Projecto: Avaliação Heurística do PBF
1.1. Objectivos
O objectivo desta aula é realizar a avaliação heurística do protótipo de baixa fidelidade.
1.2. Preparação da Aula
Na preparação desta aula, devem criar o protótipo de baixa fidelidade que simule o vosso sistema (pode ser uma combinação dos vários esboços apresentados na aula anterior). Devem também criar cenários de interacção e storyboards para cada uma das 3 tarefas.
Devem publicar todos os elementos produzidos (PBF, cenários de interacção e storyboards) no local do projecto nas respectivas secções. Para facilitar a avaliação durante a aula, devem imprimir essas secções (frente e verso, apenas agrafado, sem capa) e entregar ao docente do laboratório no início da aula.
1.3. Tarefas a Realizar na Aula
Cada protótipo de baixa fidelidade será avaliado por dois grupos avaliadores distintos. A duração máxima de cada avaliação é de 20 minutos.
Em cada uma das avaliações, o grupo avaliado deve explicar sucintamente a interface e as 3 tarefas.
O grupo avaliador deve realizar as tarefas no PBF e identificar violações às 10 heurísticas de Nielsen, descritas nas aulas teóricas e resumidas em baixo:
1. Tornar o estado do sistema visível
2. Falar a linguagem do utilizador
3. Utilizador controla e exerce livre arbítrio
4. Consistência e aderência a normas
5. Evitar erros
6. Reconhecimento em vez de lembrança
7. Flexibilidade e eficiência
8. Desenho de ecrã estético e minimalista
9. Ajudar o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
10. Dar ajuda e documentação
Até ao final do dia da aula, os avaliadores devem enviar o relatório de avaliação por correio electrónico para os grupos avaliados e para ipm.leic@gmail.com, com o seguinte subject:
Aula <Número Aula> - <Turno Fénix> - <Grupo Avaliador> - <Grupo Avaliado>
Por exemplo, o grupo 14 de terça-feira às 08:30 horas (turno IPM3L03 do Tagus) na aula número 6 avaliou o grupo 16 e deve usar:
Aula 6 - IPM3L03 - 14 - 16
O nome do ficheiro a enviar deve ser o número dos grupos (para o exemplo anterior: 14-16.pdf ou 14-16.doc).
Não se esqueçam de pedir os endereços de e-mail aos colegas a quem têm de enviar o relatório.