Ver Post

Destaques

9 Novembro 2016, 10:27 - Sandra Rodrigues José Martins

Física! Engenharia Física!
É no MEFT- Mestrado em Engenharia Física Tecnológica, IST


(selecionar a imagem para ver o vídeo)


Prémio Nobel da Física 2019

7 de Outubro de 2019


O Prémio Nobel da Física 2019 foi hoje atribuído a James Peebles (1/2) por descobertas teóricas em física cosmológica e a outra metade a Michel Mayor e Didier Queloz pela descoberta de um exoplaneta orbitando uma estrela do tipo solar.


Docentes Excelentes 2017/2018 reconhecidos no Dia do Técnico

23 de Maio de 2019

Docentes excelentes na entrega dos respetivos Diplomas, com o Presidente do IST, a Presidente do Conselho Pedagógico e a Presidente do Dep.Física

Os professores considerados excelentes no ano letivo 2017/2018, de acordo com o sistema de Qualidade das Unidades Curriculares (QUC), receberam hoje os seus diplomas no âmbito da celebração do Dia do Técnico. O Departamento de Física (DF) parabeniza todos os envolvidos e congratula-se pelas suas prestações nas disciplinas sob responsabilidade do DF (por ordem alfabética: Amílcar Praxedes,
Ana Mourão, André Lopes, António Jorge Silvestre, Diana Leitão, Eduardo Castro, Gonçalo Figueira, João Rosa, João Paulo Silva, José Lopes, Luís Filipe Mendes, Luís Melo, Luís Lemos Alves, Joana Sá,
Pedro Assis, Pedro Brogueira, Rodrigo Vicente, Ruben Conceição, Samuel Eleutério, Simão Correia, Vítor Cardoso).


Dia do Técnico: Lançado novo vídeo de animação sobre Astrofísica e Gravitação

23 de maio de 2019


(crédito: CENTRA)

A propósito da celebração do Dia do Técnico, foi hoje lançado um novo vídeo de animação (1'10") sobreastrofísica e gravitação. Mais informação na página do CENTRA.

Susana Cardoso de Freitas eleita para o Conselho Executivo da EPS

20 de maio de 2019


Susana Cardoso de Freitas

A Professora Susana Cardoso de Freitas, do Dep.Física e do INESC-MN, foi hoje eleita para o Conselho Executivo da EPS - Sociedade Europeia de Física, em representação dos membros associados para o triénio 2019-2020. Esta distinção coloca o Instituto Superior Ténico no grupo de 5 instituições que constituem o Conselho, representadas por Rolf Allenspach (IBM - Zurich); Kerstin Borras (Desy - Hamburg); Ursel Fantz (ITER - Garching); Monica Pepe-Altarelli (CERN - Geneva). Mais informação em destaque no portal do IST.

Entrou hoje em vigor o novo SI

20 de maio de 2019


Novo Sistema Internacional de Unidades

Hoje, Dia Mundial da Metrologia, entrou em vigor o novo SI - Sistema Internacional de Unidades, redefinindo as sete unidades básicas a partir de constantes fundamentais na natureza. Mais informação na respetiva página do IPQ - Instituto Português da Qualidade.

Astrofísicos captam pela primeira vez a imagem de um buraco negro.

10 de abril de 2019


Imagem do Buraco Negro no centro da galáxia M87 (crédito Event Horizon Telescope Collaboration)

O Event Horizon Telescope (Telescópio Horizonte de Eventos), uma colaboração internacional de oito radiotelescópios distribuídos pelo planeta, captou a imagem do buraco negro supermassivo localizado no centro da galáxia M87 situada a 55 milhões de anos luz da Terra. Este buraco negro tem uma massa 6,5 mil milhões de vezes a massa do Sol, um horizonte de eventos com aproximadamente o tamanho do sistema solar e está em rotação. Esta observação inédita, somente possível devido a avanços tecnológicos de última geração, mostra a imagem da sombra de um buraco negro iluminado por matéria incandescente à sua volta e confirma de forma espetacular as previsões teóricas e numéricas iniciadas pelo físico americano James Bardeen em 1973.

Desde a sua fundação que o Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA) do IST tem professores, investigadores e estudantes a trabalharem na teoria de buracos negros, nomeadamente em fenómenos que ocorrem na vizinhança do horizonte de eventos e nas distorções óticas provocadas pelo efeito de lente devido ao campo gravitacional intenso de um buraco negro. O Departamento de Física do IST e o CENTRA felicitam o Event Horizon Telescope por esta descoberta sem precedentes.

