Ver Post

Arquivo de Destaques

18 janeiro 2019, 17:01 - Pedro Abreu

Para consultar destaques com data posterior, por favor consulte a página de destaques.


Resultados da chamada para Start-up funds

O Presidente do Conselho Científico do IST divulgou os resultados mais recentes da call de start-up funds para professores e investigadores auxiliares em período experimental. Este programa atribuiu um total de 100keuros a mais de uma dezena de professores e investigadores auxilares, com o objectivo de apoiar o seu período experimental promovendo a sua independência académica e científica. 

O Professor Pedro Assis do Departamento de Física foi um dos contemplados nesta call de start-up funds.
Os nossos parabéns !


Investigadores no Departamento de Física

15 de Dezembro de 2017

Luís Lemos Alves, Arlindo Oliveira, Rui Coelho, Bruno Gonçalves e Carlos Silva
(da esquerda para a direita)

Os Doutores Bruno Gonçalves, Carlos Silva e Rui Coelho tomaram posse como investigadores do Departamento de Física do IST, na Área Científica de Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear. O Departamento de Física dá as boas-vindas a estes colegas, que poderão agora reforçar as atividades letivas e de supervisão científica que já mantinham neste Departamento.


Professor Paulo J. P. Freitas foi eleito para a Academia de Ciências de Lisboa

O Professor Paulo J. P. Freitas foi eleito um dos Sócios Efectivos da Classe de Ciências- Secção de Física da Academia de Ciências de Lisboa. Cada  Secção inclui 4-5 membros. O professor do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico mantém uma reputada actividade científica no INESC-MN e, desde 2012, no INL (onde é o vice-director) e era um dos correspondentes nacionais da secção de Física da Academia desde 2009. A sua carreira tem sido reconhecida nacional e internacionalmente, sempre em linha com os valores da Academia das Ciências no desenvolvimento da ciência e promoção da excelência científica.



Primeira deteção simultânea de ondas gravitacionais e radiação electromagnética

A comunidade científica confirmou a primeira deteção simultânea de ondas gravitacionais e radiação electromagnética emitidas  pela colisão de duas estrelas de neutrões seguida de uma kilonova. Este evento ocorreu a 130 milhões de ano-luz de distância. Na descoberta participou Santiago Gonzalez-Gaitan, investigador do CENTRA, com um artigo publicado na Nature. Também foram pesquisados neutrinos nas experiências Antares, Icecube e no Observatório Pierre Auger (em que participam também professores do DF), mas não foram detectados.


Crédito: ESO


Prémio Nobel da Física de 2017 para a detecção de ondas gravitacionais



O prémio Nobel da Física de 2017 foi atribuído aos cientistas

  • Kip Thorne (Caltech, LIGO/Virgo Collaboration),
  • Rainer Weiss (MIT, LIGO/Virgo Collaboration) e
  • Barry Barish (Caltech, LIGO/Virgo Collaboration),

por contribuições decisivas para o detector LIGO e pela observação de ondas gravitacionais.
 
Este prémio é reconhecimento da enorme importância do trabalho destes investigadores para a primeira detecção de ondas gravitacionais pela colaboração LIGO (Laser Interferometer Gravitational-wave Observatory).
 
O Professor José Sande Lemos (CENTRA, Departamento de Física, IST) e o CENTRA preparou um pequeno vídeo explicativo que pode ser visto na liga&ção https://youtu.be/4DwrYbUkH9E.

Também no dia 18 de Outubro o tema do Colóquio do DF é "The Nobel Prize in Physics 2017: Gravitational waves and the LIGO detector", sendo o orador o Professor José de Sande e Lemos.

Local e hora: Anfiteatro VA4 às 16h00



Aluno do MEFT conquista Medalha de Prata na Olimpíada Ibero-americana de Física



Raul Monteiro - 2º a contar da esquerda nesta fotografia com outros colegas medalhados e o Prof. Rui Travasso da Universidade de Coimbra - ingressou no MEFT este ano lectivo e conquistou uma medalha de prata na Olimpíada Ibero-americana de Física, que se realizou em Armenia, Colômbia, de 17 a 23 de setembro. Mais informação na página da Sociedade Portuguesa de Física, responsável em Portugal pela organização das Olimpíadas de Física.


A Prof. Susana Cardoso de Freitas recebeu uma Menção Honrosa na edição de 2017

dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa / Santander Universidades.
Pelo 2º ano consecutivo, a docente do DF e investigadora do INESC-MN foi distinguida pelo juri, no painel da área científica – Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Aeroespacial.



O Dr Bruno Faria, director do Serviço de Geofísica do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde, recebeu o "Africa Award for Research Excellence in Earth or Ocean Sciences" atribuído pela American Geophysical Union.

O Dr Bruno Faria doutorou-se em Engenharia Física Tecnológica no IST em 2010, com uma tese intitulada "Monitorização Geofísica e Níveis de Alerta do Vulcão do Fogo, Cabo Verde". O prémio agora atribuído distingue a aplicação da metodologia desenvolvida durante o doutoramento, que permitiu a previsão da erupção do vulcão do Fogo em Novembro de 2014.
O prémio será atribuído durante a Assembleia Geral da AGU em New Orleans, em Dezembro do corrente ano.


