Disciplina

Área

Área Científica de Química-Física, Materiais e Nanociências > Materiais e Nanociências

Activa nos planos curriculares

MERE 2021 > MERE 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Corrosão e Protecção de Materiais

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Percurso Livre > Opções 2 > Corrosão e Protecção de Materiais

LEQ 2021 > LEQ 2021 > 1º Ciclo > Pré-Major > Corrosão e Protecção de Materiais

Nível

A avaliação será efectuada por: - exame final (50%) - 2 mini-testes (20%) - relatório(s) dos trabalhos laboratoriais (30%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

0.25 h/semana

59.5 h/semestre

Objectivos

Pretende-se que o aluno saiba identificar um processo de corrosão, distingindo os vários tipos de corrosão e os meios corrosivos mais relevantes, avaliando a extensão e gravidade do processo corrosivo (o que permitirá estimar a vida útil do componente) e desenvolvendo a estratégia adequada para a protecção anticorrosiva.

Programa

1. Importância social e económica da corrosão; electroquímica da corrosão; termodinâmica e cinética da corrosão. 2. Passivação. 3. Tipos de corrosão: corrosão uniforme; corrosão por picadas; corrosão intersticial; corrosão filiforme; corrosão galvânica; corrosão selectiva; corrosão intergranular; corrosão biológica; corrosão influenciada por factores mecânicos (corrosão sob tensão, corrosão sob fadiga, corrosão com vibração, corrosão-erosão, corrosão-cavitação e fragilização pelo hidrogénio); degradação de cerâmicos e polímeros. 4. Meios Agressivos: corrosão atmosférica; corrosão na água, em solos, betão, ... 5. Monitorização da Corrosão: exposição natural; ensaios acelerados; métodos electroquímicos. 6. Protecção anti-corrosiva: selecção de materiais; princípios de projecto; inibidores de corrosão; protecção catódica, protecção anódica e protecção conjugada; revestimentos(preparação de superfícies, revestimentos orgânicos; revestimentos inorgânicos metálicos e não metálicos).

Metodologia de avaliação

A avaliação será efectuada por: - exame final (50%) - 2 mini-testes (20%) - relatório(s) dos trabalhos laboratoriais (30%)

Pré-requisitos

Sem pré-requisito

Componente Laboratorial

As aulas de laboratório envolverão vários trabalhos experimentais de ensaios de corrosão em diferentes materiais, e em várias condições. Se tecnicamente possível, será previlegiado o acesso remoto aos trabalhos laboratoriais.Os alunos realizarão os trabalhos práticos ao longo do período, organizados em grupos, e realizarão um ou mais relatórios escritos. A componente laboratorial contribui com 30% para a avaliação do aluno na UC.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

____

Componente de Competências Transversais

Várias vertentes de Competências Transversais serão exploradas nesta UC. Por um lado, o seu programa debruça-se sobre a degradação de materiais, o que implica ter em conta questões de cidadania global, na sua vertente de responsabilidade social e cívica, principalmente na avaliação e gestão do ciclo de vida dos materiais. Por outro lado, na componente laboratorial os alunos, em grupos, trabalharão em ambiente laboratorial e desenvolverão relatórios escritos. Nesta componente serão desenvolvidas e avaliadas várias competências transversais: competências intrapessoais (produtividade e gestão do tempo, no desenvolvimento do tema e na sua apresentação), interpessoais (comunicação oral, trabalho em equipa e liderança) e de literacia da informação e dos media (procura e gestão da informação, estruturação e formatação de relatórios e apresentações). Assim, o peso das competências transversais corresponde, no mínimo, a 20% dos ECTS da UC, ou seja, 0.6 ECTS.

Bibliografia

Principal

Princípios da Corrosão Electroquímica

Mário G.S. Ferreira

1998

IST


Principles and Prevention of Corrosion

D.A. Jones

1996

2nd Edition, Prentice Hall, NJ


Corrosion Engineering

M.G. Fontana

1987

3rd edition, McGraw¬Hill Book Company