Avaliação de Projectos Anteriores

1.1. Objectivos

O objectivo desta aula é fazer a avaliação informal de projectos anteriores de IPM com recolha de medidas de usabilidade.

1.2. Preparação da Aula

Cada grupo deve imprimir e trazer para a aula o verbete devidamente preenchido e com fotografias e as grelhas de avaliação dos protótipos necessárias para a avaliação dos protótipos.

1.3. Tarefas a Realizar na Aula

No início da aula o docente atribuirá a cada grupo um protótipo de um projecto anterior. Os grupos devem aplicar o seguinte procedimento experimental (passos 1 e 2) ao protótipo que lhe foi atribuído:

Passo 1 - Realização das Tarefas e Recolha de Medidas de Usabilidade

Um dos elementos do grupo assume o papel de utilizador e realiza as três tarefas propostas para o protótipo. Dispõe de 15 minutos para cada tarefa. Se este tempo for excedido, considera-se que não foi possível cumprir a tarefa em tempo útil e regista-se esse facto na grelha de avaliação.

Os outros dois elementos do grupo assumem o papel de observadores e estão atentos ao comportamento do utilizador. Devem registar na grelha de avaliação as seguintes medidas de usabilidade:

• Número de clicks até a tarefa estar concluída;
  • Número de enganos cometidos pelo utilizador (voltar atrás porque o caminho escolhido não conduz ao ecrã desejado, erros a preencher formulários, etc...);
  • Tempo necessário para completar a tarefa.

Devem ainda anotar na coluna de observações reacções e comentários do utilizador úteis para a avaliação do protótipo.

Notem que não se pretende avaliar nem a rapidez nem a facilidade em cumprir as tarefas por parte do utilizador, mas determinar falhas existentes no protótipo. Tal só é possível se o utilizador se comportar como um utilizador comum que vai tentar realizar as tarefas pela primeira vez sem ajuda. Desta forma, as tarefas não devem ser preparadas previamente e os observadores devem comunicar o mínimo possível com o utilizador.

Passo 2 - Preenchimento do Resto da Grelha de Avaliação

Após a realização das duas tarefas, todos os elementos do grupo devem preencher em conjunto o resto da grelha de avaliação. Os critérios propostos são classificados com os valores A, B, C e D de acordo com a tabela disponibilizada. As classificações atribuídas devem ser devidamente justificadas.

Podem usar novamente o protótipo para melhor avaliar os critérios propostos. Para além destes critérios podem ser acrescentados outros aspectos/erros que o grupo considere relevantes para a avaliação.

No final da aula, o docente avaliará as grelhas preenchidas.

1.4. Depois da Aula

Devem escolher 2 ecrãs do protótipo que avaliaram e, tendo como ajuda a grelha de avaliação preenchida, devem preparar um relatório de 2 páginas que identifique os problemas e proponha soluções de redesenho desses ecrãs.

Até ao final do dia da aula, devem enviar o relatório por correio electrónico para ipm.leic@gmail.com, com o seguinte subject:

Aula <Número Aula> - <Turno Fénix> - <Grupo>

Por exemplo, o grupo 14 de terça-feira às 08:30 horas (turno IPM3L03 do Tagus) na aula número 1 deve usar:

Aula 1 - IPM3L03 - 14

O nome do ficheiro a enviar deve ser apenas o número do grupo (para o exemplo anterior: 14.pdf ou 14.doc).

Projectos Anteriores

Projecto A - Casa Segura

CasaSegura.zip

(user: Manuel ; password: seguro)

Contexto:

A empresa "Domótica & Companhia" é a líder de mercado em soluções para edifícios inteligentes, sendo requisitada para equipar habitações e escritórios. Com a crescente preocupação com a segurança, o director de I&D da "Domótica & Companhia" quer explorar a possibilidade de aceder e controlar o sistema de segurança de uma casa ou escritório através de um telemóvel. A sua equipa ficou responsável por apresentar um protótipo para esta aplicação.

Tarefa 1:

Activar o alarme e trancar as portas e janelas de casa.

Tarefa 2:

Abrir uma janela do quarto e criar uma predefinição através de uma lista de acções e reacções em que: Acção: entrada pela janela do quarto; Reacções: trancar portas e janelas do mesmo quarto; activar alarme; chamar polícia.

Tarefa 3:

Criar uma conta com o nome João com a possibilidade de poder controlar apenas a video vigilância e o alarme do escritório e activar a opção de criação de um histórico com todos as acções efectuadas.

Projecto B - UbimedXP

UbimedXP.zip

Contexto:

A "FutureMed Inc." acabou de patentear uma nova tecnologia de microsensores que são espalhados pelo corpo humano e que recolhem todo o tipo de informações fisiológicas (batimentos, pressão arterial, temperatura, ...). O próximo passo é desenvolver um dispositivo que recebe as informações dos microsensores e que permite a sua visualização, organização, monitorização e apoio médico. Com base nesta tecnologia, a equipa de marketing quer colocar no mercado um equipamento inovador para pessoas idosas.

Tarefa 1:

Consultar o histórico do nível de alcoolémia.

Tarefa 2:

Escolher "tensão arterial" para informação fisiológica monitorizada no ecrã principal.

Tarefa 3:

Programar a toma do medicamento "Cardioton" para tomar dia sim, dia não.