Página Inicial



Anúncios

Destaques

9 Novembro 2016, 10:27 - Sandra Rodrigues José Martins

Física! Engenharia Física!
É no MEFT- Mestrado em Engenharia Física Tecnológica, IST  


(selecionar a imagem para ver o video)


Prémio IST Excelência no Ensino 2016-2017 para Vítor Cardoso

15 de Fevereiro de 2018

Vítor Cardoso

O Professor Vítor Cardoso, do Departamento de Física do IST, foi contemplado com o

"Prémio IST Excelência no Ensino" 2016-2017, relativo ao 1º ciclo, pela leccionação da UC Electromagnetismo e Óptica da LEIC-A. 

O "Prémio IST Excelência no Ensino" foi proposto pelo Conselho Pedagógico em 2012 de forma a reconhecer e incentivar a excelência pedagógica no Instituto Superior Técnico. Este prémio individual de elevado prestígio é entregue anualmente no dia do Técnico e contribui para a valorização geral do ensino no IST, e para a valorização curricular dos premiados. A atribuição deste prémio é baseado nas respostas dos estudantes  que considera estes docentes como merecedores de nota máxima (9 numa escala de 1 a 9) em todos os critérios de avaliação, medidos pelo sistema de Qualidade das Unidades Curriculares (QUC).

O Departamento de Física felicita o Vítor Cardoso por esta distinção que nos deixa muito orgulhosos.

Muitos parabéns!

.


Resultados da chamada para Start-up funds

O Presidente do Conselho Científico do IST divulgou os resultados mais recentes da call de start-up funds para professores e investigadores auxiliares em período experimental. Este programa atribuiu um total de 100keuros a mais de uma dezena de professores e investigadores auxilares, com o objectivo de apoiar o seu período experimental promovendo a sua independência académica e científica. 

O Professor Pedro Assis do Departamento de Física foi um dos contemplados nesta call de start-up funds.
Os nossos parabéns !


Investigadores no Departamento de Física

15 de Dezembro de 2017

Luís Lemos Alves, Arlindo Oliveira, Rui Coelho, Bruno Gonçalves e Carlos Silva
(da esquerda para a direita)

Os Doutores Bruno Gonçalves, Carlos Silva e Rui Coelho tomaram posse como investigadores do Departamento de Física do IST, na Área Científica de Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear. O Departamento de Física dá as boas-vindas a estes colegas, que poderão agora reforçar as atividades letivas e de supervisão científica que já mantinham neste Departamento.


Professor Paulo J. P. Freitas foi eleito para a Academia de Ciências de Lisboa

O Professor Paulo J. P. Freitas foi eleito um dos Sócios Efectivos da Classe de Ciências- Secção de Física da Academia de Ciências de Lisboa. Cada  Secção inclui 4-5 membros. O professor do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico mantém uma reputada actividade científica no INESC-MN e, desde 2012, no INL (onde é o vice-director) e era um dos correspondentes nacionais da secção de Física da Academia desde 2009. A sua carreira tem sido reconhecida nacional e internacionalmente, sempre em linha com os valores da Academia das Ciências no desenvolvimento da ciência e promoção da excelência científica.



Primeira deteção simultânea de ondas gravitacionais e radiação electromagnética

A comunidade científica confirmou a primeira deteção simultânea de ondas gravitacionais e radiação electromagnética emitidas  pela colisão de duas estrelas de neutrões seguida de uma kilonova. Este evento ocorreu a 130 milhões de ano-luz de distância. Na descoberta participou Santiago Gonzalez-Gaitan, investigador do CENTRA, com um artigo publicado na Nature. Também foram pesquisados neutrinos nas experiências Antares, Icecube e no Observatório Pierre Auger (em que participam também professores do DF), mas não foram detectados.


Crédito: ESO


Prémio Nobel da Física de 2017 para a detecção de ondas gravitacionais



O prémio Nobel da Física de 2017 foi atribuído aos cientistas

  • Kip Thorne (Caltech, LIGO/Virgo Collaboration),
  • Rainer Weiss (MIT, LIGO/Virgo Collaboration) e
  • Barry Barish (Caltech, LIGO/Virgo Collaboration),

por contribuições decisivas para o detector LIGO e pela observação de ondas gravitacionais.
 
