Ver Post

Destaques

9 Novembro 2016, 10:27 - Sandra Rodrigues José Martins

Física! Engenharia Física!
É no MEFT- Mestrado em Engenharia Física Tecnológica, IST


(selecionar a imagem para ver o video)



Relatório DF 2016-2017 já disponível


16 de Novembro de 2018

Foi hoje enviado para impressão o relatório do Departamento de Física para o biénio 2016-2017.

Podem descarregar uma versão em PDF aqui. (47 MBytes)


Prémio Nobel da Física 2018 para os Lasers


02 de Outubro de 2018

Laboratório de Lasers Intensos do IPFN, IST

O Prémio Nobel da Física foi partilhado este ano entre Gérard Mourou (Ecole Polytechnique, França), Donna Strickland (Universidade de Waterloo, Canadá) e Arthur Ashkin (Laboratórios Bell, EUA). O trabalho dos dois primeiros laureados, a quem coube metade do Prémio, consistiu na invenção da técnica de Chirped Pulse Amplification (CPA, ou amplificação de impulsos com trinado) em meados dos anos 80, que permitiu aumentar a energia dos lasers ultra-curtos para níveis antes impossíveis.

Graças a esta invenção, os lasers ultra-curtos tornaram-se omnipresentes e abriram o caminho a aplicações que vão da dermatologia à oftalmologia, e da aceleração de partículas a laser à geração de raios-X pulsados e à astrofísica em laboratório.


Novo professor no Departamento de Física


19 de Setembro de 2018

Jorge Morgado, Guilherme Milhano, Arlindo Oliveira e Luís Lemos Alves
(da esquerda para a direita)

O Professor Guilherme Milhano tomou hoje posse como Professor Associado do Departamento de Física do IST (DF), na Área Científica de Física de Partículas e Física Nuclear. O Departamento de Física dá as boas-vindas ao Prof. Guilherme, e deseja as maiores felicidades neste Departamento.


MEFT em 1º lugar no concurso 2018 de acesso ao Ensino Superior


9 de Setembro de 2018

O Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica obteve o primeiro lugar na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público, com uma nota mínima de seriação de 18,90 valores após preencher a totalidade das 61 vagas disponíveis (mais informação em http://www.dges.gov.pt/coloc/2018/ ).

Os resultados de ingresso no MEFT são verdadeiramente excelentes, em particular considerando a redução de vagas imposta pela tutela para a generalidade dos outros cursos, e que mesmo assim não afetou a nossa posição de liderança - seguem-se MEAero-IST (18,85), MEGestãoIndustrial-FEUP (18,63) e LMAC-IST (18,35). 

Estes resultados merecem ser celebrados por todos os que contribuíram para os alcançar: Coordenações do Mestrado, Direções do DF, Docentes e Funcionários não docentes, Alunos e Alumni.
O nosso esforço concertado deverá prosseguir, para garantirmos todas as condições necessárias ao desenvolvimento dos alunos excelentes do MEFT nos planos académico, científico e humano.

Parabéns ao DF e ao MEFT !

Luís L. Alves
Presidente DF/IST


Presença do Departamento de Física no Dia do Técnico - Keep in Touch 2018


23 de Maio de 2018

Alguns membros da equipa DF de preparação do KIT2018

Celebrou-se ontem o 107º aniversário do IST, tendo-se o DF associado ao evento "Keep in Touch" com várias iniciativas que ocuparam a Sala P1 e o átrio de entrada no Pavilhão de Matemática e de Física.



Novos professores no Departamento de Física


21 de Maio de 2018

Jorge Morgado, Arlindo Oliveira, Patrícia Conde-Muíño e Luís Lemos Alves
(da esquerda para a direita)

A Professora Patrícia Conde Muíño tomou hoje posse como Professora Auxiliar do Departamento de Física do IST (DF), na Área Científica de Física de Partículas e Física Nuclear, na sequência da tomada de posse dos Professores Carlos Herdeiro e Ilídio Lopes como Professores Associados do DF na Área Científica de Astrofísica e Gravitação, e do Professor João Pedro Bizarro como Professor Associado do DF na Área Científica de Física de Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear. O Departamento de Física dá as boas-vindas aos novos colegas, e deseja a todos as maiores felicidades neste Departamento.



Olimpíadas de Física 2018 - Etapa regional no IST

5 de Maio de 2018



Realizou-se hoje a etapa regional das Olimpíadas de Física no IST/Taguspark, com um número recorde de participantes na região Sul, aqui no anfiteatro A1. Ganharam no escalão A (9ºano) a equipa da Escola Salesianos de Lisboa (canto superior esquerdo, Leonor Conceição, António Neves, Lopo Mateus com o Prof. Luís Correia, Vice-Presidente do IST para o campus do Taguspark) e no escalão B (11ºano) o aluno David Nassauer da Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre em Lisboa (canto inferior direito, com o Prof. Luís Correia).

