Dissertação

{pt_PT=Methodology for calculating cruise ship capital, operating and voyage costs} {} EVALUATED

{pt=A indústria dos navios de cruzeiro tem crescido continuamente desde os anos 1960, é um dos pilares da construção naval na Europa e de relevante influência financeira no mundo. Ainda que os atores deste mercado tenham certamente um vasto conhecimento sobre a economia das suas operações, esta temática não está extensivamente estudada na literatura. Adicionalmente, as características técnicas destas embarcações não foram tão estudadas no meio académico como os da frota de navios de carga. Esta tese apresenta fórmulas e metodologias para a estimação preliminar das características principais, preços de construção e custos de operação para navios de cruzeiro. Modelos de regressão são estabelecidos a partir de uma base de dados existente permitindo estimar características principais. Não sendo possível obter estimativas fiáveis dos preços de construção com base em modelos de regressão, foi adaptado a navios de cruzeiro um método detalhado usado em navios de carga. São derivadas fórmulas que possibilitam a avaliação de custos de viagem e operação a partir de relatórios financeiros dos maiores conglomerados da indústria. Um modelo de fluxo de caixa é desenvolvido para obter estimativas de preços de viagem. As metodologias e fórmulas supramencionadas foram implementadas numa ferramenta computacional que permite fazer todas as estimativas descritas a partir de um pequeno conjunto de variáveis de entrada. As estimativas das características e dos preços são validadas comparando com valores reais. Dois casos de estudo permitiram a validação das estimativas dos custos de operação, tendo também revelado efeitos de economias de escala para navios até 150000 GT., en=The cruise ship industry has been growing continuously since the 1960s, is one of the backbones of shipbuilding in Europe, and has a relevant financial influence worldwide. Although the market players certainly have extensive knowledge about the economics of their operations, this thematic has not been widely studied in the literature. Additionally, the technical characteristics of these vessels have not been as studied in the academia as the ones of the cargo ship fleet. This thesis presents formulae and methodologies for the preliminary estimation of main characteristics, newbuilding prices, and operating costs for cruise ships. Regression models are established based on an existing database allowing the estimation of main characteristics. The newbuilding price could not be reliably predicted with a regression model so a detailed methodology used for merchant vessels was adapted for cruise ships. Formulae that allow the assessment of voyage and operating costs are derived from financial statements of the largest cruise conglomerates in the world. A cashflow model is developed that enables estimating the ticket price for a desired voyage. The aforementioned methodologies and formulae were implemented in a numerical tool that allows all these estimations from a small set of input variables. The main characteristics and newbuilding price estimates are validated by comparison against real values. Two case studies allowed the validation of the operating costs estimates, and also revealed effects of economies of scale for cruise ships up to 150,000 GT.}
{pt=Navios de cruzeiro, economia marítima, estimativa de custos, transporte marítimo, projeto de navios, arquitetura naval, en=Cruise ship, maritime economics, cost estimates, maritime transport, ship design, naval architecture}

novembro 28, 2022, 17:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar