Breve Introdução

O Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica do Técnico (MEFT) celebra 30 anos!


                                                              


"We are a different breed of people".

O MEFT é um grau de 5 anos que combina Física, Engenharia e Tecnologia de ponta numa formação única e coerente. Esta unidade na diversidade permite desenhar programas diferentes para estudantes diferentes, com trajectórias mais orientadas para a Ciência, Sociedade ou para as Empresas. 

Para informações por favor contactar o Secretariado do MEFT

Email: coordenacao@meft.tecnico.ulisboa.pt

Historial

Em 2016 o Mestrado em Engenharia Física Tecnológica completa 30 anos de existência, nos quais estabeleceu uma tradição de qualidade, actualização constante e internacionalização. Estas características dão aos graduados uma formação aprofundada em ciência, matemática e engenharia, ao mesmo tempo que promovem a análise crítica e o pensamento independente. 

Em cada ano há 60 novos alunos a iniciar o Mestrado. Pertecem ao grupo dos top 10% dos alunos com melhores resultados nos exames nacionais. Em 2016 trouxeram o MEFT para as notícias e surpreenderam o País, ao colocarem o Mestrado em Engenharia Física Tecnologica no primeiro lugar à escala nacional (juntamente como Mestrado em Engenharia Aeroespacial do Técnico).

Desde 2015 cada nova coorte recebe uma t-shirt de boas vindas alusiva ao Prémio Nobel da Física desse ano, desenhada pelos colegas mais velhos.

Objectivos

A formação em Engenharia Física Tecnológica concretiza a visão de que o progresso económico, humano e social pode ser alcançado pela compreensão e manipulação da matéria. Não apenas à escala macroscópica e humana, como nas revoluções científica e industrial dos séculos XVII, XVIII e XIX, mas também, no século XXI, a escalas que vão desde a nanotecnologia às partes distantes e desconhecidas do Universo.

O principal objectivo do MEFT é preparar cientistas e engenheiros altamente qualificados em Física, capazes de acompanhar o desenvolvimento e inovação científica e tecnológica. Desempenhando um papel activo num mundo em permanente mudança, os graduados do MEFT estão preparados  identificar o desenvolvimento científico nas fronteiras do conhecimento e contribuir para a elaboração de tecnologias futuras.

Destinatários

O MEFT pretende atrair... "a different breed of people".

O Mestrado em Engenharia Física Tecnológica está desenhado para gerar inovadores, pensadores "fora da caixa", capazes de enfrentar desafios nas fronteiras do conhecimento, determinando investimentos cruciais para a sociedade, em domínios onde a Física e a Engenharia se encontram. Os Mestres em Engenharia Física Tecnológica trabalham em áreas como a energia, ambiente, saúde, biomedicina, serviços financeiros, investigação, organização e visualização da informação, comunicações e computação.

Saídas Profissionais

A facilidade de  colocação no mercado de trabalho é um dos fatores privilegiados pelos candidatos ao ensino superior, nomeadamente quando consideram a opção de ingresso no Mestrado em Engenharia Física Tecnológica.

A grande maioria dos alunos do MEFT faz estágios em unidades de investigaçao ou em empresas  adquirindo assim uma  experiência frequentemente decisiva para o seu futuro profissinal. O conteúdo das teses, com indicação do local onde foram realizadas  está disponível aqui .Esta informação demonstra o largo espectro de competências dos diplomados do MEFT.

O Observatório de Empregabilidade do Instituto Superior Técnico (OEIST) elaborou um Relatório sobre a empregabilidade dos alunos diplomados no Mestrado de Engenharia Física e Tecnológica do IST que foi tornado público ( ver aqui>).  

24 Horas no IST: vídeo com música de aluno do MEFT (>>)

Regime de Funcionamento

Cada uma das unidades curriculares pode ter componente de ensino teórica, prática  e laboratorial.  A distribuição semanal de horas em cada uma destas componentes esta afixada no plano curricular e está de acordo com o publicado em Diário da República.  

Propinas

Coordenadores

2016/2017
Filipe Rafael Joaquim
filipe.joaquim@tecnico.ulisboa.pt
Vasco António Dinis Leitão Guerra
vguerra@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.