Modelos Conceptuais

1.1. Objectivos

O objectivo desta aula é realizar um exercício prático de preparação para o projecto que envolve um modelo conceptual, um cenário de actividade e a definição de métricas de usabilidade.

1.2. Preparação da Aula

Na preparação desta aula, devem ler cuidadosamente o artigo " Conceptual Models: Begin by Designing What to Design" de Jeff Johnson. Devem também rever o modelo conceptual apresentado na aula teórica.

Em seguida, devem realizar o seguinte exercício prático: elaborar um modelo conceptual, um cenário de actividade e definir métricas de usabilidade para a "Pauta Mágica" (de acordo com a análise de tarefas e com o cenário do problema descritos nos acetatos da aula teórica). Cada grupo deve imprimir duas cópias da solução do exercício para levar para a aula (uma para entregar ao docente do laboratório, outra para o grupo utilizar durante a aula).

1.3. Tarefas a Realizar na Aula

Os grupos são reunidos dois a dois e dispõem de 30 minutos para comparar as soluções do exercício e para compilarem uma versão conjunta do modelo conceptual. Posteriormente, as versões conjuntas serão apresentadas e debatidas com a turma.