Escalonamento do teste prático

16 dezembro 2017, 11:45 João Carlos Serrenho Dias Pereira

O escalonamento do teste prático está disponível nesta secção da página da cadeira.

Há alguns grupos que neste momento têm uma nota muito abaixo da nota mínima partir ao teste prático porque ainda não resubmeteram o projecto (e portanto podem ainda melhorar a nota da componente automática do projecto) e/ou ainda não foi realizada a avaliação manual da entrega final. Para evitar a realização desnecessária do teste prático, o teste prático destes grupos é feito na 4ª-feira. Por esta razão, o prazo de resubmissão do projecto passou para 3ª-feira às 18:00.

Notas do 1º Teste e Re-submissão do projecto

13 dezembro 2017, 22:21 João Carlos Serrenho Dias Pereira

As notas do 1º teste teórico já estão disponíveis na secção Pautas -> Testes.

A aula teórica de 5ª-feira vai ser sobre o teste prático e o 2º teste teórico.

Já está aberto no Fénix (até às 16:00 do dia 18/12/2017) a avaliação "Re-submissão da entrega final", a qual deve ser utilizada para submeter o projecto para ser re-avaliado de acordo com as regras indicadas no anúncio anterior.

Avaliação da Entrega Final e Teste Prático e Teste Teórico

12 dezembro 2017, 23:51 João Carlos Serrenho Dias Pereira

As notas do 1º teste teórico serão disponibilizadas amanhã. A revisão de provas ocorrerá na 5ª-feira, dia 14 das 10:00 às 11:00 na sala 2N7-1.

Os resultados da avaliação da entrega final e da reavaliação dos testes da entrega inicial já estão disponíveis  na secção Projecto. Os testes utilizados para a avaliação automática da entrega final já estão disponíveis na secção Avaliação Automática.

O Teste Prático vai decorrer no dia 18 de Dezembro. A realização do Teste Prático implica a resolução num computador de um conjunto de exercícios relacionados com o projecto. Na secção Projecto pode consultar mais informação sobre o Teste Prático. A inscrição é obrigatória. Os alunos com portátil devem criar um grupo no agrupamento Teste Prático - Com Computador. Os alunos que não têm um computador portátil devem criar um grupo no agrupamento  Teste Prático - Sem Computador. As inscrições estão abertas até às 23:59 do dia 14 de Dezembro.

O teste prático vai decorrer sem acesso à Internet. Aconselha-se os alunos a descarregarem a documentação Javadoc (http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/documentation/jdk8-doc-downloads-2133158.html) da biblioteca do Java para os seus computadores por forma a poderem aceder a esta informação caso queiram esclarecer o comportamento de uma dada classe da biblioteca do Java durante a realização do teste prático.

Dado que a realização do teste prático pressupõe a execução do projecto, aconselha-se os alunos a corrigirem os erros ou falta de funcionalidade do projecto.. Por esta razão, e por forma a compensar de alguma forma o trabalho que possa ser despendido para realizar estas correcções, o projecto pode ser resubmetido e a nota da parte automática do projecto final será atualizada com 60% da melhoria. No entanto, existe uma penalização mínima de 0,24. Isto quer dizer que só vale a pena resubmeter caso melhorem mais do que 4 testes. Esta re-submissão pode ser realizada até ao fim do dia da próxima 2ª-feira via Fénix. Dado que há projectos que não compilam, isso quer dizer que também não vão melhorar o resultado da entrega inicial. Por isso, o código que re-submeterem para a entrega final será também considerado para a re-avalição automática da entrega inicial.

Submissão electrónica do projecto

11 dezembro 2017, 22:39 João Carlos Serrenho Dias Pereira

Relembra-se os alunos que o arquivo com o conteúdo do projecto a submeter deve ser criado com o utilitário jar e deve ter a extensão .jar.

Qualquer outro tipo de arquivo utilizado (zip ou rar) será ignorado pelo processo de avaliação automático.

Projecto (Actualização)

10 dezembro 2017, 22:11 João Carlos Serrenho Dias Pereira

Amanhã, 2ª-feira dia 11, haverá um horário de dúvidas extra na sala 2N5-9 das 14:00 às 15:30.

As aulas de laboratório de 2ª-feira são aulas de apoio ao projecto pelo que todos os alunos podem comparecer nas aulas de laboratório.

Na 2ª-feira haverá duas avaliações dos projectos submetidos extras (por forma a que os alunos possam validar se submeteram um jar correcto com a versão final do projecto) às 21:00 e às 23:00.

Esclarecimentos adicionais do projecto:
  • O tempo de viagem de um itinerário é a diferença de tempo entre a primeira e a última estação do itinerário.
  • Os itinerários a apresentar na opção "Registar itinerário para um passageiro" são ordenados de acordo com os seguintes critérios: hora de partida e hora de chegada.