Apresentações do Workshop Final do projecto IRIS

15 dezembro 2014, 16:22 - Fátima Jacinto

O CEG-IST tem o prazer de informar que já se encontram disponíveis para consulta os documentos que serviram de apoio às apresentações feitas no decurso do Workshop final do projeto “IRIS – Improving RIsk matrices using multiple criteria decision analysis”, coordenado pelos Prof.s Mónica Oliveira e Carlos Bana e Costa, que se realizou no dia 17 de Novembro de 2014 no Centro de Congressos do IST.

Investigadores do CEG-IST editam livro sobre Empreendedorismo, Capital Humano e Desenvolvimento Regional

5 dezembro 2014, 10:42 - Fátima Jacinto

Rui Baptista, Professor Catedrático da Brunel University London e investigador do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST) da Universidade de Lisboa e João Leitão, Professor Auxiliar do Departamento de Gestão e Economia da UBI e investigador do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST) da Universidade de Lisboa, são editores e co-autores do livro “Entrepreneurship, Human Capital, and Regional Development: Labor Networks, Knowledge Flows, and Industry Growth”, editado no âmbito da coletânea International Studies in Entrepreneurship publicada pela Springer.

Esta obra contribui para a literatura conferindo respostas às três perguntas seguintes:
(i)    O crescimento e o sucesso do cluster, ao longo do tempo, deve-se à conjugação entre simples efeitos de aglomeração e transmissão de competências empresariais através de spin-offs localizadas num dado espaço regional?
(ii)    O aumento da densidade de opções de emprego fora do local de trabalho contribui para o acréscimo da mobilidade do capital humano entre as empresas localizadas no seio de clusters e, portanto, melhora a coordenação no mercado de trabalho local?
(iii)    As spin-offs são mais propensas do que outras start-ups a contratar trabalhadores do empregador prévio do fundador/empreendedor e de outras empresas localizadas na mesma região e indústria, na medida em que se espera que esses trabalhadores venham a ter um melhor desempenho, por comparação com outros trabalhadores de origens diferentes?
Seguindo esta linha de pensamento, esta obra apresenta contribuições originais para a literatura, que reforçam, de forma inovadora, a ligação entre o empreendedorismo e as teorias do capital humano e do desenvolvimento regional, com o objetivo de melhor compreender as dinâmicas de crescimento, determinadas, em termos endógenos, por intermédio da ação do empreendedor no espaço regional.

Lançamento do "Manual para Jovens Empreendedores: Comportamentos e Competências - Dos 13 aos 18 Anos"

27 outubro 2014, 15:20 - Fátima Jacinto

Uma equipa multidisciplinar da Coração Delta, da Delta Cafés, da Universidade da Beira Interior (UBI), da Escola Quinta das Palmeiras, Covilhã e do CEG-IST do Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa, desenvolveu um manual que se intitula: "Manual para Jovens Empreendedores: Comportamentos e Competências - Dos 13 aos 18 Anos”.

O lançamento do Manual está agendado para 17 de novembro, na sessão de abertura da Semana Global do Empreendedorismo, que se realizará na semana de 17 a 23 de Novembro 2014. Esta edição, em Portugal, terá um tema muito importante no momento que atravessamos, o tema do Turismo. Este ano a organização a nível mundial estabeleceu ainda, e pela primeira vez, um dia dedicado à Mulher Empreendedora, dia 19 de novembro. A sessão de abertura terá lugar na manhã de dia 17 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, sob o alto patrocínio de sua Excelência o Presidente da República, contando com a organização da SEDES, a APBA e a Euronext. Esta sessão integra a semana promovida internacionalmente pela Kauffman Foundation.

O “Manual para Jovens Empreendedores: Comportamentos e Competências - Dos 13 aos 18 Anos” segue um desenho que integra duas dimensões, até agora inexploradas, no universo dos manuais pedagógicos que versam o desenvolvimento de um perfil empreendedor. Essas duas dimensões são os comportamentos e as competências. No plano dos comportamentos, exploram-se a Inteligência Emocional, a Orientação Empreendedora, a Gestão Relacional, a Responsabilidade Social e o Risco e Superação. Ao nível das competências, trabalham-se a Comunicação, a Liderança, a Negociação, a Criatividade e a Inovação.

“Best Student Paper Award” atribuído a Estudante de Investigação do CEG-IST

10 março 2014, 12:19 - Fátima Jacinto

O CEG-IST tem o prazer de anunciar que o Engº António Quintino, Estudante de Investigação do CEG-IST, foi contemplado com o “Best Student Paper Award”, atribuído ao artigo "Managing Price Risk for an Oil and Gas Company” que foi apresentado na "3rd International Conference on Operations Research and Enterprise Systems (ICORES 2014)”, que decorreu de 6 a 8 de Março de 2014 em Angers, Vale do Loire, em França.

Nova publicação de Investigadores do CEG-IST

9 janeiro 2014, 14:20 - Fátima Jacinto

Bana e Costa, C. A., Lourenço, J. C., Oliveira, M. D., Bana e Costa, J. C. (2014). A socio-technical approach for group decision support in public strategic planning: The Pernambuco PPA case. Group Decision and Negotiation, 23(1), 5-29.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s10726-012-9326-2