Artigo dos Professores do Departamento de Física do IST, José Tito Mendonça e João Pedro Bizarro, integra a Europhysics News

O trabalho debruça-se sobre ondas com torção em plasmas magnetizados e está patente na seção de destaques da revista da European Physical Society.

Artigo de professores do Técnico integra a Europhysics News

Mais informação (+)


Calendário das Comemorações dos 30 anos do MEFT


Página com o calendário das Comemorações dos 30 anos do MEFT já foi tornada pública.


Dia do Técnico 2017


A sessão solene de comemoração do Dia do Técnico 2017 homenageou os docentes excelentes da Escola, a quem foram entregues "Diplomas de Excelência no Ensino" referentes ao ano letivo 2015/2016.
Como já vem sendo hábito, foram vários os docentes do Departamento de Física (DF) distinguidos com estes diplomas. Desta vez os docentes excelentes do DF foram:

Amílcar Praxedes
Ana Mourão
António Silvestre
António Ferraz
António Balula
Diana Leitão
Filipe Joaquim
João Rosa
João Paulo Silva
Jorge Loureiro
Liliana Apolinário
Luís Filipe Mendes
Luís Melo
Miguel Orcinha
Pedro Sebastião
Pedro Brogueira
Samuel Eleutério
Sofia Leitão

Parabéns a todos!



NASA Space Apps 2017

Abhishek Gupta, aluno do MEFT no IST, conquista a primeira posição em Portugal no desafio proposto pela NASA:  “NASA SpaceApps Challenge”, que ocorreu nos passados dias 29 e 30 de Abril em Lisboa.

Com o projecto RAHAT, uma app (aplicação para telemóvel) sobre troca de informações em tempo real em situações de catástrofe, Abhishek conseguiu acesso à próxima ronda que junta finalistas de outras 187 cidades em todo o mundo onde decorreu este desafio.

O Departamento de Física do IST felicita o Abhishek e deseja-lhe as maiores felicidades na próxima ronda.
Mais informação (+)




Recordando Feynman

O Prof. Mario J. Pinheiro, docente do Departamento de Física, acabou de publicar uma pequena memória sobre o notável encontro que teve em 1981, enquanto jovem estudante de Física, com o inimitável Professor Richard P. Feynman.

Mais informações(+)



Luís Oliveira e Silva , Professor Catedrático do Departamento de Física do IST,
foi eleito "fellow" da European Physical Society na última reunião do EPS Council.


Os nossos parabéns !
Mais informação (+)

O Presidente do Conselho Científico do IST

Divulgou os resultados mais recentes da call de start-up funds para professores e investigadores auxiliares em período experimental. Este programa atribuiu um total de 100keuros a mais de uma dezena de professores e investigadores auxilares, com o objectivo de apoiar o seu período experimental promovendo a sua independência académica e científica. 

A Professora Marta Fajardo do Departamento de Física foi uma das contempladas nesta call de start-up funds.
Os nossos parabéns !


Parabéns ao Diogo Ribeiro

e Vasco Esteves!

Diogo Ribeiro e Vasco Esteves, alunos do 1º ano do MEFT-Mestrado em Engenharia Física Tecnológica do IST obtiveram duas menções honrosas nas 10ª Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA). Estas Olimpiadas
decorreram durante dezembro de 2016 em Bhubaneswar, Índia, e contaram com a participação de 234 alunos de 42 países.
Portugal esteve representado por uma equipa constituída por quatro estudantes: Diogo Ribeiro (MEFT), Ivo Gonçalves (Mestrado integrado em Engenharia Mecânica), João Pedro Gomes (MEFT) e Vasco Esteves (MEFT).  Note-se que apesar da equipa participante nas Olimpíadas ser toda do IST, a seleção da equipa portuguesa decorreu durante várias eliminatórias enquanto eram ainda estudantes do ensino secundário.
A organização das Olimpíadas de Astronomia a nível nacional é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Astronomia.
O treino da equipa portuguesa para as Olimpíadas internacionais foi da responsabilidade da SP-Astronomia e contou com o apoio do IST onde, durante vários meses, decorreram várias sessões de preparação.
Parabéns a toda a Equipa.
Parabéns muito especiais ao Diogo Ribeiro e
ao Vasco Esteves!
A todos enviamos os nossos votos de continuação
de sucessos em 2017!


O Prémio William Crookes 2016 atribuido ao  Professor Vasco Guerra



LIGO DESCOBRE ONDAS GRAVITACIONAIS


 

69 milhões de horas para estudar lasers super-intensos


Perceber Huygens uns séculos mais tarde



Nuno Loureiro galardoado com prémio da Sociedade Americana de Física

Nuno Loureiro foi galardoado com o Prémio Thomas H. Stix Award for Outstanding Early Career Contributions to Plasma Physics Research pela Sociedade Americana de Física. Mudou-se recentemente para o MIT, foi até recentemente Investigador FCT e responsável pelo Grupo de Teoria e Modelização do IPFN-Instituto dePlasmas e Fusão Nuclear e Professor convidado no Departamento de Física do IST.