Dissertação

{pt_PT=Análise do Transporte Flúvio-Maritimo de Minério de Ferro no Rio Douro} {} EVALUATED

{pt=Pretende-se realizar um estudo de viabilidade do transporte de minério de ferro através de navios graneleiros rio-mar desde um terminal fluvial no rio Douro até um terminal marítimo em Aveiro. O problema de transporte é dividido em duas partes. A primeira é referente ao dimensionamento inicial destes navios de forma a obter as características principais, tais como: dimensões principais, capacidade de carga, potência necessária e velocidades de operação. Nesta primeira parte é feita a optimização de todos estes parâmetros através de um método de optimização não-linear considerando as limitações físicas da rota como a profundidade mínima no canal de navegação e as dimensões das eclusas existentes. A segunda parte é referente ao dimensionamento dos terminais. No caso do terminal fluvial, que ainda não existe, além do dimensionamento é elaborado um possível arranjo geral e uma localização. No caso do terminal marítimo são consideradas as alterações necessárias ao terminal de graneis sólidos já existente em Aveiro. A análise do sistema de transporte é feita através de métodos de simulação. Nesta parte o sistema de transporte é analisado como um todo, juntando todos os parâmetros que constituem e influenciam o sistema, tais como as eclusas e o tráfego fluvial existente. Pretende-se com isto reproduzir o sistema da forma mais real possível. Para as simulações foram criados vários cenários com diferentes configurações dos terminais. Todos estes cenários são comparados através de indicadores de desempenho. Através destes resultados é possível identificar os parâmetros que mais beneficiarão o sistema de transporte. , en=It is intended to do a feasibility study and analysis of the transport of iron-ore by river-sea bulk carriers from a river terminal in river Douro to a sea terminal in Aveiro. In this study the transport problem is divided in two parts. First the preliminary ship design in order to obtain the river-sea bulk carrier main dimensions, cargo capacity, power requirements and design speed. This is made by means of non-linear optimization considering route limitations like the depth of the river and the dimensions of the floodgates. Secondly the terminals design, in the case of the river terminal, which doesn’t exist, all the terminal specifications, characteristics and layout have to be design. In the case of the sea terminal it is conceived an upgrade to the already existing bulk terminal in Aveiro. The analysis of the entire transport system is made by means of simulation were the two parts, ship and terminals, together with all the parameters that can influence the transportation such as the river locks and the existing river traffic gather allowing to mimic the reality as close as possible. For the simulations, several scenarios of terminal configurations and cargo equipment were considered. All these scenarios were compared by analysis of performance measures such as annual cargo throughput, port time, waiting times, berth times and rate of equipment utilization in the terminals. With these results it’s possible to identify the parameters that can benefit these transport system. }
{pt=projecto de navios, modelo de síntese do navio, vias navegáveis interiores, optimização, simulação, navios graneleiros rio-mar., en=ship design, synthesis model, inland waterways, optimization, simulation, river-sea bulk carrier.}

dezembro 22, 2014, 14:0

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

Manuel Filipe Simões Franco Ventura

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado