Sumários

3ª Aula de Laboratório (Turno A)

21 março 2012, 15:30 Vitor Malo Machado

Execução do 2º Trabalho de Laboratório:"Estudo de um Circuito Magnético e dos Fenómenos de Indução Magnética Associados".


3ª aula de laboratório - turno A

21 março 2012, 09:30 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do trabalho :"Estudo de um circuito magnético e dos fenómenos de indução magnética associados".


10ª Aula Teórica (Turno 2)

20 março 2012, 11:00 Vitor Malo Machado

Aproximação quase-estacionária - definição e aproximação das equações. Relação entre comprimento e comprimento de onda para regimes harmónicos no tempo quase-estacionários. Fenómenos de indução magnética. Campo eléctrico gradiante e de indução. Potencial vector. Tensão eléctrica, sua dependência com o caminho. Lei da indução. Determinação do ruído magnético num par de terminais de um circuito integrado. Aplicação da lei da indução a sistemas constituídos por mais de um circuito ligados magnéticamente - caso não linear.


10ª aula teórica (turmas 1, 2 e 3)

20 março 2012, 09:30 José António Marinho Brandão Faria

Parte III - Campos lentamente variáveis no tempo.

Cap. 5 - Fenómenos de indução magnética.

Equações fundamentais. Campo eléctrico gradiente e campo eléctrico de indução. Potencial vector. Distinção entre tensão eléctrica e diferença de potencial. Dependência da tensão do caminho de integração entre 2 pontos.

Lei da indução. Exemplo de aplicação da lei da indução a um par de fios perturbados por "ruído magnético" externo (mitigação do efeito do ruído por dobragem periódica dos fios). Aplicação da lei da indução a um sistema linear de duas bobinas, uma das quais em vazio; cálculo de u1(t) e de u2(t) em função de i1(t) e dos coeficientes de indução; gráfico temporal de u2(t) para o caso de i1(t) ser uma função triangular; interpretação física da polaridade (negativa e positiva) dos impulsos observados em u2(t).


3ª aula de laboratório - turno A

19 março 2012, 15:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do trabalho :"Estudo de um circuito magnético e dos fenómenos de indução magnética associados".