Sumários

5ª Aula de Laboratório (Turno A)

27 abril 2012, 15:00 Vitor Malo Machado

Execução do 3º Trabalho de Laboratório:"Circuito RLC - série em regime forçado sinusoidal".


19ª Aula Teórica (Turno 2)

27 abril 2012, 11:00 Vitor Malo Machado

Interrupção da corrente primária de um transformador em vazio em regime forçado sinusoidal através de uma capacidade de protecção. Consideração do regime oscilatório amortecido: cálculo das constantes de integração por imposição das condições iniciais do problema. Interpretação energética da solução fracamente amortecida. Previsão da tensão máxima aos terminais do condensador por considerações energéticas.

Cap.8 - Campo electromagnético. Fenómenso rapidamente variáveis no tempo. Equação de onda do campo electromagnético no vazio. Velocidade de propagação. Interpretação energética das equações de Maxwell para casos sem histerese magnética: teorema de Poynting. Fluxo de energia em regime estacionário, quase-estacionário e em sistemas de transmissão com condutores perfeitos.  


19ª aula teórica (turmas 1, 2 e 3)

27 abril 2012, 09:30 José António Marinho Brandão Faria

Conclusão do estudo do regime transitório da interrupção dum circuito RL protegido por um condensador em paralelo, no caso de a equação característica possuir 2 raizes complexas conjugadas (com parte real negativa). Aplicação das duas condições iniciais. Determinação analitica da corrente iL(t) e da tensão uC(t) e sua representação gráfica. Interpretação física das oscilações (permutação de energia entre o L e o C) e do amortecimento (perdas de Joule em R). Interpretação física da sobretensão capacitiva (em t = T/4), no caso de fraco amortecimento.

Parte IV - Regimes rapidamente variáveis no tempo.

Cap. 8 - Fenómenos do campo electromagnético. Auto-sustentabilidade do campo electromagnético. Ondas electromagnéticas em espaço livre; equação de onda do campo; velocidade de propagação. Demonstração do teorema de Poynting a partir das equações de Maxwell; fluxo de energia; vector de Poynting S = ExH; interpretação da potência como resultado do fluxo de S  através duma superfície. 


5ª aula de laboratório - turno A

26 abril 2012, 15:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do trabalho: " Circuito RLC-série em regime forçado alternado sinusoidal".


5ª aula de laboratório - turno A

24 abril 2012, 15:30 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do trabalho: " Circuito RLC-série em regime forçado alternado sinusoidal".