Sumários

4ª aula de laboratório - turnos A e B

11 abril 2012, 09:30 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Revisões.


14ª Aula Teórica (Turno 2)

3 abril 2012, 11:00 Vitor Malo Machado

Aproximações do regime quase-estacionário - sua aplicação ao estudo do circuito RLC série. Regime forçado alternado sinusoidal; caracterização de funções sinusoidais no tempo (amplitude, frequência, período e fase). Valor eficaz. Representação simbólica de grandezas sinusoidais. Amplitudes complexas. Relações entre operações no domínio do tempo e operações sobre amplitudes complexas.


14ª aula teórica (turmas 1, 2 e 3)

3 abril 2012, 09:30 José António Marinho Brandão Faria

Cap. 7 - Análise de circuitos de parâmetros concentrados (fenómenos lentamente variáveis no tempo).

Aproximações do regime quase-estacionário e sua aplicação na escrita das equações que governam o funcionamento temporal do circuito RLC.

Regime permanente sinusoidal. Importância prática das sinusóides em Electrotecnia. Caracterização de funções sinusoidais no tempo (amplitude, período, frequência e fase). Conceito de desfasagem (avanços e atrasos); casos notáveis de sinusóides em fase, em oposição de fase e em quadratura). Conceito de valor eficaz para funções periódicas e sua particularização para o caso sinusoidal.

Representação simbólica de grandezas sinusoidais através das respectivas amplitudes complexas. Relações entre operações no domínio do tempo (soma, diferenciação e integração) sobre sinusóides e as correspondentes operações sobre amplitudes complexas.


4ª aula de laboratório - turnos A e B

2 abril 2012, 15:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Revisões.


13ª Aula Teórica (Turno 2)

30 março 2012, 11:00 Vitor Malo Machado

Cap. 6 - Fenómenos de indução eléctricos. Equações fundamentais. Equação da continuidade e princípio da conservação da carga. Aplicação ao circuito de carga de um condensador. Corrente de deslocamento. Linhas fechadas da corrente total: de condução e de deslocamento. Equações de maxwell e lei de Ampère generalizada. Variação da corrente eléctrica ao longo do comprimento de um condutor devida à existência de corrente de deslocamento transversal. Generalização do princípio da conservação da carga para sistemas de multicondutores. Aplicação a um cabo trifásico com os condutores de fase ligados entre si na entrada e em vazio na saída. 

Cap. 7 - Circuitos de parâmetros concentrados. Definição e aproximação quasi-estacionária.