Mais informação em:
olimpiadas.spf.pt/


Prémios Sony World Photography Award atribuídos a Edgar Martins,com colaboração do Prof. João Seixas

Foram recentemente atribuídos os Sony World Photography Awards , os prémios mais importantes de fotografia de arte a nível mundial, em que o fotógrafo português Edgar Martins recebeu um primeiro prémio na categoria "Natureza morta" com a obra "Siloquies And Soliloquies On Death, Life And Other Interludes" e um segundo prémio na categoria Arquitectura com a obra "The Poetic Impossibility of Managing the Machine" . O Departamento de Física do IST está ligado a este último prémio uma vez que o Prof. João Seixas é co-autor da obra premiada, para a qual contribuiu com um ensaio sobre Epistemologia e Física Moderna.

O DF está de novo a colaborar com Edgar Martins através de um novo projecto. O fotógrafo esteve muito recentemente a fotografar no Laboratório de Demonstrações do DF para esta nova obra cujo guião será escrito pelo Prof. João Seixas. Já estão agendadas exposições em vários locais em Portugal e no estrangeiro, em particular no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.



Diplomas IST de Excelência Académica no MEFT



O DF felicita todos os alunos contemplados com o diploma IST de excelência académica e com o diploma IST de mérito académico atribuídos pelo Conselho Pedagógico, em especial
os alunos de MEFT que receberam hoje o Diploma IST de excelência académica.


Mais informação em:
Entrega de diplomas IST de excelência académica


Profª Teresa Peña eleita membro do Executive Committee da EPS


Neste fim de semana os membros do Conselho da European Physical Society (EPS) elegeram Teresa Peña, professora catedrática do DF e do Departamento de Engenhariae Ciências Nucleares, para o Executive Committee da EPS. Compete a este Committee dirigir as atividades da EPS, estabelecer as prioridades e o orçamento. A European Physical Society é uma associação de 38 sociedades de física da Europa. 
Foi fundada em 1968 e representa mais de cem mil físicos europeus. Segundo Teresa Peña, a EPS é na Europa a plataforma ideal para difundir o interesse intelectual da Física e a importância da investigação em Física, como fonte de benefícios para o nosso padrão de vida, bem como para identificar talento e potencial entre os jovens cientistas, através de uma rede de workshops e escolas de verão, estágios em laboratórios e prémios.
O DF felicita a Profª Teresa Peña por esta eleição e deseja o maior sucesso nesta função.

 http://www.eps.org/

Prémio IST Excelência no Ensino 2016-2017 para Vítor Cardoso

15 de Fevereiro de 2018

Vítor Cardoso

O Professor Vítor Cardoso, do Departamento de Física do IST, foi contemplado com o

"Prémio IST Excelência no Ensino" 2016-2017, relativo ao 1º ciclo, pela leccionação da UC Electromagnetismo e Óptica da LEIC-A. 

O "Prémio IST Excelência no Ensino" foi proposto pelo Conselho Pedagógico em 2012 de forma a reconhecer e incentivar a excelência pedagógica no Instituto Superior Técnico. Este prémio individual de elevado prestígio é entregue anualmente no dia do Técnico e contribui para a valorização geral do ensino no IST, e para a valorização curricular dos premiados. A atribuição deste prémio é baseado nas respostas dos estudantes  que considera estes docentes como merecedores de nota máxima (9 numa escala de 1 a 9) em todos os critérios de avaliação, medidos pelo sistema de Qualidade das Unidades Curriculares (QUC).

O Departamento de Física felicita o Vítor Cardoso por esta distinção que nos deixa muito orgulhosos.

Muitos parabéns!

.


Resultados da chamada para Start-up funds

O Presidente do Conselho Científico do IST divulgou os resultados mais recentes da call de start-up funds para professores e investigadores auxiliares em período experimental. Este programa atribuiu um total de 100keuros a mais de uma dezena de professores e investigadores auxilares, com o objectivo de apoiar o seu período experimental promovendo a sua independência académica e científica. 

O Professor Pedro Assis do Departamento de Física foi um dos contemplados nesta call de start-up funds.
Os nossos parabéns !


Investigadores no Departamento de Física

15 de Dezembro de 2017

Luís Lemos Alves, Arlindo Oliveira, Rui Coelho, Bruno Gonçalves e Carlos Silva
(da esquerda para a direita)

Os Doutores Bruno Gonçalves, Carlos Silva e Rui Coelho tomaram posse como investigadores do Departamento de Física do IST, na Área Científica de Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear. O Departamento de Física dá as boas-vindas a estes colegas, que poderão agora reforçar as atividades letivas e de supervisão científica que já mantinham neste Departamento.


