Sumários

6ª aula de laboratório - turno A

9 maio 2012, 09:30 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do trabalho: "Regimes transitórios".


21ª Aula Teórica

8 maio 2012, 11:00 Vitor Malo Machado

Penetração do campo electromagnético num condutor cilíndrico - efeito pelicular. Aproximação quase-estacionária - desprezo da corrente de deslocamento no interior do condutor. Solução para o campo electromagnético harmónico no tempo. Profundidade de penetração. Cálculo da impedância interna por unidade de comprimento a partir do teorema de Poynting complexo. Aproximações às baixas e às altas frequências. Interpretação física da aproximação às altas frequências tendo em conta a profundidade de penetração do campo. 


21ª aula teórica (turmas 1, 2 e 3)

8 maio 2012, 09:30 José António Marinho Brandão Faria

Análise em frequência do efeito pelicular em condutores cilindricos circulares, com E e J longitudinais e H azimutal. Desprezo da corrente de deslocamento para meios bons condutores. Equações diferenciais relativas às amplitudes complexas dos campos E e H (coordenadas cilindricas).

Campo H(r) satisfazendo à equação de Bessel de 1ª ordem. Profundidade de penetração e sua dependência da frequência. Aplicação das condições fronteira em r = 0 e r = r0  para obtenção da solução H(r). Dedução da solução para E(r) e J(r). Gráficos normalizados de J(r) e H(r), no intervalo 0 < r < r0  para várias frequências.

Obtenção da expressão geral da impedância do condutor por unidade de comprimento, Z(w), através do cálculo do fluxo interno do vetor de Poynting complexo através da superfície lateral do cilindro de raio r0  e comprimento unitário. Gráficos da parte real e da parte imaginária da impedância Z(w) em função da raiz quadrada da frequência.   

Particularização da impedância Z(w) para o caso do efeito pelicular fraco (profundidade de penetração >> r0) recorrendo aos desenvolvimentos em série das funções de Bessel J0 e J1. Interpretação física.

Particularização da impedância Z(w) para o caso do efeito pelicular intenso (profundidade de penetração << r0) recorrendo aos desenvolvimentos assimptóticos das funções de Bessel J0 e J1. Interpretação física.


6ª aula de laboratório - turno A

7 maio 2012, 15:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do trabalho: "Regimes transitórios".


20ª Aula Teórica (Turno 2)

4 maio 2012, 11:00 Vitor Malo Machado

Campos harmónicos no tempo: noção de amplitude complexa de um vector;polarização elíptica, linear e circular; cálculo simbólico. Valor eficaz de um vector. Equações de Maxwell em notação simbólica (domínio da frequência). Equações de constituição no domínio da frequência para meios lineares e isotrópicos. Teorema de Poyinting complexo. Campo electromagnético em meios condutores - solução em regime estacionário.