Projecto: Análise de Tarefas

1.1. Objectivos

Os objectivos desta aula são apresentar a análise de tarefas relativa ao projecto.

1.2. Preparação da Aula

Na preparação desta aula, devem realizar um inquérito a um mínimo de 15 pessoas que representem os utilizadores alvo do projecto, utilizando o questionário elaborado na última aula. Em seguida, devem analisar os dados recolhidos e responder às 11 perguntas da análise de tarefas.

Devem também definir uma lista de requisitos funcionais (funcionalidades que o vosso protótipo deveria ter caso fosse implementado na totalidade). Com base na lista de requisitos funcionais, devem escolher duas das quatro tarefas propostas no enunciado do vosso projecto (podem ser ligeiramente adaptadas) e decrever uma nova tarefa.

A descrição de uma tarefa deve ser clara e específica, de forma a que a tarefa seja repetível, e deve enunciar um objectivo a cumprir, não o modo como a tarefa é realizada (por exemplo: "comprar um bilhete para hoje para o comboio Alfa das 14:30 com destino ao Porto e pagar com o cartão multibanco").

Notem que a nova tarefa não deve ser trivial (por exemplo: a operação de login, se existir, não é uma tarefa por si só, quando muito pode fazer parte de uma tarefa mais abrangente) e deve estar bem enquadrada com as outras duas tarefas que escolheram. Lembrem-se que as tarefas mais frequentes devem ser fáceis para o utilizador, o que nem sempre significa que sejam igualmente fáceis para quem concebe ou implementa a interface.

Devem publicar todos os elementos produzidos (análise dos dados recolhidos, respostas às 11 perguntas, lista de requisitos funcionais e descrição das 3 tarefas) no local do projecto nas respectivas secções. Para facilitar a avaliação durante a aula, devem imprimir essas secções (frente e verso, apenas agrafado, sem capa) e entregar ao docente do laboratório no início da aula.

Finalmente, devem preparar uma apresentação powerpoint (versão anterior a 2007) para um máximo de 5 minutos que resuma a análise de tarefas (quem realiza as tarefas, como as realizam e em que condições, o que seria desejável) e apresente a lista de requisitos funcionais e as 3 tarefas bem definidas.

As apresentações devem ser enviadas por correio electrónico para ipm.leic@gmail.com até às 18h do dia anterior à aula, com o seguinte subject:

Aula <Número Aula> - <Turno Fénix> - <Grupo>

Por exemplo, o grupo 14 de terça-feira às 08:30 horas (turno IPM3L03 do Tagus) na aula número 3 deve usar:

Aula 3 - IPM3L03 - 14

O nome do ficheiro a enviar deve ser apenas o número do grupo (para o exemplo anterior: 14.ppt).

1.3. Tarefas a Realizar na Aula

Para que todos os grupos tenham tempo para apresentar o seu trabalho, a aula começará impreterivelmente dez minutos depois da hora. Quem chegar atrasado será penalizado.

Cada grupo dispõe de 5 minutos para fazer a apresentação que preparou. No final de cada apresentação, o docente do laboratório fará alguns comentários e ajustará as tarefas propostas.