Objectivos
- Realização de comentários utilizando a ferramenta javadoc.
- Exemplificar a utilização de contentores e iteradores.
- Utilização de packages em Java.
Actividade
- Realização de comentários a código Java utilizando o formato da ferramenta Javadoc: ver exemplo.
- Organização do código em packages. Ver esta breve explicação sobre packages.
- Resolução do enunciado da aula.
- Utilização de packages no código concretizado.
- Resolução do EP7, caso tenha tempo. Este exercício de programação deve ser entregue até ao início da próxima aula de laboratório.
Comentários em Java
Javadoc é um programa fornecido pelo ambiente de execução do Java que é responsável por gerar documentação sobre código Java. A documentação gerada está no formato HTML O formato de comentários utilizado por Javadoc tornou-se no de facto standard para documentar classe Java. Mais informação na página oficial do Javadoc.
Enunciado da Aula
Considere editor gráfico descrito na 4ª aula de laboratório. Pretende-se agora adicionar a seguinte funcionalidade. As formas criadas devem ser guardadas preservando a ordem de criação. No entanto, deve ser possível colocar uma dada forma no fim ou no início desta ordenação. Deve ainda ser possível desenhar todas as formas existentes e remover uma forma existente.
Trabalho Proposto
Nesta aula, os alunos devem fazer o seguinte trabalho (respeitando a ordem indicada):
- Antes de começar a alterar o código desenvolvido na aula anterior para suportar estas novas funcionalidades, primeiro deve organizar o código desenvolvido e utilizar packages. Assim, coloque o código relacionado com as formas desenvolvido na aula anterior no package editor.core: Editor, Form, Square, Line, Circle e Point. Coloque a classe Test no package editor.
- Depois de ter organizado o código, compile-o e corra a classe Test.
- Adicione as seguintes funcionalidades
- Guardar uma forma no editor, preservando a ordem de inserção;
- Colocar uma dada forma (já presente no editor) no início ou no fim do conjunto das formas existentes num editor;
- Obter uma forma de um editor dado o seu identificador único (devolvendo null caso não exista);
- Remover uma forma do editor;
- Obter as formas actuais do editor.
- Após ter concretizado as funcionalidades descritas, teste o código realizado. Para tal, altere a classe Test por forma a exercitar as novas funcionalidades. Por exemplo, adicione as formas criadas ao editor e de seguida obtenha as formas do editor e desenhe cada forma (imprima a cadeia de caracteres devolvida pela invocação do método draw() sobre a forma).
- Concretize a seguinte funcionalidade. Suponha que podemos ter editores com um número muito grande formas e que queremos ter um custo baixo na procura de uma forma dado com um identificador. Altere o código realizado por forma a que esta operação tenha um custo O(1). Note que a concretização desta funcionalidade não deve alterar a funcionalidade de devolver o conjunto de formas, por ordem de inserção, do editor.
- Após ter realizado a sua solução, compare a sua solução com esta solução proposta: editor.jar.
- Realizar o EP7 caso tenha tempo.