Professor Paulo J. P. Freitas foi eleito para a Academia de Ciências de Lisboa

O Professor Paulo J. P. Freitas foi eleito um dos Sócios Efectivos da Classe de Ciências- Secção de Física da Academia de Ciências de Lisboa. Cada  Secção inclui 4-5 membros. O professor do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico mantém uma reputada actividade científica no INESC-MN e, desde 2012, no INL (onde é o vice-director) e era um dos correspondentes nacionais da secção de Física da Academia desde 2009. A sua carreira tem sido reconhecida nacional e internacionalmente, sempre em linha com os valores da Academia das Ciências no desenvolvimento da ciência e promoção da excelência científica.



Primeira deteção simultânea de ondas gravitacionais e radiação electromagnética

A comunidade científica confirmou a primeira deteção simultânea de ondas gravitacionais e radiação electromagnética emitidas  pela colisão de duas estrelas de neutrões seguida de uma kilonova. Este evento ocorreu a 130 milhões de ano-luz de distância. Na descoberta participou Santiago Gonzalez-Gaitan, investigador do CENTRA, com um artigo publicado na Nature. Também foram pesquisados neutrinos nas experiências Antares, Icecube e no Observatório Pierre Auger (em que participam também professores do DF), mas não foram detectados.


Crédito: ESO


Prémio Nobel da Física de 2017 para a detecção de ondas gravitacionais



O prémio Nobel da Física de 2017 foi atribuído aos cientistas

  • Kip Thorne (Caltech, LIGO/Virgo Collaboration),
  • Rainer Weiss (MIT, LIGO/Virgo Collaboration) e
  • Barry Barish (Caltech, LIGO/Virgo Collaboration),

por contribuições decisivas para o detector LIGO e pela observação de ondas gravitacionais.
 
Este prémio é reconhecimento da enorme importância do trabalho destes investigadores para a primeira detecção de ondas gravitacionais pela colaboração LIGO (Laser Interferometer Gravitational-wave Observatory).
 
O Professor José Sande Lemos (CENTRA, Departamento de Física, IST) e o CENTRA preparou um pequeno vídeo explicativo que pode ser visto na liga&ção https://youtu.be/4DwrYbUkH9E.

Também no dia 18 de Outubro o tema do Colóquio do DF é "The Nobel Prize in Physics 2017: Gravitational waves and the LIGO detector", sendo o orador o Professor José de Sande e Lemos.

Local e hora: Anfiteatro VA4 às 16h00



Aluno do MEFT conquista Medalha de Prata na Olimpíada Ibero-americana de Física



Raul Monteiro - 2º a contar da esquerda nesta fotografia com outros colegas medalhados e o Prof. Rui Travasso da Universidade de Coimbra - ingressou no MEFT este ano lectivo e conquistou uma medalha de prata na Olimpíada Ibero-americana de Física, que se realizou em Armenia, Colômbia, de 17 a 23 de setembro. Mais informação na página da Sociedade Portuguesa de Física, responsável em Portugal pela organização das Olimpíadas de Física.


A Prof. Susana Cardoso de Freitas recebeu uma Menção Honrosa na edição de 2017

dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa / Santander Universidades.
Pelo 2º ano consecutivo, a docente do DF e investigadora do INESC-MN foi distinguida pelo juri, no painel da área científica – Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Aeroespacial.



O Dr Bruno Faria, director do Serviço de Geofísica do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde, recebeu o "Africa Award for Research Excellence in Earth or Ocean Sciences" atribuído pela American Geophysical Union.

O Dr Bruno Faria doutorou-se em Engenharia Física Tecnológica no IST em 2010, com uma tese intitulada "Monitorização Geofísica e Níveis de Alerta do Vulcão do Fogo, Cabo Verde". O prémio agora atribuído distingue a aplicação da metodologia desenvolvida durante o doutoramento, que permitiu a previsão da erupção do vulcão do Fogo em Novembro de 2014.
O prémio será atribuído durante a Assembleia Geral da AGU em New Orleans, em Dezembro do corrente ano.


Artigo dos Professores do Departamento de Física do IST, José Tito Mendonça e João Pedro Bizarro, integra a Europhysics News

O trabalho debruça-se sobre ondas com torção em plasmas magnetizados e está patente na seção de destaques da revista da European Physical Society.

Artigo de professores do Técnico integra a Europhysics News

Mais informação (+)


Calendário das Comemorações dos 30 anos do MEFT


Página com o calendário das Comemorações dos 30 anos do MEFT já foi tornada pública.


