Apresentação

O Departamento de Física

O Departamento de Física é a Unidade Académica do IST responsável pelo ensino de graduação e pós-graduação na área científica de Física.

O Departamento de Física do IST foi criado em 1978, a partir  do que até à altura se designava por Secção de Física. Esta, por sua vez teve origem o padrão histórico de ensino de Engenharia do IST inspirado nas Technische Hochschulen alemãs, e assente em sólidas bases de Ciências Básicas.

No início dos anos 80, o DF incrementa o investimento nas actividades de Ensino (criação de 2 Licenciaturas e programas de Pós-Graduação), e intensifica a sua ligação a grandes instituições europeias de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, como por exemplo a European Organization for Nuclear Research (CERN), o Joint European Torus (JET), o European Southern Observator (ESO), e a European Space Agency (ESA). O Departamento de Física afirmou-se assim no cenário nacional e internacional.

Entre 1984 e 2004, a percentagem de docentes doutorados passou de  50 % a 100 %.  Hoje, pertencem ao Departamento de Física mais de 80 docentes doutorados: 10 Professores Catedráticos, 14 Professores Associados, 43 Professores Auxiliares, e mais de uma dezena de Professores Convidados.

O Ensino no Departamento de Física

O Departamento de Física é responsável pelas seguintes actividades de ensino:

O DF participa ainda  no programa de Mobilidade de Estudantes na União Europeia Socrates-Erasmus.

A I&D no Departamento de Física

Os Membros do Departamento de Física participam em projectos de Investigação e Engenharia de Grupos, de Centros e Laboratórios Associados: CENTRA, CFIF, CFP, CFN, CFTP, INESC-MN, GDNL, ITN, e LIP. Todas as unidades de investigação obtiveram a classificação de Excelente ou Muito Bom na avaliação mais recente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Esta investigação é realizada muito frequentemente em redes que integram instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras. O Departamento de Física está ainda presente no Parque de Ciência e Tecnologia ( TagusPark), importante elemento de ligação do IST ao mundo empresarial.

Os membros do Departamento de Física realizam actividades de investigação científica e desenvolvimento (I&D) nas áreas:

Astrofísica e gravitação >>

Física de partículas e física nuclear  >>

Física de plasmas laseres e fusão  >>

Física da matéria condensada e nanotecnologia >>

Física interdisciplinar: energia, física da terra, sistemas dinâmicos, biomédica

Attachments