa, no Canadá e constitui a maior honra concedida por esta Sociedade Internacional a um investigador pela sua marcada contribuição para a teoria, metodologia, prática e desenvolvimento profissional da MCDM ao longo de toda uma distinta carreira.

Todos os Anúncios

Seminário do CEG-IST

15 Janeiro 2019, 15:14 - Fátima Jacinto

No âmbito do Ciclo de Seminários do CEG-IST, temos o prazer de anunciar o seguinte seminário:

Dia 30 de janeiro de 2019 (4.ª feira), das 14:30 às 15:30

Anfiteatro VA - 4 (Técnico, Campus Alameda, Pav. de Engª Civil)

Tema: Modelos de maturidade dos sistemas de informação (SI) - Aplicação dos SI ao setor da saúde

Palestrante: Maria Helena Monteiro, Professora Auxiliar – ISCSP da Universidade de Lisboa / Investigadora do CAPP – Centro de Investigação de Administração e Políticas Públicas / Presidente da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação

Resumo: Em todos os sectores e indústrias, os Sistemas de Informação têm vindo a ter um desenvolvimento muito acelerado, quer na sua abrangência e construção (tirando partido das tecnologias emergentes e de mudança de métodos), quer na sua adoção por instituições e utilizadores, sejam eles profissionais ou cidadãos – utilizadores.

No setor da saúde ocorre naturalmente o mesmo efeito, sendo aí potenciado pelo desenvolvimento exponencial de novas tecnologias da saúde e dispositivos clínicos. O contexto é de mudança e transformação aceleradas. Estas transformações nas organizações arrastam elevados riscos de disrupção se não forem acomodadas por análise de risco e métodos de transformação progressiva, consoante o ponto de partida da cultura, conhecimento, compreensão e uso dos Sistemas e Tecnologias de Informação pelos seus decisores, profissionais e clientes.

Os modelos de maturidade têm essencialmente duas mais-valias: permitem, por um lado, a compreensão da realidade em curso e por outro sustentar as decisões para a evolução em passos subsequentes, de forma controlada. Este seminário proporcionará uma discussão e um debate sobre esta temática.

Os seminários do CEG-IST são de acesso livre.

Todos os eventos.