BarISTa - Bar Interactivo em Superfície Táctil

O Vodka chega sempre com o gelo derretido? Quando a Coca-Cola chega já tem a garganta encarquilhada com a sede? Não volte a esse bar com empregados humanos pouco eficicentes. Use o BarISTa, a maior revolução no serviço de bares desde que alguém se lembrou de juntar Coca-Cola ao rum! O BarISTa é um sistema embutido na sua mesa, baseado num ecrã tactil, no qual pode ver a lista de bebidas (e não só!) disponíveis, encomendar as suas, pedir os amendoins e até pedir bebidas para a miúda (ou rapaz!) da mesa do lado que quer deixar bem impressionada(o). O seu ecrã sensível ao toque torna-o fácil de usar, e os vários sensores e câmaras ao seu dispor na mesa podem tornar a sua visita mais agradável. Não fique seco! Sempre que o vodka estiver a acabar, o BarISTa manda vir outro!

Tarefa 1: Encomendar um Vodka Laranja e duas coca-colas, ficando o pedido registado no cartão de cliente, para pagar à saída.

Tarefa 2: Configurar o Barista para encomendar mais Vodka Laranja sempre que aquele que está a beber estiver quase a acabar. No máximo 3 vodkas, porque a coisa ainda é cara...

Tarefa 3: Pagar uma rodada de imperiais a todo o bar, para comemorar a vitória do Sporting. Pagar com multibanco.

Tarefa 4: Pedir um cocktail feito à medida, com Vodka, gelado de baunilha, sumo de ananás, e uma cereja, ficando o pedido registado no cartão de cliente, para pagar à saída.

HomePad

A Addle Inc. pretende criar um novo dispositivo para o mercado doméstico combinando domótica e multimédia. O HomePad terá um ecrã de 240x180mm sensível ao toque, com sensores que permitem determinar a localização dentro de uma divisão da casa (exemplo: perto do sofá), câmara, microfone, som e Wi-Fi. A Addle quer que este novo dispositivo se adapte ao local onde está, apresentando ao utilizador informações e tarefas relevantes para esse espaço. A lista de funcionalidades possíveis inclui controlo básico de domótica (climatização, iluminação, controlo de electrodomésticos, etc), multimédia (vídeo, música, rádio, TV, imagens, etc) e aplicações (receitas de cozinha, lista de tarefas, lista de compras, etc). Contudo, a Addle não quer apenas disponibilizar estas funcionalidades de forma individual, quer combiná-las em tarefas domésticas de forma a tornar o HomePad num assistente indispensável dentro de casa.

Tarefa 1: Está na cozinha. Verifique se tem todos os ingredientes disponíveis para a receita de peixe no forno e pré-aqueça o forno até 150º.

Tarefa 2: Prepara-se para ir dormir. Configure o despertador para acordar ao som do novo álbum do Muse às 7:30h. Desça os estores do quarto e apague todas as luzes da casa menos a luz da varanda.

Tarefa 3: Está no sofá da sala. Use o HomePad para escolher o episódio 4 da 1º série de "Big Bang Theory" para passar na televisão. Reduza a intensidade da luz do candeeiro junto ao sofá e apague as restantes luzes.

Tarefa 4: Chegou a casa depois de um cansativo dia de trabalho. Prepare um banho de imersão com a água a 30º para daqui a 10 minutos ao som da "Rádio Comercial". Como o champô está quase a acabar, coloque "champô" na lista de compras.

Monstra-me - A Nova Montra Interactiva

A empresa Ynightmares vai desenvolver um novo produto que vai revolucionar a experiência de compras. Espera-se que um dia todas as montras usem esta nova tecnologia. Graças aos últimos avanços em tecnologia multissensor é possível saber quando as pessoas estão perto da montra. Quando alguém toca na montra é possível saber para onde essa pessoa está a apontar e quais os locais para onde olha com mais frequência. A sua tarefa é convencer as pessoas a comprar não necessariamente entrando. O céu, o orçamento e a vossa imaginação são o limite. Imagine  uma loja de calçado (ou pronto a vestir). O cliente selecciona a opção comprar. A montra sugere mais dois ou três  artigos que são habitualmente escolhidos por pessoas que compraram aquele mesmo artigo. Quando o cliente entra na loja já tem os modelos seleccionados à sua espera (o robot do armazem seleccionou-os para si) e o empregado conduz o/a cliente até ao gabinete de prova.

Tarefa 1: Quando a pessoa aponta para um artigo, indicar o preço, quantidades em stock, etc. etc. etc. (tudo o que sirva para convencê-lo/a a comprar em quantidades); "Como é possível ao sistema estimar o tamanho do sapato para indicar quais as quantidades e artigos que existem em sock?" (o sistema sabe isto pela altura da pessoa ou de outra forma - podem ser criativos aqui).

Tarefa 2: Sugerir artigos de interesse com base no historial de compras do cliente.

Tarefa 3: Não existe aquele modelo para o tamanho do cliente em stock. A montra sugere artigos alternativos para o tamanho, baseados nas preferências do cliente.

Tarefa 4: O cliente gostava de saber que modelos semalhantes existem na loja. O vosso desafio é tornar isto possível antes de entrar na loja (pensem em conjunto com a primeira tarefa).

