Comemorações dos 30 anos do MEFT

O MEFT nasceu como LEFT - Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica há 30 anos.

No evento Newtonmas'2016 celebraram-se os 30 anos do início do 1º curso com o 1º ano em 1986/1987, e em 2017 celebram-se os 30 anos dos primeiros graduados da LEFT (no verão de 1987). Assim, o Departamento de Física celebra os 30 anos do MEFT ao longo do ano lectivo 2016/2017 com o programa de actividades indicado em baixo.

Programa das Comemorações

23 de Maio - Dia do Técnico

Cerimónias de comemoração do dia do Instituto Superior Técnico. Englobadas nas cerimónias do aniversário do IST, o Departamento de Física organiza actividades abertas ao público e Alumni, sendo uma oportunidade para reunir os Alumni-Física, com experiências em sala de aula, mostra de alguns items e atividades do Departamento, e contando com a presença do NFIST na animação do espaços de entrada junto ao Auditório Abreu Faro.

28-29 de Junho - Dias da Física - MEFT | A desafiar os Limites em Ciência e Tecnologia

6ª edição do encontro MEFT | a desafiar os limites da Ciência e Tecnologia, dirigida aos candidatos ao Ensino Superior 2017/2018. Apresentam-se várias micro-palestras sobre diversas áreas da Física e abrem-se alguns laboratórios associados ao Departamento de Física, em particular ISTTOK e Laboratório de Lasers Intensos do IPFN - Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, INESC-Microsistemas e Nanotecnologias e Laboratório de Raios Cósmicos.

23 de Setembro - MEFT | A alargar os Limites em Ciência e Tecnologia

Este encontro é especialmente dedicado a todas as alunas e alunos do 1ºciclo do MEFT. Nesta 1ª edição do MEFT | A alargar os Limites em Ciência e Tecnologia e num ambiente descontraído, iremos partilhar as questões de física e tecnologia que investigamos. Estão também previstos debates sobre questões e desafios actuais. O objectivo é apresentar-nos a todos aqueles que aceitem o nosso convite para continuar com o MEFT a alargar os limites da ciência e da tecnologia! Contaremos ainda com a presença de ex-alunos e de colegas ligados à investigação e às empresas, em Portugal e no estrangeiro.

16 de Novembro - Tech-day

O Departamento de Física organiza um dia dedicado às tecnologias. Nesta 1ª edição do PHYSICS Technology Day convidamos empresas/indústrias de várias áreas a apresentar as suas actividades e apontar desafios que podem vir a ser de grande interesse para um aluno de MEFT. Será uma excelente oportunidade para as empresas conhecerem os nossos alunos e abrir caminho para carreiras em áreas de física aplicada, engenharia e tecnologias.

16 de Dezembro - Newtonmas'2017

Workshop dedicado aos 30 anos do MEFT e jantar-convívio de encerramento das comemorações dos 30 anos do MEFT.

Neste workshop de encerramento teremos uma "IST Distinguished Lecture" com o Professor Clément Mouhot da Universidade de Cambridge.

Data a confirmar - Colóquio especial

Palestra dedicada ao testemunho de um Alumni com carreira na indústria.