Dissertação

{pt=Simulação do efeito de diferentes políticas de manutenção de equipamentos} {} EVALUATED

{pt=Na presente dissertação é utilizada a simulação de Monte Carlo para analisar as características de fiabilidade de sistemas deterioráveis constituídos por multi-componentes. O estudo baseia-se numa política dinâmica de manutenção condicionada, considerando sistemas continuamente monitorizados e onde a variável medida é o nível de degradação dos componentes. O problema resulta então na determinação do nível de degradação óptimo para além do qual deve ser efectuada uma reparação preventiva, tendo como objectivo a minimização da função de custos que engloba os custos de operação e de manutenção com cada componente. São comparadas as funções de fiabilidade de um componente não reparável sujeito a três modelos de degradação distintos, definidos por um processo estocástico, representando um o crescimento de fendas por fadiga que afecta o aço, e dois modelos, um linear e outro não linear, a redução de espessura devido á corrosão em placas estruturais de navios. No caso do modelo aliado á corrosão foi ainda desenvolvido um estudo paramétrico com o objectivo de analisar as características de fiabilidade de um componente não reparável, fazendo variar alguns dos parâmetros do modelo de degradação. Por fim foram introduzidas as novas Regras Unificadas Estruturais (IACS) e nomeadamente a sua nova abordagem ao problema da corrosão em navios. Desta forma foi possível definir os modelos de degradação e de simulação de forma a aplicá-los à análise de placas de aço de navios graneleiros. O objectivo da análise é determinar a melhor política de manutenção tendo em conta a evolução da corrosão., en=In this dissertation the Monte Carlo simulation method is used to analyze the reliability of degrading systems constituted by multi-components. The study is based on a Condition-Based Maintenance (CBM) policy, considering continuously monitored systems and where the measured variable is the degradation level of the components. The problem then result in determining the optimal degradation level beyond which preventive repair should be performed, where the objective is the minimizing the cost function that includes the operation and maintenance costs with each component. The reliability functions of a non-repairable single component subject to three different models of degradation, defined by a stochastic process are compared. These represent the fatigue crack growth affecting steel, and the reduction of thickness on structural plates of ships due to corrosion defined by a linear and non-linear model. In the case of the corrosion model it was also developed a parametric study aiming at analyzing the characteristics of the reliability of a non-repairable single component, by varying some of the parameters of the degradation model. Finally the new common structural rules are introduced, particularly its new approach to corrosion in the steel structures. This new approach is used to define the degradation and the simulation models in order to apply them to the analysis of steel plates of bulk carriers. The purpose of the analysis is to determine the optimal maintenance policy in view of the evolution of corrosion.}
{pt=Simulação de Monte Carlo, fiabilidade, manutenção condicionada, optimização, corrosão, navio, en=Monte Carlo simulation, reliability, condition-based maintenance, optimization, corrosion, ship}

dezembro 19, 2008, 9:0

Orientação

CO-ORIENTADOR

Ângelo Manuel Palos Teixeira

Secção Autónoma de Engenharia Naval (SAEN)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Carlos António Pancada Guedes Soares

Secção Autónoma de Engenharia Naval (SAEN)

Professor Catedrático