Sumários

8ª Aula Teórica (Turno 2)

13 março 2012, 11:00 Vitor Malo Machado

Estudo de circuitos magnéticos: Aproximações usuais; Exemplo de aplicação das leis fundamentais visando o cálculo dos campos H e B num circuito magnético com duas janelas (caso não-linear e caso linear) - conclusão.

Conceito de relutância magnética de um troço de circuito com comportamento linear; cálculo aproximado da relutância de troços homogéneos com campos uniformes. Aplicação ao circuito magnético com duas janelas.

Fluxo ligado com um contorno apoiado num circuito condutor fechado. Coeficiente de auto-indução L. Coeficiente de auto-indução de uma bobina enrolada num núcleo fechado ferromagnético linear (cálculo aproximado com desprezo da dispersão). Energia magnética armazenada no campo e densidade volúmica de energia.


8ª aula teórica (turmas 1, 2 e 3)

13 março 2012, 09:30 José António Marinho Brandão Faria

Aplicação da lei de Ampère ao estudo de circuitos magnéticos não-lineares (sem recurso ao conceito de relutância).

Noção de fluxo ligado com um contorno. Conceito de coeficiente de auto-indução (ou indutância) de um circuito eléctrico. Exemplos de aplicação: Indutância de uma linha bifilar de condutores finos; Indutância de uma bobina enrolada num núcleo ferromagnético linear, com desprezo da dispersão.

Energia magnética armazenada no campo (analogia com a energia eléctrica); caso linear Wm = LI2/2. Interpretação da energia magnética através da integração em volume (núcleo do circuito magnético) da densidade volumétrica de energia magnética BH/2 (meio linear).


2ª aula de laboratório - turno B

12 março 2012, 15:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Execução do 1º Trabalho de Laboratório: "Estudo Experimental do Campo Eléctrico por Analogia Reo-Eléctrica".


7ª Aula Teórica (Turno 2)

9 março 2012, 11:00 Vitor Malo Machado

Vector indução magnética: linhas fechadas e fluxo nulo através de uma superfície fechada. Fluxo de indução magnética. Lei dos cortes do fluxo de indução magnética. Equação de constituição do meio; vector magnetização; susceptibilidade magnética; permeabilidade magnética. Materiais ferromagnéticos: saturação e histerese. Estudo de circuitos magnéticos: aproximação da ausência de dispersão magnética - conservação do fluxo de indução. 


7ª aula teórica (turmas 1, 2 e 3)

9 março 2012, 09:30 José António Marinho Brandão Faria

Análise da equação div B= 0. Campo B com linhas de força fechada; fluxo nulo através duma superfície fechada. Noção de fluxo de indução magmética.

Relação B=B(H). Vector magnetização. Permeabilidade magnética. Materiais ferromagnéticos: saturação e histerese. Irreversibilidade do processo de magnetização-desmagnetização. Ferros duros e macios.

Estudo de circuitos magnéticos. Aproximações usuais (desprezo da dispersão, consideração de campos uniformes por troços, desprezo do alastramento lateral das linhas de campo na região dos entreferros). Conceito de relutância magnética dum troço de circuito com comportamento linear e respectivo cálculo aproximado. Exemplo de aplicação das leis fundamentais na análise dum circuito magnético linear com duas janelas, elegendo os fluxos de indução magnética como incógnitas principais. Cálculo dos campos B e H a partir dos fluxos magnéticos nas várias peças.