Dissertação

{pt=Study of hydrodynamic interaction loads in shallow water and with complex boundaries} {} EVALUATED

{pt=Foi implementado um código de forma a estimas as forças hidrodinâmicas que actuam sobre os navios, recorrendo à técnica de utilização de painés adaptativos com base na formulação de Hess e Smith. Em contraste com o método da imagem reflectida, a flexibilidade dos painéis adaptativos, nomeadamente a utilização de uma única camada de fontes na superfície do fundo ou de outros objectos, torna possível a estimativa das forças hidrodinâmicas em águas restritas, como seja o caso de um navio a navegar num canal, ou em zonas dragadas. Adicionalmente, um código de interpolação foi igualmente desenvolvido para a discretização do casco do navio num certo número de painéis a serem usados pelo código potencial. Esta tese inicialmente validou o método dos painéis adaptativos com o método da imagem reflectida, comparando as massas adicionadas individuais obtidas por ambos os métodos, e prosseguiu com a determinação dos parâmetros relevantes com vista ao uso prático do método dos painéis adaptativos. Depois, utilizando o método dos painéis adaptativos, alguns casos de interacção de forças em actuação num único navio navagando em águas restritas foram simulados. Finalmente, resultados numéricos das forças de interacção que actuam em navios durante manobras de proximidade quando em águas restritas, são comparados com resultados experimentais, sendo que conclusões relevantes são tomadas. , en=A code has been implemented to estimate the hydrodynamic interaction forces acting on ships using panelled moving patch method based on the Hess and Smith formulation. In contrast with mirror-image method, the flexibility of moving a panelled moving patch, namely, distributing a single layer of sources on the surface of the bottom or other objects makes it possible to estimate the hydrodynamic forces in restricted waters, such as a ship sailing in a canal, above a dredged channel. In addition, an interpolation code has also been created to discretize a ship hull into a certain number of panels for the use of the potential code. This thesis first validated the panelled moving patch method with mirror-image method by comparing the isolated added masses computed by both methods, and then discussed the determination of relevant parameters for the practical use of the moving patch method. After that, using the panelled moving patch method, some cases of hydrodynamic interaction forces acing on a single ship sailing in restricted waters are simulated. Finally, numerical results of interaction forces acting on ships during overtaking, passing by and encountering in shallow water are compared to experimental data, and relevant conclusions are drawn. }
{pt=interacção navio-navio, águas restritas, formulação de Hess e Smith, método da imagem reflectida e método dos painéis adaptativos, discretização de casco do navio, en=ship-ship interaction, restricted waters, Hess and Smith formulation, mirror-image method and panelled moving patch method, ship hull discretization.}

dezembro 16, 2010, 16:0

Orientação

CO-ORIENTADOR

Carlos António Pancada Guedes Soares

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Sergey Sutulo

Unidade de Engenharia e Tecnologia Naval (UETN)

Professor Associado Convidado