Passpartout

A "Autoridade dos Transportes" está a desenvolver o novo guia/mapa/passe universal dos transportes da grande Lisboa, do Cacém ao Poceirão. Como TODA a gente tem pelo menos um telemóvel com câmara, RFID / Near Field Computing, optou por mandar desenvolver uma aplicação: o "Passepartout". O "Passepartout" faz as funções de um passe (Metro/CP/Carris) conhece toda a rede de transportes e tem acesso a situação actual da rede. Assim pode proporcionar uma série quase infindável de serviços aos utentes.

Tarefa 1: Quero ir de Caxias ao Poceirão (para apanhar o TGV para Madrid). No problem! O "Passepartout" mostra-me os percursos (incluindo trajectos a pé) e indica-me o tempo estimado de viagem.

Tarefa 2: Estou junto a uma paragem de autocarro e pretendo saber qual a maneira mais rápida de chegar ao Rossio. O "Passepartout" mostra-me quais os transportes disponíveis e quando chega o próximo.

Tarefa 3: Sou turista e quero visitar num dia o Castelo de S. Jorge, Alfama, os Jerónimos e a Torre de Belém. O "Passepartout" organiza-me o percurso e chama-me a atenção para locais adicionais a visitar. Se eu me atrasar no percurso o "Passepartout" lembra-me qual o próximo transporte a apanhar e como me dirigir para lá. Isto deverá funcionar de forma a não irritar turistas descontraídos / distraídos.

Tarefa 4: Perdi o autocarro! O "Passepartout" aconselha-me uma rota alternativa indica quando chega o próximo transporte e vai-me acompanhando no percurso ajudando-me nos percursos a pé.

Tours: Tourist-Only Ubiquitous Reality System

Farto das incansáveis filas de espera para visitar os museus e galerias de arte que tanto anseia ver? E o que dizer da imensa quantidade de informação que vem naqueles fantásticos guias turísticos? A TouristSoft está a desenvolver um dispositivo inovador que irá revolucionar a experiência dos turistas. O TOURS, é o cartão amigo do turista que permite o acesso a museus, monumentos, galerias de arte, etc. Criado com a mais recente tecnologia, este cartão possui um ecrã de toque, com dimensões 7x5 cm, que permite comprar bilhetes para entrar em museus, exposições, consultar o saldo do cartão, definir um itinerário de atracções turísticas a visitar, ver informação sobre os locais que vai visitar, etc. Este dispositivo vem integrado com um câmara e um conjunto de sensores que permitem ao turista obter informação útil sobre o monumento ou estátua que está a observar e ver sugestões para obras com o mesmo potencial turístico. Este equipamento disponibiliza também opções de navegação pelos espaços visitados, permitindo ao turista controlar as obras que já viu, as que deseja ver (ou não!!!), e assim definir um itinerário a seguir. O cartão pode ser carregado no multibanco ou nas lojas especializadas espalhadas pelo país, e vem com um plafond inicial de 20€. O TOURS adapta-se ao local onde o turista está, permitindo em cada atracção turística aceder a funções específicas que esta disponibilize, como por exemplo, a compra de réplicas de uma obra, a reserva de bilhetes para exposições a ocorrer no futuro, etc.

Tarefa 1: Compre uma réplica da obra "Guernica" que está actualmente a contemplar, e agende uma lembrança para levar a réplica antes de sair da galeria.

Tarefa 2: Sabendo que odeia a obra "Monalisa" do pintor Da Vinci, planeie um itinerário pelo Museu do Louvre que definitivamente não o faça passar por lá e que não demore mais do que 3h.

Tarefa 3: Compre dois bilhetes para entrar na exposição "A Pena", que se irá realizar na galeria "Arte & Tinta". Um dos bilhetes tem desconto de Cartão Jovem. Caso não tenha saldo, carregue o cartão com um valor que cubra a despesa dos dois bilhetes.

Tarefa 4: Obtenha informação sobre os atributos turísticos do monumento que está sua frente, e planeie visitar no resto do dia outras atracções com atributos turísticos do mesmo género do que está a ver.

SHAPE - Self-Help Augmented Personal Enhancer

Comete pequenos excessos ou a sua alimentação é um excesso? Está a deixar que os quilos aumentem com o crescente sedentarismo? Não perca o sono! O SHAPE ajuda-o a estabelecer o estilo de vida ideal para si! A empresa BigWatch está a desenvolver um dispositivo portátil de pequenas dimensões, com ecrã táctil, para usar no pulso. Este dispositivo consegue inferir, através de um acelerómetro, um pedómetro e um medidor de calorias ingeridas, os hábitos alimentares, o nível de sedentarismo e até as horas de sono. Desta forma, o SHAPE ajuda o utilizador a estabelecer um estilo de vida mais saudável. Permite acompanhar os hábitos de exercício ao longo do tempo, bem como o histórico do peso, e ajuda-o a perceber e corrigir os erros que comete.

Tarefa 1: Visualizar o histórico de actividade física da semana passada e verificar o feedback do SHAPE de acordo com o desempenho do utilizador a nível de actividade física.

Tarefa 2: Consultar as calorias ingeridas e as calorias já gastas no dia actual e verificar os avisos calóricos e as recomendações de actividade física para o presente dia.

Tarefa 3: Alterar, através das sugestões do SHAPE e da média destes valores até à data, o tempo dedicado ao sono, ao exercício e ao sedentarismo, de forma a perder 2kg em 45 dias.

Tarefa 4: Calcular as calorias que deve consumir, diariamente, de acordo com o seu peso e altura. A partir deste valor, e com base na média de calorias ingeridas diariamente até à data e na média do índice de actividade, definir um plano de exercício diário, que inclua corrida e bicicleta, para equilibrar as calorias e manter a forma.