Sumários

Teorema de Mudança de Coordenadas

26 março 2012, 17:00 Sílvia Nogueira da Rocha Ravasco dos Anjos

Definição de mudança de variáveis em  \( \mathbb{R}^n\). O exemplo das coordenadas polares. Teorema de mudança de coordenadas para integrais em \( \mathbb{R}\).  Enunciado do teorema da mudança de coordenadas para integrais múltiplos. Um exemplo de cálculo de um integral em coordenadas polares.

 


Teorema de Mudança de Coordenadas

26 março 2012, 16:00 Sílvia Nogueira da Rocha Ravasco dos Anjos

Definição de mudança de variáveis em  \( \mathbb{R}^n\). O exemplo das coordenadas polares. Teorema de mudança de coordenadas para integrais em   \( \mathbb{R}\).  Enunciado do teorema da mudança de coordenadas para integrais múltiplos. Um exemplo de cálculo de um integral em coordenadas polares.

 


Ficha 6.

26 março 2012, 14:00 António Manuel Atalaia Carvalheiro Serra

Ficha 6.


Extremos. Integrais múltiplos.

26 março 2012, 14:00 Sílvia Nogueira da Rocha Ravasco dos Anjos

Realização de exercícios da Ficha 4 sobre classificação de pontos de estacionaridade e da Ficha sobre 5 sobre cálculo de integrais múltiplos.


Funções integráveis

23 março 2012, 17:00 Sílvia Nogueira da Rocha Ravasco dos Anjos

Funções contínuas em intervalos compactos são funções integráveis. Conjuntos de conteúdo nulo. Funções contínuas excepto num conjunto de conteúdo nulo, definidas em conjuntos compactos, são funções integráveis. Exemplos de determinação de extremos de integração de integrais de volume (continuação).