Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Announcements Events

Impacto das publicações em Física em Portugal ultrapassa a média europeia

24-03-2014


O impacto das publicações científicas produzidas em unidades de investigação ou universidades em Portugal na área da Física, no período 2008-2012, ultrapassa a média europeia (UE-15) ficando à frente de países como a Alemanha, Espanha, França, Itália e Bélgica. Verifica-se igualmente um aumento sistemático do impacto das publicações em Física, sobretudo desde 2005. 

Em "Space Science" o impacto da investigação portuguesa ocupa o segundo lugar, em "engineering" o nono.  

O Relatório "Produção Científica em Portugal-Impacto" foi editado em 2014 pela Direcção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (gráficos 39 e 40).

 

Ver aqui o relatório completo (+)  

 

BICEP2 anuncia descoberta de ondas gravitacionais e confirma inflação do Universo

In 17-03-2014 / 16h / Sala de Reuniões do Departamento de Física,  IST, Campus da Alameda.

 Os investigadores da experiência BICEP2, no pólo sul, anunciaram no passado dia 17 de Março, a descoberta de polarização na radiação cósmica de fundo. Esta descoberta é uma indicação da existência de ondas gravitacionais - previstas por Einstein. Confirma ainda os modelos de evolução do Universo que preveêm um período - logo após o Big Bang - em que o Universo se expandiu de um modo muito rápido, chamado inflação.

Press Conference: (+)

Comentários do Professor Vitor Cardoso e José Sande Lemos (Departamento de Física e CENTRA)

Resolvidos dois problemas cosmológicos de uma só vez in PÚBLICO/OPINIÃO (18 de Março)

 

Eduardo Paulo Alves e Richard Brito, alunos de Doutoramento do DF, recebem Prémio de Estímulo à Investigação da FC Gulbenkian

In 26-02-2014 /  Fundação Calouste Gulbenkian

   Richard Brito

A Fundação Calouste Gulbenkian atribuiu o Prémio de Estímulo à Investigação na área da Física a Eduardo Paulo Alves do GoLP/IPFN e na área de Ciências da Terra e do Espaço a Richard Brito do CENTRA, ambos estudantes de doutoramento do Departamento de Física do IST. 

O trabalho de Paulo Alves, intitulado "Ab initio nonlinear electromagnetic metamaterials" pretende explorar as potencialidades dos metamaterais. (+)

O projecto de Richard Brito, supervisionado pelos investigadores Vitor Cardoso e Paolo Pani, e intitulado "Pesando os Mensageiros de Einstein" pretende estudar o impacto de gravitões massivos  em Relatividade Geral (+)

A entrega dos prémios decorreu no dia 26 de Fevereiro.

 

View all announcements

Occurring Events:

A new course, organized by LIP, takes place in the framework of IDPASC

From 10-03-2014 until 30-06-2014

Name of the course: Physics at the LHC
Instituição/Institution: LIP, IDPASC

Place: LIP - Lisboa - Portugal
Dates: March - June 2014

Summary: (+)
More information: (+)

View all events