Alunos do DEFT e alumni MEFT vencem competição internacional da IEEE Sensors and Measurement Society

31 de março de 2019


Rafael Santos e Miguel Neto recebem o prémio de Eric Matson (cortesia Profª Susana Freitas)

Uma equipa de quatro alunos do INESC-MN – Pedro Ribeiro, Miguel Neto, Ana Rita Soares e Rafael Santos, ganharam o 1º prémio (no valor de 2000 USD) na edição de 2019 do IEEE International Sensors and Measurement Systems Student Contest.
A equipa vencedora é composta por alunos do doutoramento do programa doutoral de Engenharia Física Tecnológica e do programa doutoral em Líderes para Indústrias Tecnológicas, do Instituto Superior Técnico. São orientados pela professora Susana Cardoso de Freitas do Departamento de Física e INESC-MN.
Quatro equipas estiveram presentes na fase final da competição (INESC-MN, Portugal; ETH Zurich, Suíça; Rowan University, USA; Universidade de Kitakyushu, Japão), que consistiu numa demonstração pública dos protótipos desenvolvidos.



Nova edição do livro "Mulheres em Ciência" publicado pela Agência Ciência Viva

30 de março de 2019


Professora Susana Freitas (fotografia de Gonçalo F. Santos)

Foi lançado no dia 11 de março a 2ªedição do livro "Mulheres em Ciência" pela Agência Ciência Viva, onde figuram agora 2 colegas do Departamento de Física, a Professora Teresa Peña e a Professora Susana Freitas. Mais informações em "Mulheres na Ciência".


Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo 2018 entregue a Mariana Araújo, alumna de MEFT

25 de março de 2019

Arlindo Oliveira, Mariana Araújo, Rosa Monteiro (Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade) (cortesia Débora Rodrigues)Foi hoje entregue o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, edição de 2018, à Professora Doutora Manuela Veloso e à Mestre Engenheira Mariana Araújo, que foi aluna de MEFT e é agora aluna do Doutoramento em Física. A ambas enviamos as felicitações do Departamento de Física.


Alunos do MEFT irão representar Portugal na competição PLANCKS

20 de março de 2019

No âmbito do ENEF (Encontro Nacional de Estudantes de Física) organizado pelo NFIST no início deste mês, foi realizada a etapa nacional da competição PLANCKS. Foram seleccionadas 2 equipas, constituídas por 4 alunos cada, para representar Portugal nesta competição internacional que irá decorrer em Odense, Dinamarca, em Maio de 2019. Na primeira equipa foram seleccionados os alunos do MEFT David Fordham, Diogo Ivo, Pedro Piçarra e Ricardo Florentino, e na segunda equipa foram seleccionados os alunos do MEFT Francisca Álvares Madeira e Francisco Vazão, com o aluno Francisco Santos do MEAer e Fernando Maia do MEng.Física da FCUP. O DF reconhece o apoio financeiro da Sociedade Portuguesa de Física à aluna Francisca Madeira e ao aluno ex-olímpico Francisco Vazão, que já representou Portugal na Olimpíada Internacional de Física em 2016 na Suíça, para a participação nesta competição.



Prémio Científico IBM 2018 entregue a Marija Vranic, Investigadora do IPFN

17 de janeiro de 2019

Marcelo Rebelo de Sousa, Marija Vranic, António Raposo de Lima (Presidente da IBM Portugal) (cortesia Débora Rodrigues)Foi hoje entregue o 28º Prémio Científico IBM a Marija Vranic, Investigadora do IPFN, pelo seu trabalho de doutoramento sobre interacção de lasers com a matéria. À Investigadora e ao IPFN enviamos as felicitações do Dep.Física.


Ex-alunos do MEFT falam sobre a Física no Técnico ao Diário de Notícias

11 de janeiro de 2019
O MEFT está em destaque na reportagem no DN Insider de hoje, 11 de janeiro, onde são apresentadas respostas de antigos alunos a perguntas sobre possíveis razões do sucesso do MEFT.

Equipa MEFT galadoarda nos E.Awards@Técnico

19 de Dezembro de 2018

uma equipa MEFT foi galardoada com uma Menção Honrosa no âmbito da primeira edição dos E.Awards@Técnico, uma iniciativa organizada com o apoio da Área de Transferência de Tecnologia do IST que pretende distinguir os melhores projetos desenvolvidos em unidades curriculares de empreendedorismo.
O prémio, no valor de 500€ atribuídos pela Armilar Venture Partners, foi concedido pelo projecto Junt@ à equipa constituída pelos alunos Diogo Pires (80896), Plamen Avramov (81492), Francisco Figueira (81550), Filipa Leal da Costa (81798), Glória de Sá Pereira (81826), a quem felicitamos pelo prémio recebido.


