Regras de avaliação escrita em Cálculo Diferencial e Integral II

Por decisão da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior Técnico, no semestre corrente as provas de avaliação serão todas feitas por meios remotos, à semelhança do que se tem passado com as aulas. Segue-se uma actualização sobre a forma como irá decorrer a avaliação da disciplina nestas novas circunstâncias.

NOTA: estas regras poderão ainda sofrer ajustes após o ensaio geral de dia 15/6.
Datas de avaliação:

·       20 Junho - 1º Teste: 13h,  2º Teste: 14h45.

·       11 de Julho - hora a anunciar.

Em cada data serão realizados dois testes escritos independentes.  O aluno pode entregar os dois testes ou um à sua escolha. Cada teste terá a duração de 1h, com intervalo de 30 min.

A nota final é dada pela média destes dois testes, com o eventual bónus da Avaliação Contínua (as regras mantêm-se). Para a média, contará a melhor nota em cada teste nas duas épocas de exame. Não há nota mínima em qualquer um dos testes.

As regras para provas orais de alunos cuja nota das provas escritas tiver sido superior a 17 valores mantêm-se inalteradas.

A inscrição nas provas será obrigatória. 

Informação sobre os testes

Os enunciados dos testes serão semelhantes aos habituais, e a forma de realizar os testes também será semelhante à habitual, sendo resolvidos pelos alunos à mão, em papel.

 A divisão da matéria por cada teste é também a habitual:

·       1º Teste: até Regra de Leibniz - corresponde à matéria coberta nas Fichas 1 a 7;

·       2º Teste: a partir do Teorema da Função Inversa - corresponde à matéria coberta nas Fichas 8 a 13.

O ambiente de trabalho de cada aluno deverá ser o mais possível equivalente ao que existe durante a realização de uma prova presencial.

Cada aluno receberá por e-mail um link para o enunciado, e no fim de cada teste fará a digitalização da resolução e upload para a plataforma Google Classroom. (Ver secções Início da Prova e Fim da Prova.)

Em cada teste, os alunos serão distribuídos por 'salas' (sessões Zoom), cada uma das quais estará sob a responsabilidade de um professor vigilante.

Uma vez iniciado o teste, cada aluno deverá permanecer no local e na sessão Zoom até ao fim do teste, não havendo a possibilidade de sair mesmo em caso de desistência, excepto em situações de emergência que terão de ser devidamente justificadas.

Equipamento necessário para a realização da prova

É necessário para a realização dos testes que o aluno disponha de:

1) uma ligação estável à internet;

2) um computador ou um tablet, no qual acederá ao enunciado;

3) um telemóvel (ou um segundo computador/tablet) com com câmara e microfone, e capacidade para efectuar sessões de Zoom.

Alternativamente, pode usar uma câmara externa e aceder ao Zoom a partir do computador onde visualizará o enunciado. . (Ou pode instalar uma aplicação que transforme a câmara do telemóvel / tablet numa câmara externa do computador, como a Iriun ou DroidCam.)

Caso um aluno não disponha destas condições em casa, poderá solicitar a realização da prova nas instalações do Técnico. Para este efeito, deve preencher este formulário e enviar para cp.exames@tecnico.ulisboa.pt com uma antecedência mínima de uma semana.

Ambiente de trabalho e posicionamento da câmara

Sobre a secretária deverá estar apenas material de escrita e o computador ou tablet no qual o aluno acede ao enunciado. (E, eventualmente, um scanner onde se fará a digitalização.)

Não é permitida a utilização de elementos de consulta nem de máquina de calcular.

A câmara da sessão Zoom deverá estar colocada de um dos lados do aluno, de modo a permitir uma visão tão ampla quanto possível do aluno e do seu ambiente de trabalho, assim como do écran do computador onde irá visualizar o enunciado. Ver as instruções para a colocação do telemóvel.

É recomendado que o objecto que tem a câmara esteja a carregar durante o teste para evitar problemas de falta de bateria.

A fim de preservar a privacidade de cada aluno recomenda-se que objectos pessoais sejam removidos do campo de visão da câmara.

Será da responsabilidade do aluno garantir que não entra ninguém no ambiente de trabalho, que deverá ser o mais silencioso possível durante toda a prova.

Não é permitido o uso de auscultadores.

Início da prova

O link para a sessão Zoom será enviado por e-mail no dia anterior à data respectiva.

O aluno deve aceder à sessão Zoom 20 min antes do início da prova, usando o nº de aluno do Técnico seguido do seu nome e apelido (por exemplo 99999 Alfredo Silva).

Não são permitidas entradas simultâneas, sem ser no início da sessão, antes de começar a prova. Neste caso o aluno deve entrar com o mesmo nome e deve sair da sua 2ª entrada quando tal for indicado pelo vigilante.

O aluno deve ter disponíveis várias folhas de papel A4 onde irá realizar a prova, e que pode usar também como rascunho. Deve escrever a caneta. Cada folha deve ter no topo o nome e número de aluno.

Identificação: Antes da prova começar, será pedido que se aproximem da câmara segurando o vosso cartão do Técnico ou Cartão de Cidadão / Passaporte (neste caso podem tapar o número, se preferirem). Nessa altura será feito um screen shot (do qual não existirão cópias e que será apagado no fim da época de exames).

