Actividade

Esta aula tem como objectivos praticar/relembrar os seguintes conceitos:
  • Apresentaçãor/introdução do ambiente de trabalho a utilizar pelos alunos no desenvolvimento de aplicações nesta disciplina
  • Apresentação das ferramentas necessárias à programação em Java: java e javac;
  • Realização de um exercício de modelação de um dada domínio
  • Realização do 1º Exercício de Programação (EP1) para avaliação (caso haja tempo). Este exercício é para entregar até ao início da aula da próxima semana.

Enunciado da aula

Introdução ao ambiente de trabalho

Compilar e executar código Java

Modelação

Modele o seguinte domínio. As canetas têm uma quantidade de tinta, cor, data de fabricação e uma marca. Uma marca tem um nome e uma data de criação da marca. Uma caneta pode escrever, ser recarregada e indicar a sua cor e quantidade de tinta ainda disponível. Uma marca indica o seu nome e pode fabricar uma caneta com uma dada cor e quantidade de tinta.

Para modelar este domínio deve indicar as classes existentes e as associações entre elas. Uma classe representa um conjunto de entidades do domínio que têm uma estrutura de dados e comportamento semelhantes. Cada classe é representada por um rectângulo com três secções:

• A primeira secção tem apenas o nome da classe;
  • A segunda secção tem a descrição da estrutura de dados da classe. Cada item da estrutura da classe é designado como atributo e é necessário indicar o seu nome e tipo;
  • Finalmente, a terceira secção tem a descrição do comportamento da classe, indicando as várias funcionalidades suportadas pela classe. Cada funcionalidade é designada como método e é descrita pelo nome do método, parâmetros do método e valor de retorno. De forma muito simplista, um método é a versão orientada a objectos de uma função em C.
Podem ainda existir relações entre classe. Por exemplo, existe uma relação entre a classe Curso e Aluno, no sentido em que um curso sabe os alunos que estão inscritos no curso e cada aluno sabe o curso em que está inscrito. Na modelação que vai realizar, as relações entre classes (designadas por associações) são representadas por um segmento de recta a unir as duas classes.