DF celebra o Newtonmas'2018

15 de Dezembro de 2018

O DF celebrou no passado sábado o "nascimento" de Isaac Newton (25/12/1642 no calendário juliano) com o workshop Newtonmas'2018. Incluíu uma IST Distinguished Lecture pelo Dr. Bernard Dieny/SPINTEC, U.Grenoble Alpes / CEA / CNRS e a atribuição de prémios.

O prémio de excelência académica MEFT foi atribuído a José Luís Sampaio de Figueiredo,tendo ainda sido contemplados com menções honrosas os alunos Madalena Carvalho Lourençoe Beatriz Cardoso Dias.
Foram ainda distinguidos com as Distinções para as melhores dissertações por área científica os MestresMiguel Alexandre Ribeiro Correia (AG), Miguel Ângelo Maia Ribeiro (FI),Tomás Alexandre Bragança Pereira Martins (FMCN), João Aparício Pereira Magalhães Alves (FPFN)e Miguel José Ferreira Pardal (FPLFN).

Relatório DF 2016-2017 já disponível


16 de Novembro de 2018

Foi hoje enviado para impressão o relatório do Departamento de Física para o biénio 2016-2017.

Podem descarregar uma versão em PDF aqui. (47 MBytes)


Prémio Nobel da Física 2018 para os Lasers


02 de Outubro de 2018

Laboratório de Lasers Intensos do IPFN, IST

O Prémio Nobel da Física foi partilhado este ano entre Gérard Mourou (Ecole Polytechnique, França), Donna Strickland (Universidade de Waterloo, Canadá) e Arthur Ashkin (Laboratórios Bell, EUA). O trabalho dos dois primeiros laureados, a quem coube metade do Prémio, consistiu na invenção da técnica de Chirped Pulse Amplification (CPA, ou amplificação de impulsos com trinado) em meados dos anos 80, que permitiu aumentar a energia dos lasers ultra-curtos para níveis antes impossíveis.

Graças a esta invenção, os lasers ultra-curtos tornaram-se omnipresentes e abriram o caminho a aplicações que vão da dermatologia à oftalmologia, e da aceleração de partículas a laser à geração de raios-X pulsados e à astrofísica em laboratório.


Novo professor no Departamento de Física


19 de Setembro de 2018

Jorge Morgado, Guilherme Milhano, Arlindo Oliveira e Luís Lemos Alves
(da esquerda para a direita)

O Professor Guilherme Milhano tomou hoje posse como Professor Associado do Departamento de Física do IST (DF), na Área Científica de Física de Partículas e Física Nuclear. O Departamento de Física dá as boas-vindas ao Prof. Guilherme, e deseja as maiores felicidades neste Departamento.


MEFT em 1º lugar no concurso 2018 de acesso ao Ensino Superior


9 de Setembro de 2018

O Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica obteve o primeiro lugar na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público, com uma nota mínima de seriação de 18,90 valores após preencher a totalidade das 61 vagas disponíveis (mais informação em http://www.dges.gov.pt/coloc/2018/ ).

Os resultados de ingresso no MEFT são verdadeiramente excelentes, em particular considerando a redução de vagas imposta pela tutela para a generalidade dos outros cursos, e que mesmo assim não afetou a nossa posição de liderança - seguem-se MEAero-IST (18,85), MEGestãoIndustrial-FEUP (18,63) e LMAC-IST (18,35). 

Estes resultados merecem ser celebrados por todos os que contribuíram para os alcançar: Coordenações do Mestrado, Direções do DF, Docentes e Funcionários não docentes, Alunos e Alumni.
O nosso esforço concertado deverá prosseguir, para garantirmos todas as condições necessárias ao desenvolvimento dos alunos excelentes do MEFT nos planos académico, científico e humano.

Parabéns ao DF e ao MEFT !

Luís L. Alves
Presidente DF/IST


Presença do Departamento de Física no Dia do Técnico - Keep in Touch 2018


23 de Maio de 2018

Alguns membros da equipa DF de preparação do KIT2018

Celebrou-se ontem o 107º aniversário do IST, tendo-se o DF associado ao evento "Keep in Touch" com várias iniciativas que ocuparam a Sala P1 e o átrio de entrada no Pavilhão de Matemática e de Física.



Novos professores no Departamento de Física


21 de Maio de 2018

Jorge Morgado, Arlindo Oliveira, Patrícia Conde-Muíño e Luís Lemos Alves
(da esquerda para a direita)

A Professora Patrícia Conde Muíño tomou hoje posse como Professora Auxiliar do Departamento de Física do IST (DF), na Área Científica de Física de Partículas e Física Nuclear, na sequência da tomada de posse dos Professores Carlos Herdeiro e Ilídio Lopes como Professores Associados do DF na Área Científica de Astrofísica e Gravitação, e do Professor João Pedro Bizarro como Professor Associado do DF na Área Científica de Física de Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear. O Departamento de Física dá as boas-vindas aos novos colegas, e deseja a todos as maiores felicidades neste Departamento.