Este prémio é reconhecimento da enorme importância do trabalho destes investigadores para a primeira detecção de ondas gravitacionais pela colaboração LIGO (Laser Interferometer Gravitational-wave Observatory).
 
O Professor José Sande Lemos (CENTRA, Departamento de Física, IST) e o CENTRA preparou um pequeno vídeo explicativo que pode ser visto na liga&ção https://youtu.be/4DwrYbUkH9E.

Também no dia 18 de Outubro o tema do Colóquio do DF é "The Nobel Prize in Physics 2017: Gravitational waves and the LIGO detector", sendo o orador o Professor José de Sande e Lemos.

Local e hora: Anfiteatro VA4 às 16h00



Aluno do MEFT conquista Medalha de Prata na Olimpíada Ibero-americana de Física



Raul Monteiro - 2º a contar da esquerda nesta fotografia com outros colegas medalhados e o Prof. Rui Travasso da Universidade de Coimbra - ingressou no MEFT este ano lectivo e conquistou uma medalha de prata na Olimpíada Ibero-americana de Física, que se realizou em Armenia, Colômbia, de 17 a 23 de setembro. Mais informação na página da Sociedade Portuguesa de Física, responsável em Portugal pela organização das Olimpíadas de Física.


A Prof. Susana Cardoso de Freitas recebeu uma Menção Honrosa na edição de 2017

dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa / Santander Universidades.
Pelo 2º ano consecutivo, a docente do DF e investigadora do INESC-MN foi distinguida pelo juri, no painel da área científica – Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Aeroespacial.



O Dr Bruno Faria, director do Serviço de Geofísica do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde, recebeu o "Africa Award for Research Excellence in Earth or Ocean Sciences" atribuído pela American Geophysical Union.

O Dr Bruno Faria doutorou-se em Engenharia Física Tecnológica no IST em 2010, com uma tese intitulada "Monitorização Geofísica e Níveis de Alerta do Vulcão do Fogo, Cabo Verde". O prémio agora atribuído distingue a aplicação da metodologia desenvolvida durante o doutoramento, que permitiu a previsão da erupção do vulcão do Fogo em Novembro de 2014.
O prémio será atribuído durante a Assembleia Geral da AGU em New Orleans, em Dezembro do corrente ano.


Artigo dos Professores do Departamento de Física do IST, José Tito Mendonça e João Pedro Bizarro, integra a Europhysics News

O trabalho debruça-se sobre ondas com torção em plasmas magnetizados e está patente na seção de destaques da revista da European Physical Society.

Artigo de professores do Técnico integra a Europhysics News

Mais informação (+)


Calendário das Comemorações dos 30 anos do MEFT


Página com o calendário das Comemorações dos 30 anos do MEFT já foi tornada pública.


Dia do Técnico 2017


A sessão solene de comemoração do Dia do Técnico 2017 homenageou os docentes excelentes da Escola, a quem foram entregues "Diplomas de Excelência no Ensino" referentes ao ano letivo 2015/2016.
Como já vem sendo hábito, foram vários os docentes do Departamento de Física (DF) distinguidos com estes diplomas. Desta vez os docentes excelentes do DF foram:

Amílcar Praxedes
Ana Mourão
António Silvestre
António Ferraz
António Balula
Diana Leitão
Filipe Joaquim
João Rosa
João Paulo Silva
Jorge Loureiro
Liliana Apolinário
Luís Filipe Mendes
Luís Melo
Miguel Orcinha
Pedro Sebastião
Pedro Brogueira
Samuel Eleutério
Sofia Leitão

Parabéns a todos!



NASA Space Apps 2017

Abhishek Gupta, aluno do MEFT no IST, conquista a primeira posição em Portugal no desafio proposto pela NASA:  “NASA SpaceApps Challenge”, que ocorreu nos passados dias 29 e 30 de Abril em Lisboa.

Com o projecto RAHAT, uma app (aplicação para telemóvel) sobre troca de informações em tempo real em situações de catástrofe, Abhishek conseguiu acesso à próxima ronda que junta finalistas de outras 187 cidades em todo o mundo onde decorreu este desafio.

