Métodos de Avaliação

A avaliação tem duas componentes: avaliação contínua durante as aulas práticas e a nota dos testes ou exame. 

Funcionamento das aulas práticas: Haverá uma lista semanal de exercícios propostos. Estes exercícios devem ser resolvidos pelos alunos antes das respectivas aulas práticas. Durante as aulas práticas os alunos trabalharão em grupos de 4 para finalizar a resolução dos exercícios, recorrendo ao docente para esclarecer eventuais dúvidas. Em cada aula prática os alunos resolverão, durante 10 minutos, um exercício-teste com grau de dificuldade semelhante ao da lista de exercícios propostos. Este exercício-teste será corrigido. O docente avaliará o trabalho feito pelos alunos dentro e fora das aulas. Esta avaliação resultará na nota da avaliação contínua. O docente das aulas práticas registará semanalmente os resultados da sua avaliação numa ficha com o nome, número e fotografia de cada aluno. 

Avaliação contínua:  A nota da avaliação contínua, NC,  será um inteiro de 1 a 2 atribuído pelo docente das aulas práticas com base no trabalho do aluno, de acordo com a seguinte correspondência: 2 - bom; 1 - insuficiente. 

Avaliação por testes ou exame: Haverá dois testes de 1h30m. O primeiro será no dia 14 de Abril  e o segundo no dia 2 de Junho. Na data de recurso, 23 de Junho, os alunos poderão escolher melhorar a nota de qualquer um dos testes, ou fazer exame. Não é necessário decidir antecipadamente qual dos testes se vai melhorar. Não há nota mínima nos testes. A nota da avaliação escrita, NE, é a média das melhores notas obtidas nos dois testes.

A Nota Final  é calculada recorrendo à seguinte tabela:

NE/NC12
9Rep10
101011
111112
121213
131314
141415
151515
161616
171717
18OralOral
19OralOral
20OralOral

Como indicado na tabela, uma nota superior a 17 dá acesso a uma prova oral a combinar com o responsável. Não comparência à prova oral resulta numa nota final de 17.

Para os trabalhadores estudantes, bem como para os alunos inscritos na secretaria para melhoria de nota, a nota final é simplesmente a NE. Estes alunos poderão ter acesso à avaliação contínua, se assim o desejarem e as condições o permitirem. 

Não é permitido o uso de calculadora nem a consulta de materiais de estudo  durante as provas de avaliação. Os alunos devem apresentar-se aos testes ou exame munidos do Bilhete de Identidade ou cartão de aluno do IST.