Olimpíadas de Física 2018 - Etapa regional no IST

5 de Maio de 2018



Realizou-se hoje a etapa regional das Olimpíadas de Física no IST/Taguspark, com um número recorde de participantes na região Sul, aqui no anfiteatro A1. Ganharam no escalão A (9ºano) a equipa da Escola Salesianos de Lisboa (canto superior esquerdo, Leonor Conceição, António Neves, Lopo Mateus com o Prof. Luís Correia, Vice-Presidente do IST para o campus do Taguspark) e no escalão B (11ºano) o aluno David Nassauer da Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre em Lisboa (canto inferior direito, com o Prof. Luís Correia).

Mais informação em:
olimpiadas.spf.pt/


Prémios Sony World Photography Award atribuídos a Edgar Martins,com colaboração do Prof. João Seixas

Foram recentemente atribuídos os Sony World Photography Awards , os prémios mais importantes de fotografia de arte a nível mundial, em que o fotógrafo português Edgar Martins recebeu um primeiro prémio na categoria "Natureza morta" com a obra "Siloquies And Soliloquies On Death, Life And Other Interludes" e um segundo prémio na categoria Arquitectura com a obra "The Poetic Impossibility of Managing the Machine" . O Departamento de Física do IST está ligado a este último prémio uma vez que o Prof. João Seixas é co-autor da obra premiada, para a qual contribuiu com um ensaio sobre Epistemologia e Física Moderna.

O DF está de novo a colaborar com Edgar Martins através de um novo projecto. O fotógrafo esteve muito recentemente a fotografar no Laboratório de Demonstrações do DF para esta nova obra cujo guião será escrito pelo Prof. João Seixas. Já estão agendadas exposições em vários locais em Portugal e no estrangeiro, em particular no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.



Diplomas IST de Excelência Académica no MEFT



O DF felicita todos os alunos contemplados com o diploma IST de excelência académica e com o diploma IST de mérito académico atribuídos pelo Conselho Pedagógico, em especial
os alunos de MEFT que receberam hoje o Diploma IST de excelência académica.


Mais informação em:
Entrega de diplomas IST de excelência académica


Profª Teresa Peña eleita membro do Executive Committee da EPS


Neste fim de semana os membros do Conselho da European Physical Society (EPS) elegeram Teresa Peña, professora catedrática do DF e do Departamento de Engenhariae Ciências Nucleares, para o Executive Committee da EPS. Compete a este Committee dirigir as atividades da EPS, estabelecer as prioridades e o orçamento. A European Physical Society é uma associação de 38 sociedades de física da Europa. 
Foi fundada em 1968 e representa mais de cem mil físicos europeus. Segundo Teresa Peña, a EPS é na Europa a plataforma ideal para difundir o interesse intelectual da Física e a importância da investigação em Física, como fonte de benefícios para o nosso padrão de vida, bem como para identificar talento e potencial entre os jovens cientistas, através de uma rede de workshops e escolas de verão, estágios em laboratórios e prémios.
O DF felicita a Profª Teresa Peña por esta eleição e deseja o maior sucesso nesta função.

 http://www.eps.org/

Prémio IST Excelência no Ensino 2016-2017 para Vítor Cardoso

15 de Fevereiro de 2018

Vítor Cardoso

O Professor Vítor Cardoso, do Departamento de Física do IST, foi contemplado com o

"Prémio IST Excelência no Ensino" 2016-2017, relativo ao 1º ciclo, pela leccionação da UC Electromagnetismo e Óptica da LEIC-A. 

O "Prémio IST Excelência no Ensino" foi proposto pelo Conselho Pedagógico em 2012 de forma a reconhecer e incentivar a excelência pedagógica no Instituto Superior Técnico. Este prémio individual de elevado prestígio é entregue anualmente no dia do Técnico e contribui para a valorização geral do ensino no IST, e para a valorização curricular dos premiados. A atribuição deste prémio é baseado nas respostas dos estudantes  que considera estes docentes como merecedores de nota máxima (9 numa escala de 1 a 9) em todos os critérios de avaliação, medidos pelo sistema de Qualidade das Unidades Curriculares (QUC).

O Departamento de Física felicita o Vítor Cardoso por esta distinção que nos deixa muito orgulhosos.

Muitos parabéns!


Para consultar destaques com datas anteriores a 2018, por favor consulte a página arquivo de destaques.

Attachments