O Departamento de Física do IST felicita o Abhishek e deseja-lhe as maiores felicidades na próxima ronda.
Mais informação (+)




Recordando Feynman

O Prof. Mario J. Pinheiro, docente do Departamento de Física, acabou de publicar uma pequena memória sobre o notável encontro que teve em 1981, enquanto jovem estudante de Física, com o inimitável Professor Richard P. Feynman.

Mais informações(+)



Luís Oliveira e Silva , Professor Catedrático do Departamento de Física do IST,
foi eleito "fellow" da European Physical Society na última reunião do EPS Council.


Os nossos parabéns !
Mais informação (+)

O Presidente do Conselho Científico do IST

Divulgou os resultados mais recentes da call de start-up funds para professores e investigadores auxiliares em período experimental. Este programa atribuiu um total de 100keuros a mais de uma dezena de professores e investigadores auxilares, com o objectivo de apoiar o seu período experimental promovendo a sua independência académica e científica. 

A Professora Marta Fajardo do Departamento de Física foi uma das contempladas nesta call de start-up funds.
Os nossos parabéns !


Parabéns ao Diogo Ribeiro

e Vasco Esteves!

Diogo Ribeiro e Vasco Esteves, alunos do 1º ano do MEFT-Mestrado em Engenharia Física Tecnológica do IST obtiveram duas menções honrosas nas 10ª Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA). Estas Olimpiadas
decorreram durante dezembro de 2016 em Bhubaneswar, Índia, e contaram com a participação de 234 alunos de 42 países.
Portugal esteve representado por uma equipa constituída por quatro estudantes: Diogo Ribeiro (MEFT), Ivo Gonçalves (Mestrado integrado em Engenharia Mecânica), João Pedro Gomes (MEFT) e Vasco Esteves (MEFT).  Note-se que apesar da equipa participante nas Olimpíadas ser toda do IST, a seleção da equipa portuguesa decorreu durante várias eliminatórias enquanto eram ainda estudantes do ensino secundário.
A organização das Olimpíadas de Astronomia a nível nacional é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Astronomia.
O treino da equipa portuguesa para as Olimpíadas internacionais foi da responsabilidade da SP-Astronomia e contou com o apoio do IST onde, durante vários meses, decorreram várias sessões de preparação.
Parabéns a toda a Equipa.
Parabéns muito especiais ao Diogo Ribeiro e
ao Vasco Esteves!
A todos enviamos os nossos votos de continuação
de sucessos em 2017!


O Prémio William Crookes 2016 atribuido ao  Professor Vasco Guerra



LIGO DESCOBRE ONDAS GRAVITACIONAIS


 

69 milhões de horas para estudar lasers super-intensos


Perceber Huygens uns séculos mais tarde



Nuno Loureiro galardoado com prémio da Sociedade Americana de Física

Nuno Loureiro foi galardoado com o Prémio Thomas H. Stix Award for Outstanding Early Career Contributions to Plasma Physics Research pela Sociedade Americana de Física. Mudou-se recentemente para o MIT, foi até recentemente Investigador FCT e responsável pelo Grupo de Teoria e Modelização do IPFN-Instituto dePlasmas e Fusão Nuclear e Professor convidado no Departamento de Física do IST.


Attachments


Todos os Anúncios

Eventos

Eventos

4 Maio 2017, 10:22 - Sandra Rodrigues José Martins

Informação atualizada em 23 de fevereiro de 2018, 16h00


Próximo Colóquio de Física

Quantum Disruption*

*Organized jointly with the Physics of Information Colloquium 

José Ignacio Latorre  (University of Barcelona)

Wednesday, 28 February  2018, 16h00

Anfiteatro PA1, piso -1 do Pavilhão de Matemática, IST - Alameda


First CeFEMA-IT Workshop on Quantum Technologies

Thursday 1 March 2018
Room 3.10, Mathematics Building,
Instituto Superior Técnico, Lisbon

CENTRA Seminar

Exotic compact objects and how to quench their ergoregion instability

Elisa Maggio(The University of Sheffield)

Friday, March 2nd, 2018 – 14:30

Meeting Room DF, 2nd floor

Seminário de Apresentação a uma CAT

Dynamical Response of Black Hole Spacetimes

Kyriakos Destounis

Sala de Seminários do DF, 2º piso do Pavilhão de Física

22 de março de 2018 (quinta-feira) às 10:00


Seminário de Apresentação a uma CAT

Testing General Relativity: matter in... action!

