Sumários

T20 - Teorema de Fubini. Integrabilidade

1 abril 2020, 11:00 Catarina Vilar Campos de Carvalho

Prova do Teorema de Fubini. Cálculo de limites de integração de integrais triplos para o cálculo de volume de um sólido em R3, usando diferentes ordens de integração. Outras aplicações: valor médio, coordenadas do centróide  e do centro de massa. Integrabilidade: conjuntos de conteúdo nulo.

AP5

31 março 2020, 14:00 Roger Francis Picken

Derivadas de ordem superior. Extremos (Ficha 5)

Aula realizada via zoom, com falha técnica. Não foi possível aceder à plataforma zoom como anfitrião, pelo que o docente acabou por entrar na meeting como participante.

Discussão breve do TPC da aula anterior (ilustrada com resoluções enviadas pelos alunos)
Discussão dos conceitos teóricos e dos exercícios da Ficha 5 (ilustrada com resoluções enviadas pelos alunos)
Discussão muito breve de alguns exercícios suplementares
TPC

As folhas mostradas durante a aula estão disponíveis   aqui (1) e   aqui (2-7) .

1 resolução do exc 1 TPC
2 resolução do exc 2 TPC
3-5 resumo dos conceitos teóricos
6 observações sobre a resolução dos exercícios da ficha 5
7 exercícios suplementares e TPC

T19 - Teorema de Fubini (cont.)

31 março 2020, 13:00 Catarina Vilar Campos de Carvalho

Integrais duplos e triplos. Definição de volume n-dimensional de um conjunto contido num intervalo; função característica. Aplicações do integral ao cálculo de áreas e volumes. Exemplos de determinação dos extremos de integração de integrais de volume.

Aula 5

31 março 2020, 11:30 Simão Fernandes Correia

Ficha 5. Derivadas de Ordem Superior. Extremos.

Aula 5

31 março 2020, 10:00 Simão Fernandes Correia

Ficha 5. Derivadas de Ordem Superior. Extremos.