Dia do Técnico 2017


A sessão solene de comemoração do Dia do Técnico 2017 homenageou os docentes excelentes da Escola, a quem foram entregues "Diplomas de Excelência no Ensino" referentes ao ano letivo 2015/2016.
Como já vem sendo hábito, foram vários os docentes do Departamento de Física (DF) distinguidos com estes diplomas. Desta vez os docentes excelentes do DF foram:

Amílcar Praxedes
Ana Mourão
António Silvestre
António Ferraz
António Balula
Diana Leitão
Filipe Joaquim
João Rosa
João Paulo Silva
Jorge Loureiro
Liliana Apolinário
Luís Filipe Mendes
Luís Melo
Miguel Orcinha
Pedro Sebastião
Pedro Brogueira
Samuel Eleutério
Sofia Leitão

Parabéns a todos!



NASA Space Apps 2017

Abhishek Gupta, aluno do MEFT no IST, conquista a primeira posição em Portugal no desafio proposto pela NASA:  “NASA SpaceApps Challenge”, que ocorreu nos passados dias 29 e 30 de Abril em Lisboa.

Com o projecto RAHAT, uma app (aplicação para telemóvel) sobre troca de informações em tempo real em situações de catástrofe, Abhishek conseguiu acesso à próxima ronda que junta finalistas de outras 187 cidades em todo o mundo onde decorreu este desafio.

O Departamento de Física do IST felicita o Abhishek e deseja-lhe as maiores felicidades na próxima ronda.
Mais informação (+)




Recordando Feynman

O Prof. Mario J. Pinheiro, docente do Departamento de Física, acabou de publicar uma pequena memória sobre o notável encontro que teve em 1981, enquanto jovem estudante de Física, com o inimitável Professor Richard P. Feynman.

Mais informações(+)



Luís Oliveira e Silva , Professor Catedrático do Departamento de Física do IST,
foi eleito "fellow" da European Physical Society na última reunião do EPS Council.


Os nossos parabéns !
Mais informação (+)

O Presidente do Conselho Científico do IST

Divulgou os resultados mais recentes da call de start-up funds para professores e investigadores auxiliares em período experimental. Este programa atribuiu um total de 100keuros a mais de uma dezena de professores e investigadores auxilares, com o objectivo de apoiar o seu período experimental promovendo a sua independência académica e científica. 

A Professora Marta Fajardo do Departamento de Física foi uma das contempladas nesta call de start-up funds.
Os nossos parabéns !


Parabéns ao Diogo Ribeiro

e Vasco Esteves!

Diogo Ribeiro e Vasco Esteves, alunos do 1º ano do MEFT-Mestrado em Engenharia Física Tecnológica do IST obtiveram duas menções honrosas nas 10ª Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA). Estas Olimpiadas
decorreram durante dezembro de 2016 em Bhubaneswar, Índia, e contaram com a participação de 234 alunos de 42 países.
Portugal esteve representado por uma equipa constituída por quatro estudantes: Diogo Ribeiro (MEFT), Ivo Gonçalves (Mestrado integrado em Engenharia Mecânica), João Pedro Gomes (MEFT) e Vasco Esteves (MEFT).  Note-se que apesar da equipa participante nas Olimpíadas ser toda do IST, a seleção da equipa portuguesa decorreu durante várias eliminatórias enquanto eram ainda estudantes do ensino secundário.
A organização das Olimpíadas de Astronomia a nível nacional é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Astronomia.
O treino da equipa portuguesa para as Olimpíadas internacionais foi da responsabilidade da SP-Astronomia e contou com o apoio do IST onde, durante vários meses, decorreram várias sessões de preparação.
Parabéns a toda a Equipa.
Parabéns muito especiais ao Diogo Ribeiro e
ao Vasco Esteves!
A todos enviamos os nossos votos de continuação
de sucessos em 2017!


O Prémio William Crookes 2016 atribuido ao  Professor Vasco Guerra



LIGO DESCOBRE ONDAS GRAVITACIONAIS


 

69 milhões de horas para estudar lasers super-intensos


Perceber Huygens uns séculos mais tarde



Nuno Loureiro galardoado com prémio da Sociedade Americana de Física

Nuno Loureiro foi galardoado com o Prémio Thomas H. Stix Award for Outstanding Early Career Contributions to Plasma Physics Research pela Sociedade Americana de Física. Mudou-se recentemente para o MIT, foi até recentemente Investigador FCT e responsável pelo Grupo de Teoria e Modelização do IPFN-Instituto dePlasmas e Fusão Nuclear e Professor convidado no Departamento de Física do IST.


Attachments