Lorenzo Annull

Sala de Seminários do DF, 2º piso do Pavilhão de Física

22 de março de 2018 (quinta-feira) às 14:00


____________________________________________

CENTRA Seminar

Gravitational wave signatures from string theory?

Bert Vercnocke (KU Leuven)

Thursday, February 22nd, 2018 – 14:30

Meeting Room DF, 2nd floor


Seminário de Apresentação a uma CAT

Real-Time Plasma Position Reectometry employing MARTe Framework

Pedro Francisco de Deus Lourenço

Sala 2.I.09 (Sala de Reuniões do IPFN)

21 de fevereiro de 2018 (quarta-feira) às 11:00


Seminário de Apresentação a uma CAT

Bilayers of 2D materials: spectral, transport, and entanglement properties

Hadi Zahir Olyaei

Sala de Seminários do DF, 2º piso do Pavilhão de Física

16 de fevereiro de 2018 (sexta-feira) às 14:00


Seminário de Apresentação a uma CAT

Study of solar modulation effects on cosmic rays fluxes measured by the AMS experiment

Miguel Reis Orcinha

Sala de Formação Avançada do DF, 2º piso do Pavilhão de Física

14 de fevereiro de 2018 (quarta-feira) às 10:30


Prova de Doutoramento

Topological phases of free fermions - geometry, topology, quantum information theory and phase transitions

Bruno Miguel Santos Mera

8 de fevereiro de 2018 às 14:30

Sala 4.41 (2º piso do Pavilhão de Civil)


Seminário de Apresentação a uma CAT

Understanding Ion-Solid Interactions in Functional Wide Bandgap Semiconductors

Miguel Pereira Carvalho Alves Sequeira

Sala P8, 2º piso do Pavilhão de Matemática

8 de fevereiro de 2018 (quinta-feira) às 14:00


CENTRA Seminar

Primordial fluctuations in Loop Quantum Cosmology

Mercedes Martin-Benito (IA Lisbon)

Thursday, February 1st, 2018 – 14:30

Meeting Room DF, 2nd floor

Seminário de Apresentação a uma CAT

Ultrashort femtosecond optical parametric amplifier pumped by ytterbium femtosecond laser

Mario Galletti

Sala de Seminários do DF, 2º piso do Pavilhão de Física

31 de janeiro de 2018 (quarta-feira) às 10:00


Seminário de Apresentação a uma CAT

High-Temperature, Nonequilibrium CO2 Kinetic and Radiative Processes

João Francisco da Cruz Vargas

Sala de Seminários do DF, 2º piso do Pavilhão de Física

31 de janeiro de 2018 (quarta-feira) às 15:00



Seminário de Apresentação a uma CAT

The stability of AdS: from nonlinear to chaotic behaviour

Jorge Daniel Casaleiro Lopes

Sala de formação avançada do Departamento de Física, 2.º piso

26 de janeiro de 2018 (sexta-feira) às 10:00


Seminário de Apresentação a uma CAT

Experimental investigation of the scrape-off layer enhanced radial transport using reflectometry diagnostics”

Egor Seliunin

Sala 2.1.09 (Sala de Reuniões do IPFN)

26 de janeiro de 2018 (sexta-feira) às 14:00


Seminário de Apresentação a uma CAT

Edge instabilities across the L-H transition and in H-mode”

Luís Manuel Cerdeira Gil

Sala 2.1.09 (Sala de Reuniões do IPFN)

26 de janeiro de 2018 (sexta-feira) às 15:00



CENTRA Seminar

Evolution of magnetic field of neutron stars

Sergey Popov (Sternberg Astronomical Institute)
Thursday, January 25th, 2018 – 14:30

Room P12, 2nd floor, Mathematics Building



Seminário de Apresentação a uma CAT

In situ resource utilisation on Mars using non-equilibrium plasmas

Polina Ogloblina

Sala de Seminários do DF, 2º piso do Pavilhão de Física

15 de janeiro de 2018  às 10:00


Seminário de Apresentação a uma CAT

Multiscale modeling of pulsar magnetospheres

Fábio Alexandre Lopes Cruz

Sala de Seminários do DF, 2º piso do Pavilhão de Física

12 de janeiro de 2018  às 14:00


Seminário de Apresentação a uma CAT

Numerical study of photon-pair plasmas interaction mechanisms in relativistic and high fields scenarios

