Área científica de física de partículas e física nuclear

Física de Partículas e Física Nuclear (FPFN) é uma das áreas científicas mais destacadas do Departamento de Física. Os Investigadores/Professores a trabalhar nesta área estão intregados em unidades de Investigação (centros, laboratórios) finaciadas pela FCT- Ministério da Ciência. Os seus trabalhos de investigação são publicados nas mais importantess revistas internacionais de física nesta área.

A investigação em FPFN conta com diversas colaborações das mais diversas instituições internacionais de grande renome, tais como o CERNPierre Auger ObservatoryJefferson Lab e as mais destacadas universidades Europeias e dos Estados Unidos.

A trabalhar nas unidades de investigação encontram-se muitos investigadores post-docs estrangeiros.

No 3º ciclo é possivel fazer um Doutoramento em Física de Partículas e Física Nuclear, no Departamento de Física do IST.

Os alunos do 2º ciclo no MEFT realizam dissertações de mestrado sob orientação de investigadores que trabalham nesta área. Esta investigação está geralmente incluída em projectos de investigação relacionados com colaborações científicas internacionais.

Bolsas de iniciação à investigação e Bolsas de investigação: vários alunos do MEFT obtêm bolsas de investigação no âmbito de projectos nesta área.

Coordenador da área: Professor Mário Pimenta, Professor Catedrático do IST.

Mais informação  sobre a formação nesta área >>