Enunciado: Cerca de 10 min antes do início da prova, cada aluno receberá por e-mail um link para o enunciado, que precisará de uma password para abrir. Deverá fazer o download do ficheiro, devendo para isso estar previamente autenticado no sistema Fenix.

Após todos os alunos terem obtido o enunciado, será indicada a password para aceder ao ficheiro na sessão Zoom, de forma a que todos comecem ao mesmo tempo. Antes de iniciar a prova, o leitor de ficheiros pdf deve estar em modo full screen. A partir desse momento terão 1h para resolver o teste. Não será possível entrar na sessão Zoom depois do início da prova.

Durante a prova

A câmara e microfone deverão estar ligados durante a prova. O microfone será desligado pelo professor vigilante no início da prova, podendo ser ligado por este em momentos aleatórios ao longo da prova.

Comunicação com o docente: se os alunos precisarem de comunicar com o docente depois de iniciarem a prova, podem levantar a mão (como fariam numa prova presencial, ou usando a funcionalidade do Zoom de 'levantar a mão') e esperar que o docente abra uma 'Break-out room' para poderem falar. Alternativamente, podem fazê-lo por chat privado no Zoom. Notem que, em alguns telemóveis, o uso de chat bloqueia a câmara do Zoom.

O aluno deverá permanecer visível na sessão Zoom durante toda a duração da prova.

Fim da prova

No fim de cada teste, os alunos serão avisados de que terão 10 min para fazer o seu upload. As folhas onde a prova foi realizada devem estar numeradas consecutivamente de forma clara, e na primeira página deve ser indicado o nº total de páginas.

Devem então:

1) Fotografar / digitalizar a resolução num único ficheiro PDF orientado na vertical e com as folhas por ordem. Só serão corrigidos testes que estejam neste formato.

 Na última página, no fim da resolução, devem juntar a digitalização do vosso cartão de identificação.

 Para esse efeito, sugere-se a utilização da app CamScanner (ou outra equivalente - ver por exemplo Ferramentas úteis). Muitas destas aplicações têm ligação directa ao Google Classroom.

 O nome do ficheiro deve seguir o formato nº de aluno_1º e último nome_T nº teste_P nº total de páginas. Por exemplo, o aluno número 99999 Alfredo Silva, se tiver realizado o 2º Teste em 4 páginas, deverá submeter o ficheiro

 99999_AlfredoSilva_T2_P4.pdf

2) O ficheiro deverá em seguida ser submetido no Google Classroom, onde devem entrar com o e-mail do Técnico. Não se esqueçam de marcar como concluído no fim.

Não serão aceites resoluções após o prazo indicado.

Caso o aluno necessite de usar a câmara do Zoom para fazer o scan: deverá entrar na sessão do Zoom no computador e sair da sessão no seu telemóvel. Esta transição não deverá demorar mais de alguns segundos. O computador deve ter a câmara ligada orientada de forma a que se consiga visualizar o processo de digitalização.

Após a submissão electrónica da prova, o aluno deverá conservar o original sem alterar o seu conteúdo em nenhuma forma, para possível verificação posterior de qualquer ponto que não esteja claro no ficheiro enviado, A prova deve ser guardada pelo menos até que as notas tenham sido publicadas e a revisão de provas tenha sido feita.


Transição do 1º Teste para o 2º Teste

Caso faça os dois testes, o aluno não deverá sair da sessão Zoom - embora possa nesse caso desligar a câmara e o microfone. Terá de estar de novo visível na sessão 15 min antes do 2º Teste ter início.

Para a prova de dia 20/6: 1º Teste - início 13h, 2º Teste - início 14h45.

Desistências

O aluno deve avisar o vigilante da sessão e deverá permanecer na sessão Zoom até ao fim do teste respectivo, saindo apenas quando tal lhe for indicado.

O aluno deverá também fazer upload no Classroom duma foto duma página onde escreveu "Desisto" ou "Não vou entregar o teste", com a sua assinatura.

Falhas de internet e outras situações excepcionais

Caso o aluno tenha problemas técnicos durante a prova ou na entrega do ficheiro, deverá contactar o docente o mais breve possível (chat Zoom, email) identificando a situação, e enviar prova do acontecimento (fotografia, imagem, etc). Na eventualidade de haver uma falha que comprometa a prova ou que impeça a sua entrega, o aluno poderá fazer uma prova oral.

Se durante a prova ocorrer alguma situação irregular (uma falha de internet com alguma duração, se a câmara bloquear ou não estiver a apanhar a área de trabalho, se o aluno sair da imagem do Zoom, etc.) ou se houver alguma dúvida por parte do docente em relação à prova, o aluno poderá ser convocado posteriormente para uma confirmação oral individual dos conhecimentos demonstrados na prova que entregou.

O não cumprimento de qualquer uma das regras acima poderá levar à não consideração ou anulação posterior da prova.

Compromisso

A inscrição de um aluno numa prova de avaliação escrita de CDI-II implica que o aluno conhece e aceita todas estas Regras de Avaliação. Ver também Código de Honra.