Neste exemplo simples precisamos apenas de ter uma classe que deverá ser capaz de 1) guardar uma série de números inteiros, 2) permitir adicionar e remover um número à série e 3) devolver a série de números. Esta entidade está concretizada na classes IntegerManager. Tal como dito anteriormente, a lógica de negócio da aplicação deverá estar concretizada nesta classe e não no código da interacção com o utilizador. Por essa razão, a regra de negócio que a série de inteiros só tem números únicos está concretizada no método add de IntegerManger.
package ex.core; /** * This class is the single core entity of this small example. It holds a list of int numbers. **/ import java.util.List; import java.util.ArrayList; import java.util.Collections; public class IntegerManager { private List<Integer> _numbers; public IntegerManager() { _numbers = new ArrayList<>(); } public boolean addNumber(Integer n) { if (_numbers.contains(n)) return false; _numbers.add(n); return true; } public boolean removeNumber(Integer n) { return _numbers.remove(n); } public List<Integer> getNumbers() { return Collections.unmodifiableList(_numbers); } }