Sumários

5ª Aula prática

20 março 2015, 12:30 Ricardo Coutinho

Discussão e resolução de exercícios; Ficha5.


18ª Aula - Exemplos de identificação de pontos de extremo e de sela de campos escalares. Condições suficientes para ponto de estacionaridade de campo no plano ser de mínimo relativo, máximo relativo, sela em termos de determinante e traço da matriz hessiana.

20 março 2015, 11:30 Luis Magalhães

Exemplos: Identificação e classificação de pontos de extremos e de sela de campos escalares concretos, incluindo caso com ponto de estacionaridade com matriz Hessiana semidefinida em que a restrição às rectas com as direcções dos vectores próprios tem mínimo relativo estrito, mas o ponto é de sela.


Proposição: Para um ponto de estacionaridade a de um campo escalar em ℝ2 C2 numa vizinhança de a ser ponto de (1) mínimo, (2) máximo, (3) sela é suficiente que, respectivamente, (1) det Hf(a)>0, tra Hf(a)>0, (2) det Hf(a)>0, tra Hf(a)<0, (3) det Hf(a)<0, em que Hf(a) é a matriz hessiana de f em a ; se det Hf(a)=0, o teste é inconclusivo.


17ª Aula - Fórmula de Taylor de ordem k para campos escalares ou vectoriais. Teste de 2ª ordem para classificação de pontos de estacionaridade de campos escalares.

19 março 2015, 13:00 Luis Magalhães

Proposição: Fórmula de Taylor de ordem k para funções de mais de uma variável real.

Definição: Matriz hessiana de campo escalar.

Proposição: Para que um ponto de estacionaridade a de um campo escalar C2 numa bola aberta centrada em a ser ponto de mínimo relativo, máximo relativo, sela é suficiente que a matriz hessiana seja, respectivamente, definida positiva, definida negativa, indefinida.

Observação: Com as mesmas hipóteses se a matriz hessiana é semidefinida positiva ou negativa o teste de 2ª ordem para classificação de pontos de estacionaridade é inconclusivo; para tentar classificar é preciso estudar com mais detalhe a função na vizinhança do ponto.
Revisão de Álgebra Linear: Condições para classificar formas quadráticas em (semi)definidas positivas ou negativas, ou indefinidas com base em valores próprios, determinantes de submatrizes ou pivots de eliminação de Gauss.

Exemplo: Determinação de pontos de extremo ou sela num caso concreto de campo escalar em ℝ2 correspondente à energia de um sistema mecânico conservativo com dois pontos de equilíbrio, um onde a energia tem um mínimo relativo (estável) e outro onde a energia tem uma sela (instável).


5ª Aula prática

19 março 2015, 08:30 Ricardo Coutinho

Discussão e resolução de exercícios; Ficha4. Mini-teste.


16ª Aula - Teorema de Weierstrass para campos escalares e aplicações. Revisão de testes para identificação de extremos com derivadas de 2ª ordem e da fórmula de Taylor de ordem k para funções reais de variáveis reais, e preparação da obtenção de fórmula de Taylor de ordem k para campos escalares

17 março 2015, 11:30 Luis Magalhães

Definição: Intervalo em ℝn.

Demonstração do Teorema de Weierstrass de existência de máximo e mínimo de compos escalares contínuos em subconjuntos limitados fechados de ℝn.

Exemplos: (1) Aplicação do Teorema de Weierstrass a determinação de extremos de campos escalares; (2) Determinação de extremos em pontos da fronteira do domínio de campos escalares; (3) Máximos, mínimos e pontos de sela não isolados.

Motivação para testes de identificação de extremos de campos escalares com derivadas de 2ª ordem: revisão do caso de funções reais de variável real e da correspondente fórmula de Taylor de ordem k com resto de Lagrange, e indicação de como obter a fórmula de Taylor de ordem k para funções de uma variável real.