Página Inicial

O Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST) é uma unidade de investigação integrada numa escola de engenharia. A maioria dos membros do CEG-IST são docentes do Departamento de Engenharia e Gestão do IST e a maioria dos estudantes de investigação do centro são estudantes dos programas de Mestrado e de Doutoramento em Engenharia e Gestão também do IST. A interação com os campos da engenharia e com questões tecnológicas relacionadas proporciona uma vantagem comparativa ao centro. Com o objectivo de promover esta vantagem, o CEG-IST vem intensificando o seu relacionamento com o Departamento de Engenharia e Gestão. O Departamento está organizado em torno das áreas de Engenharia e Gestão de Sistemas e de Engenharia e Gestão de Organizações. Os investigadores do centro focam a sua investigação em Análise de Decisão, Operações e Logística, e em áreas específicas de Economia, Finanças e Estratégia. A organização do CEG-IST corresponde a um grupo de investigação que promove abordagens multidisciplinares e que maximiza os contributos de membros sediados noutras instituições.

Nova publicação de Investigadores do CEG-IST

31 Janeiro 2017, 14:58 - Fátima Jacinto

Lourenço, J.C., Soares, J.O., Bana e Costa, C.A. (2017). Portfolio robustness evaluation: A case study in the electricity sector. Technological and Economic Development of Economy, 23(1), 59-80.

Todos os Anúncios

Seminário do CEG-IST

24 Março 2017, 15:38 - Fátima Jacinto

No âmbito do Ciclo de Seminários do CEG-IST temos o prazer de anunciar o seguinte seminário.

Data:  31 de Março de 2017 (sexta-feira) das 14:00 às 15:00.

Local: Anfiteatro QA1.2 (Técnico, Campus Alameda, Torre Sul, 1.º piso)

Tema:  Robust Risk-Based Strategy Design

Palestrante: Pedro Mendes

Breve nota biográfica: Dr. Pedro Mendes has a Ph.D. in "Industrial and Systems Engineering" from VA Tech, USA. His research interests are Management Systems Engineering, Technology Management, and Services Science Management and Engineering. He entered academia after more than 15 years of hands-on experience in computers and software, having done consulting and held engineering and management positions in public civil services as well as manufacturing and service companies.

Resumo

Purpose: to exemplify with a business case a formal methodology for solving strategic management problems, by walking the audience through a sequence of steps from problem analysis to implementation using off-the-shelf widely available systems methods.

Contents: Both the reasons for and the solution of persistent problems with strategy making are traceable to the origins of commonly used methods. Bringing in context ideas from seemingly disparate fields helps put together a sound problem-solving methodology with immediate practical use.

The central tenet is that strategy is conveyed throughout the organization as a model of intended future. Lacking a science-based approach to strategic modeling, executives adapt ideas from selected thinkers, so often by trial and error. The alternative is to draw from formal for model-based strategic thinking as the means to create risk-based strategies that are robust to arbitrary events.

Os seminários do CEG-IST são de acesso livre.

Todos os eventos.