Fabrizio Del Gaudio

Sala de Formação Avançada do Departamento de Física, 2º piso do Pavilhão de Física

11 de janeiro de 2018  às 15:00


CENTRA Seminar

The chaotic nature of AdS: an attempt at predicting the future

Jorge Lopes (CENTRA) 

Thursday, January 11th, 2018 – 14:30

 Meeting Room DF, 2nd floor


Seminário de Apresentação a uma CAT

Neutronics Analyses of Diagnostics Systems for ITER and DEMO

André Filipe Mocho Costa Lopes

Sala 2.1.09 (Sala de Reuniões do IPFN)

8 de janeiro de 2018 (segunda-feira) às 10:00


CENTRA Seminar

Dual Foliation Formulations of General Relativity (or "how I learned to stop worrying and love coordinates")

David Hilditch (CENTRA, IST)  

Thursday, December 21th, 2017 – 14:30

Maths Building, Room P1, 1st floor


Seminário de Apresentação a uma CAT de Doutoramento em Física

Entanglement dynamics of dark solitons and phonons in open quantum systems and applications to quantum gates

Muzzamal Iqbal Shaukat

Sala de Seminários do DF, 2º piso do Pavilhão de Física

21 de dezembro de 2017 (quinta-feira) às 14:00


Newtonmas 2017

No dia 16 de dezembro, sábado, teremos o encontro Newtonmas 2017, a encerrar as comemorações

dos 30 anos do MEFT. Inscrições aqui.

No programa está prevista uma

IST Distinguished Lecture, com Clément Mouhot, University of Cambridge, UK,

que nos irá falar sobre "Landau Damping: Old and New".



CENTRA Seminar

Science with Gaia

André Moitinho (CENTRA, IST) 

Thursday, December 14th, 2017 – 14:30

Meeting Room DF, 2nd floor


Seminário no âmbito de uma CAT

Heavy flavor production studies and rare
decay searches with CMS at the LHC

Bruno Emanuel Martins Galinhas, (Aluno de Doutoramento em Física)

12 de dezembro de 2017  às 9:30

Sala de Seminários do LIP, Av. Prof. Gama Pinto, 2 - Lisboa

Seminário no âmbito de uma CAT

Black hole energetics

Filip Hejda, (Aluno de Doutoramento em Física)

11 de dezembro de 2017 (segunda-feira) às 17:00

Sala de Seminários do Departamento de Física


Prova de Doutoramento

Spin Structure of the Proton at Low x and Low Q2 from the Compass Experiment at Cern

Ana Sofia da Silva Nunes

7 de dezembro de 2017 às 16:00

Anf. PA3 piso -1 Pavilhão de Matemática

 

CENTRA Seminar

Long-Lived Inverse Chirp Signals from Core-Collapse in Massive
Scalar-Tensor Gravity

Uli Sperhake (DAMTP, Cambridge)

Thursday, December 7th, 2017 – 14:30

Meeting Room DF, 2nd floor


Próximo Colóquio de Física

Strong Gravity and Numerical Relativity

David Hilditch,  CENTRA IST

Wednesday, 6 December 2017, 16h00

Anfiteatro VA4, piso -1 do Pavilhão de Civil, IST - Alameda


Seminário de Apresentação à CAT                              

“Development of the instrumentation and readout schemes of MARTA”

Ricardo Jorge Barreira Luz (Aluno de Doutoramento em Engenharia Física Tecnológica) 

Sala de Seminários do DF –  2º piso, Pavilhão de Física

4 de dezembro de 2017 (segunda-feira) às 11:30


Próximo Colóquio de Física

Can physics solve the puzzle of economic growth?
Tiago Domingos,  Maretec IST

Wednesday, 29 November 2017, 16h00

Anfiteatro VA4, piso -1 do Pavilhão de Civil, IST - Alameda


CENTRA Seminar

Modelling binary systems of inspiraling compact objects in the post-Newtonian approximation framework

