Disciplina
Química-Física
Área
Área Científica de Química-Física, Materiais e Nanociências > Química-Física
Activa nos planos curriculares
LEQ 2021 > LEQ 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Química-Física
MEQ 2006 > MEQ 2006 > 1º Ciclo > Ciências de Engenharia > Química-Física
MEBiol 2006 > MEBiol 2006 > 1º Ciclo > Ciências de Engenharia > Química-Física
Nível
50% Exame Final + 30% Laboratórios + 20% questionários (e.g. Kahoot) em aula. Avaliação dos Labs - 60% 2 trabalhos laboratoriais (30% execução + 70% relatório/discussão) + 40% projecto (tecnica escolhida + execução experimental + apresentação oral/resultados e seu tratamento)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
1.0 h/semana
112.0 h/semestre
Objectivos
Introduzir grandes áreas da Química-Física de aplicação relevante em Engenharia Química, designadamente Química Quântica e Espetroscopia, Macromoléculas, e Superfícies e Interfaces. Abordagens molecular e macroscópica, salientando a relação entre as propriedades dos sistemas químicos à escala macroscópica e ao nível molecular (microscópico). Discussão da relevância dos conhecimentos adquiridos para a Engenharia Química, através de exemplos e casos de aplicação.
Programa
1. QUÍMICA QUÂNTICA E ESPETROSCOPIA (Equilíbrio e não-equilíbrio) Química Quântica e estrutura molecular. Processos radiativos. Espetroscopias vibracionais. Espetroscopias electrónicas. Laseres. Ressonância Magnética Nuclear. 2. MACROMOLÉCULAS (Equilíbrio) Macromoléculas e polímeros. Propriedades específicas e métodos de caracterização estrutural. 3. SUPERFÍCIES E INTERFACES (Equilíbrio) Estrutura e propriedades superficiais e interfaciais. Métodos experimentais de estudo. Colóides. Adsorção.
Metodologia de avaliação
50% Exame Final + 30% Laboratórios + 20% questionários (e.g. Kahoot) em aula. Avaliação dos Labs - 60% 2 trabalhos laboratoriais (30% execução + 70% relatório/discussão) + 40% projecto (tecnica escolhida + execução experimental + apresentação oral/resultados e seu tratamento)
Pré-requisitos
Mecânica e Ondas, Eletromagnetismo e Ótica, Materiais, Termodinâmica Química, Termodinâmica para a Engenharia Química
Componente Laboratorial
Dois trabalhos laboratoriais com procolo experimental fornecido, relatório e discussão; um projecto aberto sobre um desafio societal onde os alunos têm que desenhar o protocolo, executá-lo, e apresentar e discutir os metodos escolhidos e os resultados.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Utilização de programas como R Project, Matlab e Excel para análise e tratamento de dados experimentais (regressões lineares e não lineares, tratamento estatístico de resultados).
Componente de Competências Transversais
Pensamento estratégico e criatividade - desenvolvida nos laboratórios (projecto) Pensamento crítico - desenvolvida nas TP, laboratórios Trabalho em equipa - desenvolvida nos laboratórios Comunicação escrita - desenvolvida nos laboratórios (projecto, relatorios) Comunicação oral - desenvolvida nos laboratórios (discussões relatório e apresentação) Responsabilidade Social e Cívica - desenvolvida no projecto de laboratório 15% da avaliação global correspondem a competências transversais
Bibliografia
Principal
R. J. Silbey, R. A. Alberty, M. G. Bawendi