Ver Post

Destaques

9 Novembro 2016, 10:27 - Sandra Rodrigues Jose Martins

Física! Engenharia Física!
É no MEFT- Mestrado em Engenharia Física Tecnológica, IST  


(selecionar a imagem para ver o video)


NASA Space Apps 2017

Abhishek Gupta, aluno do MEFT no IST, conquista a primeira posição em Portugal no desafio proposto pela NASA:  “NASA SpaceApps Challenge”, que ocorreu nos passados dias 29 e 30 de Abril em Lisboa.

Com o projecto RAHAT, uma app (aplicação para telemóvel) sobre troca de informações em tempo real em situações de catástrofe, Abhishek conseguiu acesso à próxima ronda que junta finalistas de outras 187 cidades em todo o mundo onde decorreu este desafio.

O Departamento de Física do IST felicita o Abhishek e deseja-lhe as maiores felicidades na próxima ronda.
Mais informação (+)




Recordando Feynman

O Prof. Mario J. Pinheiro, docente do Departamento de Física, acabou de publicar uma pequena memória sobre o notável encontro que teve em 1981, enquanto jovem estudante de Física, com o inimitável Professor Richard P. Feynman.

Mais informações(+)



Luís Oliveira e Silva , Professor Catedrático do Departamento de Física do IST,
foi eleito "fellow" da European Physical Society na última reunião do EPS Council.


Os nossos parabéns !
Mais informação (+)

O Presidente do Conselho Científico do IST

Divulgou os resultados mais recentes da call de start-up funds para professores e investigadores auxiliares em período experimental. Este programa atribuiu um total de 100keuros a mais de uma dezena de professores e investigadores auxilares, com o objectivo de apoiar o seu período experimental promovendo a sua independência académica e científica. 

A Professora Marta Fajardo do Departamento de Física foi uma das contempladas nesta call de start-up funds.
Os nossos parabéns !


Parabéns ao Diogo Ribeiro

e Vasco Esteves!

Diogo Ribeiro e Vasco Esteves, alunos do 1º ano do MEFT-Mestrado em Engenharia Física Tecnológica do IST obtiveram duas menções honrosas nas 10ª Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA). Estas Olimpiadas
decorreram durante dezembro de 2016 em Bhubaneswar, Índia, e contaram com a participação de 234 alunos de 42 países.
Portugal esteve representado por uma equipa constituída por quatro estudantes: Diogo Ribeiro (MEFT), Ivo Gonçalves (Mestrado integrado em Engenharia Mecânica), João Pedro Gomes (MEFT) e Vasco Esteves (MEFT).  Note-se que apesar da equipa participante nas Olimpíadas ser toda do IST, a seleção da equipa portuguesa decorreu durante várias eliminatórias enquanto eram ainda estudantes do ensino secundário.
A organização das Olimpíadas de Astronomia a nível nacional é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Astronomia.
O treino da equipa portuguesa para as Olimpíadas internacionais foi da responsabilidade da SP-Astronomia e contou com o apoio do IST onde, durante vários meses, decorreram várias sessões de preparação.
Parabéns a toda a Equipa.
Parabéns muito especiais ao Diogo Ribeiro e
ao Vasco Esteves!
A todos enviamos os nossos votos de continuação
de sucessos em 2017!


O Prémio William Crookes 2016 atribuido ao  Professor Vasco Guerra



LIGO DESCOBRE ONDAS GRAVITACIONAIS


 

69 milhões de horas para estudar lasers super-intensos

 

Perceber Huygens uns séculos mais tarde



Nuno Loureiro galardoado com prémio da Sociedade Americana de Física
 

Nuno Loureiro foi galardoado com o Prémio Thomas H. Stix Award for Outstanding Early Career Contributions to Plasma Physics Research pela Sociedade Americana de Física. Mudou-se recentemente para o MIT, foi até recentemente Investigador FCT e responsável pelo Grupo de Teoria e Modelização do IPFN-Instituto dePlasmas e Fusão Nuclear e Professor convidado no Departamento de Física do IST.