Página Inicial



Anúncios

Destaques

14 Julho 2015, 15:17 - Sandra Rodrigues Jose Martins


   
(seleciona a imagem para veres o video)

Física! Engenharia Física!
É no MEFT

Aos Candidatos ao Mestrado em Engenharia Física Tecnológica 2015
Parabéns pelo sucesso com que terminaste o Ensino Secundário. No Departamento de Física já estamos a preparar a tua chegada. 
Damos-te aqui alguma informação útil:
- as estatísticas que reforçam a tua decisão de ingresso no MEFT estão aqui (+);
- sabes que 90% é o percentil dos alunos que entram no MEFT, em termos de notas nas provas de ingresso, quando comparados com todos os alunos do País que realizaram as mesmas provas? E por causa disto o plano de estudos do MEFT é, propositadamente, comparável com os planos das melhores Universidades e Institutos de Física e Engenharia Física.    

Preocupa-te o que fazem os alunos quando terminam o MEFT?  A grande maioria tem várias opções de emprego.  Flashforward: se tens curiosidade em perceber "afinal o que se aprende no MEFT"?  podes ver os videos que os teus colegas prepararam para ti. Podes conhecer Projetos finais de curso: aqui   Tens dúvidas?  contacta-nos. ou ao NAPE- Núcleo de Apoio ao estudante
E o mais importante nesta etapa: o Código do MEFT no CNAES: 1518/9458 

Até breve!

69 milhões de horas para estudar lasers super-intensos

(selecionar a imagem para ouvir a entrevista) 

Uma equipa do Departamento de Física do IST e do Grupo de Lasers e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) é responsável por um projeto científico que irá usar 69 milhões de horas - cerca de 8 mil anos em tempo de cálculo nos maiores supercomputadores europeus,  para modelar a propagação e amplificação de lasers ultra-intensos em plasmas. Marija Vranic, co-investigadora principal deste projeto e investigadora em pós-doutoramento no Grupo de Lasers e Plasmas do IPFN, IST, explica em entrevista à tecnicotv os objetivos do projeto e o motivo da atribuição dos 8 mil anos de tempo de cálculo.




Sincronização de relógios explicada pelos Professores Henrique Oliveira e Luís Viseu Melo em artigo na Nature-Scientific reports


(selecionar a imagem para ouvir a entrevista)

A razão para a sincronização dos relógios de pêndulo, um problema observado pela primeira vez no século XVII pelo físico holandês Christiaan Huygens, é explicada pelo Professores Henrique Oliveira e Luís Viseu Melo num artigo publicado na revista Nature. O modelo matemático formulado por estes professores pode ter relevância para a explicação de acontecimentos aparentemente muito diferentes. De facto, um fenómeno semelhante ao da sincronização dos pêndulos já foi observado, por exemplo, na interação entre células cardíacas. Outros problemas, como a epilepsia, também resultam da sincronização excessiva dos neurónios. O facto de ser um problema com 350 anos e as implicações desta descoberta explicam o grande interesse que surgiu em torno desta publicação. Veja a entrevista ao Professor Luís Viseu Melo: (+).
Mais informação: (+). O artigo: (+)


Nuno Loureiro galardoado com prémio da Sociedade Americana de Física

Nuno Loureiro foi galardoado com o Prémio Thomas H. Stix Award for Outstanding Early Career Contributions to Plasma Physics Research pela Sociedade Americana de Física. Actualmente é Investigador FCT e responsável pelo Grupo de Teoria e Modelização do IPFN-Instituto dePlasmas e Fusão Nuclear e Professor convidado no Departamento de Física do IST.

(+)


Todos os Anúncios

Eventos

Brevemente

17 Junho 2015, 11:06 - Sandra Rodrigues Jose Martins


 

SEMANA DE ACOLHIMENTO DOS NOVOS ALUNOS DO MEFT

07 de Setembro, Anfiteatro PA1

 

14h30-15h15 Sala PA1 – Sessões de Apresentação

15h15-15h20 Fotografia de Grupo MEFT 2015/16

15h20-16h30 Visita Guiada ao Campus IST

16h45-Lanche de Boas Vindas na Sala de Reuniões do

Departamento de Física, 2º Piso


SpinIcur  Spintronics-Spin currents and magnetism

Data e hora: 7-11 de Setembro
Local:  Braga Organização: INESC-MN                        Website do eventoaqui 



selecionar a imagem para obter mais informação de Corfu Summer Institute

European Fusion Theory Conference 2015:  selecionar imagem para obter mais informação

Website do IDPASC  Workshopaqui



CENTRA

VIII Black Holes Workshop

Data e hora: 21-22 de Dezembro
Local: IST – Campus Alameda Organização: CENTRA 
Website do evento: aqui


Todos os Anúncios