Guillaume Faye (Institut d'Astrophysique de Paris)
Thursday, November 30, 2017 – 14:30

Meeting Room DF, 2nd floor


 CENTRA Seminar

Amazonian contribution to the invention of the dirigible balloon: The history of Julio Cezar Ribeiro de Souza

Luis Carlos Crispino (Univ. Federal de Belém do Pará)  

Tuesday, November 28, 2017 – 16:00

Meeting Room DF, 2nd floor


 


Physics Technology Day 2017

No dia 16 de Novembro de 2017 irá decorrer o Physics Technology Day 2017 no átrio do Pavilhão de Civil, em que

companhias, pequenas empresas e unidades de investigação apresentam as suas atividades relacionadas com a física e

tecnologia.



MEFT - A Alargar os Limites da Ciência e Tecnologia


No sábado 23 de Setembro teremos o 1º Encontro MEFT - A Alargar os Limites da Ciência e Tecnologia.
Este encontro é especialmente dedicado a todas as alunas e alunos do 1ºciclo do MEFT (e de outros cursos de Física e/ou Engenharia Física, ou de outros cursos de Engenharia, interessados por estes assuntos). Num ambiente descontraído, iremos partilhar as questões de física e tecnologia que investigamos.


Roll-up do Departamento de Física inaugurado no Taguspark

A reunião da Comissão Executiva do DF ocorreu no Campus do Taguspark esta 5ªFeira, 21 de setembro, tendo-se aproveitado para inaugurar o Roll-Up do Departamento de Física no espaço atribuído ao DF nesse campus.


 

                                                                                                      

SEMANA DE ACOLHIMENTO DOS NOVOS ALUNOS DO MEFT

11 de Setembro de 2017

14h30-15h35  Sala PA1 – Sessões de Apresentação

15h35-15h45  Fotografia de Grupo MEFT 2017/18

15h45-16h40  Visita guiada ao Campus IST

16h45 Lanche de Boas Vindas na Sala de Estudo

2-8.12, 2º Piso -  Departamento de Física


MEFT - A Desafiar os Limites da Ciência e da Tecnologia

O Departamento de Física e a Coordenação do MEFT organizam a 28 de 29 de junho de 2017 o 6ºEncontro MEFT - A Desafiar os Limites em Ciência e da Tecnologia. Este encontro é especialmente dedicado a todas as alunas e alunos candidatos ao MEFT. Em micropalestras sobre supertemas e num ambiente descontraído, iremos partilhar as questões de física e tecnologia que investigamos.



Unidade de investigação do DF integrada no programa INTERFACE
O INESC-MN, unidade de investigação do DF, foi uma das 32 entidades que a 24 de fevereiro de 2017 assinaram um protocolo para integração no Programa Interface.
Mais informações (+)


The Spintronics and Magnetic Biosensor group of INESC-MN organized a Reflection Day.


On the 11th February, the team lead by Susana Freitas joined at Tagus Park to review the scientific activities and discuss the career plans.
The group could also visit the Nanophysics Lab and learn about the thin films deposited at the sputtering machine.


Dr. António Guterres
"O meu sonho era ser investigador em Física e a melhor Escola em Física era o Instituto Superior Técnico" A Física permaneceu "a grande sedução intelectual
da minha vida", revelou António Guterres, Secretário Geral da ONU, em entrevista à SIC, 28 de Dezembro de 2016
Dr. António Guterres
"O meu sonho era ser investigador em Física e a melhor Escola em Física era o Instituto Superior Técnico" A Física permaneceu "a grande sedução intelectual
da minha vida", revelou António Guterres, Secretário Geral da ONU, em entrevista à SIC, 28 de Dezembro de 2016


No Departamento de Física do IST,
Temos o enorme privilégio de poder estudar e trabalhar em Física e Engenharia Física.
Desejamos a todos os membros do Departamento de Física, estudantes, investigadores, funcionários não docentes, professores  e ainda aos nossos muitos colaboradores com especial destaque aos alumni e amigos, que 2017 traga novas ideias, novos projetos e que seja possível a sua concretização.
Venha então o 2017!
Boas Festas!
Bom Ano de 2017!

Attachments


Todos os eventos.