Sumários

12ª Aula prática

2 dezembro 2015, 11:00 Ricardo Coutinho

Resolução e discussão de problemas sobre ortogonalidade, suas aplicações geométricas e soluções de quadrados mínimos; e sobre produto externo e determinantes.


12ª Aula prática

1 dezembro 2015, 11:00 Ricardo Coutinho

Resolução e discussão de problemas sobre ortogonalidade, suas aplicações geométricas e soluções de quadrados mínimos; e sobre produto externo e determinantes.


33ª Aula - Continuação de determinantes: cálculo com eliminação de Gauss, fórmula de Laplace, determinante de matrizes triangulares e de transpostas de matrizes, determinante e não singularidade de matriz, determinante do produto de matriz, determinante da inversa de matriz não singular, aplicações de determinantes (volume-n de paralelepípedos-n, fórmula para determinante de inversa de matriz não singular).

1 dezembro 2015, 10:00 Luis Magalhães

Revisão: Fórmula para determinantes em termos de permutações. Exemplos de aplicação ao cálculo de determinantes de matrizes triangulares e de matrizes com muitas componentes nulas, e à igualdade do determinante de uma matriz e da respectiva transposta.

O determinante de matrizes quadradas permanece invariante subtraindo a qualquer linha uma outra multiplicada por uma escalar.

Cálculo de determinantes de matrizes A nxn por eliminação de Gauss: (1) se há menos de n pivots, det A=0; (2) se há n pivots, det A=±(produto dos pivots) com sinal + ou - conforme o nº de trocas de linhas na eliminação de Gauss é par ou ímpar.

Se A é matriz quadrada, det A≠0 se e só se A é não singular (det A=0 se e só se A é singular).

Definições: menor-ij de matriz A (é o det Aij  em que Aij  é a submatriz obtida suprimindo a A a linha i e a coluna j ), cofactor-ij de matriz A (é (cof A)ij=(-1)i+jdet Aij ), matriz dos cofactores de uma matriz quadrada A (é a matriz com componente-ij igual ao cofactor-ij de A), Fórmula de Laplace em relação a uma qualquer linha para cálculo de determinantes (det A = ∑aij (cof Aij) = ∑j (-1)i+j aij det Aij ); idem em relação a uma qualquer coluna (det A = ∑aij (cof Aij) = ∑(-1)i+j aij det Aij ). Exemplos.

Observação: genericamente para matrizes que não sejam de muito pequena dimensão o cálculo é mais eficiente com eliminação de Gauss, os outros métodos podem ser mais eficientes para matrizes esparsas com estruturas particulares; além disso, dão fórmulas que permitem obter a sensitividade do determinante a partir das componentes da matriz.

Se A,B são matrizes nxn, então det AB=(det A)(det B) (prova: se det B≠0, a função definida por f(A)=(det AB)/(det B) satisfaz as 3 condições da definição de det, e como esta é uma função única f(A)=det A ; se det B=0, as linhas de B são linearmente dependentes, e rank B<n , pelo que rank AB≤min{rank A, rank B}<n e, então, as linhas de AB são linearmente dependentes e det AB=0). Se A é matriz quadrada não singular, então det A-1=1/(det A) (prova (det A)(det A-1)=det AA-1=det In=1).

Aplicações de determinantes:

(1) Cálculo de volumes-n de paralelepípedos-n : volnP(v1,..., vn)=|d(v1,...,vn)| .

(2) Fórmula para inversa de matriz não singular nxn : A-1=[1/(det A)](cof A). Exemplo de cálculo. Observação: para uma matriz genérica que não seja de muito baixa dimensão o cálculo com esta fórmula é computacionalmente muito menos eficiente do que com eliminação de Gauss, mas a fórmula permite obter a sensitividade das componentes da inversa a partir das componentes da matriz e calcular directamente uma componente, além de interesse teórico.


Aula substituída

30 novembro 2015, 10:00 Luis Magalhães

Aula substituída por Aula Extraordinária em 25-11-2015 (31ª Aula)


11ª Aula prática

27 novembro 2015, 09:30 Ricardo Coutinho

Resolução e discussão de problemas sobre ortogonalidade de subespaços.