Sumários
Enzimas para a manipulação in vitro de moléculas de DNA
25 setembro 2008, 14:30 • Leonilde Morais Moreira
Continuou-se a descrição das várias enzimas capazes de actuar sobre DNA in vitro: fosfatases/cinases, transferase terminal, polimerases. Iniciou-se a discussão sobre a utilização de endonucleases de restrição nos processos de obtenção de fragmentos de DNA.
Enzimas para a manipulação in vitro de moléculas de DNA
23 setembro 2008, 15:30 • Leonilde Morais Moreira
Fez-se uma descrição sumária das técnicas para extracção de DNA cromossómico e plasmídico bem como de fagos bacterianos
Iniciou-se a descrição das várias enzimas capazes de actuar sobre DNA in vitro, nomeadamente as várias nucleases.
Introdução às técnicas microbiológicas
23 setembro 2008, 08:30 • Jorge Humberto Gomes Leitão
Preparação de meios de cultura sólidos e líquidos; técnicas de assépsia; inoculação de meios sólidos e líquidos.
Isolamento e enumeração de bactérias e fungos cultiváveis presentes em amostras ambientais.
Observação microscópica de bactérias: coloração de Gram das bactérias do iogurte e culturas puras de Escherichia coli e Bacillus subtilis.
A tecnologia do DNA recombinado: passos gerais e vectores de clonagem
18 setembro 2008, 14:30 • Leonilde Morais Moreira
Fez-se o historial do aparecimento da Engenharia Genética, nos anos 70 do sec XX, na sequência da descoberta da acção das Endonucleases de Restrição e sua utilização na tecnologia do rDNA. Salientou-se a importância do conhecimento nesta área no campo empresarial, dando como exemplo do aparecimento nos EUA da empresa Genentech.
Discutiu-se o âmbito da tecnologia do DNA recombinado (rDNA) em Engenharia Genética, referindo-se sumariamente os vários passos envolvidos. Definiu-se o conceito de vector de clonagem e salientou-se a importância da utilização de plasmídeos e fagos.
Apresentação da disciplina
16 setembro 2008, 15:30 • Leonilde Morais Moreira
Apresentou-se o programa e objectivos da disciplina. Foi ainda explicitada a metodologia de aprendizagem ao longo do semestre e a forma como as diversas componentes da avaliação se compatibilizam com a aprendizagem.
Foram distribuídos os alunos pelas turmas de laboratórios após algumas informações gerais sobre o funcionamento dos laboratórios.