Página Inicial

O Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST) é uma unidade de investigação integrada numa escola de engenharia. A maioria dos membros do CEG-IST são docentes do Departamento de Engenharia e Gestão do IST e a maioria dos estudantes de investigação do centro são estudantes dos programas de Mestrado e de Doutoramento em Engenharia e Gestão também do IST. A interação com os campos da engenharia e com questões tecnológicas relacionadas proporciona uma vantagem comparativa ao centro. Com o objectivo de promover esta vantagem, o CEG-IST vem intensificando o seu relacionamento com o Departamento de Engenharia e Gestão. O Departamento está organizado em torno das áreas de Engenharia e Gestão de Sistemas e de Engenharia e Gestão de Organizações. Os investigadores do centro focam a sua investigação em Análise de Decisão, Operações e Logística, e em áreas específicas de Economia, Finanças e Estratégia. A organização do CEG-IST corresponde a um grupo de investigação que promove abordagens multidisciplinares e que maximiza os contributos de membros sediados noutras instituições.

Anúncios

Investigador do CEG-IST distinguido com a Gold Medal da International Society on MCDM (Multiple Criteria Decision-Making)

18 Julho 2017, 15:45 - Fátima Jacinto

O Doutor José Rui de Matos Figueira, Investigador do CEG-IST, tornou-se no primeiro português a ser distinguido com a Medalha de Ouro da International Society on MCDM (Multiple Criteria Decision-Making).
A Gold Medal da International Society on Multiple Criteria Decision-Making foi entregue numa sessão solene que se realizou no dia 13 de julho de 2017, na Conferência da referida sociedade, que teve lugar em Ottawa, no Canadá e constitui a maior honra concedida por esta Sociedade Internacional a um investigador pela sua marcada contribuição para a teoria, metodologia, prática e desenvolvimento profissional de MCDM na tomada de decisão, ao longo de toda uma carreira distinta.

Todos os Anúncios

Seminário do CEG-IST

8 Novembro 2016, 15:22 - Fátima Jacinto

No âmbito do Ciclo de Seminários do CEG-IST temos o prazer de anunciar o seguinte seminário:

Data - 14 de Novembro de 2016, Segunda-feira, 12:00-14:00.

Local - Sala V1.06 (Técnico - Alameda, Pavilhão de Civil)

Tema - CleanTechnology a Hype or a need also in view of Product Services System

Palestrante - Prof. Dirk Franco, Hasselt University.

Resumo

In this seminar the main topic will deal with  the parallelism between Energy Efficiency Services (EES) in buildings and the actual clean technology is illustrated.

First, we discuss the actual energy needs for the heating of buildings, both public and private, in combination with the present greenhouse gasses (GHG) emissions. In the past one often used trias energetica principles in order to improve the energy efficiency (and thus lower the GHG) (strictly spoken this is the use of end of pipe technology). Product Services System (PSS) is often considered as a solution for the environmental impact for products. It facilitates the economic grow without increasing material resources as it offers the service instead of product. We see across all industries a trend moving towards services, and dematerialised consumption. In this context EES and their variants can be seen as subset of Product Services System (PSS). Indeed, these project are output driven as the services (light, heat, ….)  are important and the accompagnied business models are based on the cost benefits during the Total Life Cycle.  EES applied to buildings can therefore be seen as an expression of clean technology (main characteristics are renewable energy, closed loops and decentralized). Due to this way of organizing, buildings are no longer the problem, but are the solution to solve the (energy) problem. In addition there will be time to look forward to clean technologies in the near future in view of material resources, waste reduction and energy flexibility.

Os seminários do CEG-IST são de acesso livre.

Todos os eventos.