Sumários

2ª aula de laboratório - turno A

5 março 2012, 15:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Execução do 1º Trabalho de Laboratório: "Estudo Experimental do Campo Eléctrico por Analogia Reo-Eléctrica".


5ª Aula Teórica (Turno 2)

2 março 2012, 11:00 Vitor Malo Machado

Cap. 3. Campo eléctrico das correntes estacionárias. Equações fundamentais. Condutividade e mobilidade. Vector densidade de corrente. Intensidade de corrente.Intensidade de corrente num condutor. Lei de Kirchhoff das correntes.  Condutância e resistência dum troço condutor (com comportamento linear). Lei de Ohm. Efeito de Joule. Analogia entre as equações da Electrostática e da Corrente Estacionária (analogia reo-eléctrica). Potência correspondente à energia dissipada por efeito de Joule numa resistência.


5ª Aula Teórica (turmas 1, 2 e 3)

2 março 2012, 09:30 José António Marinho Brandão Faria

Cap. 3. Correntes Eléctricas Estacionárias.

Equações fundamentais. Condutividade. Vector densidade de corrente. Intensidade de corrente. Lei de Kirchhoff das correntes (KCL). Condutância e resistência dum troço condutor. Lei de Ohm. Analogia entre a Electrostática e a Corrente Estacionária (Q <-> I e C <-> G). Efeito de Joule; densidade volúmica da potência de perdas; potência de Joule.


1ª aula de laboratório - turno B

1 março 2012, 15:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Apresentação. Resolução de problemas do campo electrostático: campo de uma carga filiforme e campo de uma linha bifilar - método das imagens.


1ª Aula de Laboratório (Turno B)

29 fevereiro 2012, 15:30 Vitor Malo Machado

Apresentação. Resolução de problemas do campo electrostático: campo de uma carga filiforme e campo de uma linha bifilar - método das imagens.