Projecto: Modelo Conceptual

1.1. Objectivos

Os objectivos desta aula são apresentar o modelo conceptual e 3 esboços para o protótipo de baixa fidelidade (PBF) do projecto.

1.2. Preparação da Aula

Na preparação desta aula, devem criar o modelo conceptual do vosso projecto. Devem também elaborar um cenário de actividades para cada uma das tarefas e definir métricas de usabilidade, devidamente justificadas.

Em seguida, cada um dos elementos do grupo deve, individualmente, fazer um esboço para o PBF, desenhando 3 possíveis ecrãs. No conjunto devem obter 3 esboços diferentes para o PBF com 3 ecrãs cada.

Devem publicar todos os elementos produzidos (modelo conceptual, cenários de actividades, métricas de usabilidade e esboços) no local do projecto nas respectivas secções. Para facilitar a avaliação durante a aula, devem imprimir essas secções (frente e verso, apenas agrafado, sem capa) e entregar ao docente do laboratório no início da aula.

Finalmente, devem preparar uma apresentação powerpoint (versão anterior a 2007) para um máximo de 5 minutos com o modelo conceptual (metáforas e conceitos), as métricas de usabilidade para cada tarefa e os esboços para o PBF.

As apresentações devem ser enviadas por correio electrónico para ipm.leic@gmail.com até às 18h do dia anterior à aula, com o seguinte subject:

Aula <Número Aula> - <Turno Fénix> - <Grupo>

Por exemplo, o grupo 14 de terça-feira às 08:30 horas (turno IPM3L03 do Tagus) na aula número 5 deve usar:

Aula 5 - IPM3L03 - 14

O nome do ficheiro a enviar deve ser apenas o número do grupo (para o exemplo anterior: 14.ppt).

1.3. Tarefas a Realizar na Aula

Para que todos os grupos tenham tempo para apresentar o seu trabalho, a aula começará impreterivelmente dez minutos depois da hora. Quem chegar atrasado será penalizado.

Cada grupo dispõe de 5 minutos para fazer a apresentação que preparou. No final de cada apresentação, o docente do laboratório fará alguns comentários sobre o modelo conceptual e os esboços para o PBF.