Disciplina

Área

Área Cientifica de Ciências de Engenharia Química > Catálise e Engenharia das Reacções

Activa nos planos curriculares

MEQ 2021 > MEQ 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Combustíveis Sustentáveis

Min-EH 2021 > Min-EH 2021 > Combustíveis Sustentáveis

MEAmb 2021 > MEAmb 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Combustíveis Sustentáveis

MEGE 2021 > MEGE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Armazenamento de Energia > Opções da Área de Especialização > Combustíveis Sustentáveis

MERE 2021 > MERE 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Combustíveis Sustentáveis

MEAmbi 2008 > MEAmbi 2008 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opções 4º Ano > Combustíveis Sustentáveis

MEQ 2006 > MEQ 2006 > 2º Ciclo > Opções > Minors > Ambiente e Energia > Combustíveis Sustentáveis

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação em Combustíveis > Formação Especializada em Combustíveis > Opção > Combustíveis Sustentáveis

Nível

Os alunos serão avaliados por meio de um trabalho monográfico (70%) sobre um assunto diretamente relacionado com os temas abordados ao longo do curso e 2 mini-testes (30%) durante o semestre. O trabalho monográfico será sujeito a uma apresentação pública com discussão.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

Objectivos

Dar aos estudantes uma visão integrada da produção e utilização de combustíveis alternativos. Análise detalhada do processo de gaseificação, com um ênfase especial na produção de Gás de Síntese e da sua conversão em combustíveis. Visão geral das diferentes alternativas processuais para a conversão química de biomassa em combustíveis líquidos.

Programa

Visão histórica da utilização de combustíveis alternativos – do etanol à utilização do processo de Fischer-Tropsch. A produção de combustíveis por gaseificação de biomassa, quer por processos químicos quer biológicos. Produção de hidrogénio por processos de reforming ou electroquímicos. A produção de hidrogénio como forma de armazenamento de fontes renováveis que não estão permanentemente disponíveis. Produção de metanol, etanol e metano por processos de gaseificação. Processos para a produção de Gás de Síntese a partir de biomassa, carvão e hidrocarbonetos. Conversão catalítica de Gás de Síntense em hidrocarbonetos pelo processo de Fischer-Tropsch. Pós-processamento de produtos de síntese de Fischer-Tropsch. Outros processos químicos para a conversão de material lenho-celulósico em combustíveis líquidos – óleos de pirólise, despolimerização de lignina e celulose em fase líquida. Formulação de combustíveis por combinação de fracções – o papel dos diferentes aditivos para os combustíveis. Análise técnico – económica dos processos de conversão de combustíveis gasosos em combustíveis líquidos, tendo em atenção a respectiva compatibilização com os motores actualmente disponíveis em termos comerciais, e as normas de circulação e parqueamento existentes, nomeadamente nos vários países europeus .

Metodologia de avaliação

Os alunos serão avaliados por meio de um trabalho monográfico (70%) sobre um assunto diretamente relacionado com os temas abordados ao longo do curso e 2 mini-testes (30%) durante o semestre. O trabalho monográfico será sujeito a uma apresentação pública com discussão.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Alternative Fuels for Transportation (The CRC Press Series in Mechanical and Aerospace Engineering)

A S Ramadhas,

2010

CRC Press


Alternative Fuels – The Future of Hydrogen

M.F. Hordeski,

2008

CRC Press.


Fischer-Tropsch Refining,

A. de Klerk,

2011

Wiley-VCH.


Biomass Gasification and Pyrolysis: Practical Design and Theory

P. Basu,

2010

Academic Press.


The Biomass Assessment Handbook: Bioenergy for a Sustainable Environment

S. Hemstock,

2008

Earthscan.


Handbook of Alternative Fuel Technologies,

S. Lee, J.G. Speight, S.K. Loyalka,

2007

CRC Press.


Chemical Process Technology

J.A. Moulijn, M. Makkee, A. Van Diepen,

2001

Wiley