Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia de Processos e Projecto > Engenharia de Processos e Sistemas Químicos

Activa nos planos curriculares

MEQ 2021 > MEQ 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Segurança e Utilidades Industriais

Nível

Teste individual- 50% Avaliação contínua (50%): fichas/quizzes individuais (10 %); Tarefas de resolução autónoma de exemplos/projecto em grupo de 2-3 elementos com ou sem recurso ao software Aspen, incluindo uma apresentação oral (30%); relatórios (10%);

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

0.5 h/semana

0.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo desta unidade curricular é fornecer aos alunos conhecimentos e competências nas áreas de: 1) produção e distribuição dos principais sistemas de utilidades industriais (combustíveis; água de processo; utilidades quentes: vapor e outros fluidos térmicos; utilidades frias: águas de arrefecimento e sistemas de refrigeração; sistemas de gases inertes e combate a incêndios; sistemas de ventilação e ar condicionado); 2) segurança no projecto e operação de processos da indústria química e metodologias de análise de risco e prevenção de acidentes; 3) Simulador Aspen aplicado ao projecto de sistemas de segurança e utilidades.

Programa

Utilidades industriais : combustão; sistemas de tiragem; caracterização e tratamento de águas; produção, distribuição e utilização de vapor e outros fluidos térmicos; torres de arrefecimento e produção de frio; sistemas de gases inertes e combate a incêndios; ventilação e condicionamento de ar. Segurança e Avaliação de Riscos Industriais .Riscos associados a produtos químicos (inflamabilidade, explosividade e toxicidade). Segurança intrinseca/inerente. Equipamentos auxiliares de segurança industrial (válvulas de alívio de pressão, discos de ruptura, confinamento). Modelos de avaliação de risco (FMEA, HAZOP). Laboratórios: Simulador ASPEN: projecto de fornalhas.Caldeiras de produção de água quente, vapor saturado, vapor sobreaquecido. Unidades de tratamento de águas. Torres de arrefecimento.Equipamento de segurança industrial (válvulas de alívio de pressão, flares..) Trabalhos laboratoriais: torre de arrefecimento e máquina de refrigeração/bomba de calor.

Metodologia de avaliação

Teste individual- 50% Avaliação contínua (50%): fichas/quizzes individuais (10 %); Tarefas de resolução autónoma de exemplos/projecto em grupo de 2-3 elementos com ou sem recurso ao software Aspen, incluindo uma apresentação oral (30%); relatórios (10%);

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos a nível de 2º ciclo.

Componente Laboratorial

Realização de 2 trabalhos laboratorias: torre de arrefecimento e máquina de refrigeração / bomba de calor

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Software Aspen Excel

Componente de Competências Transversais

Competências interpessoais e intrapessoais: oral, organizacional e trabalho em equipa e autodisciplina (preparação antecipada de questões, prazo limitado para entrega e sessões de dúvidas limitadas, trabalhos em grupo), pensamento critico (selecção e análise de alternativas e de soluções), capacidade para localizar, aceder e seleccionar a informação (os dados para resolução de exemplos serão em parte obtidos pelos alunos de fontes de acesso geral). Estima-se que cerca de 10 % da avaliação incidirá sobre competências transversais.

Bibliografia

Principal

Industrial water treatment process technology

Parimal Pal

2017

Elsevier


Process Utility Systems, Introduction to design, operation and maintenance

J. Broughton (Editor)

1994

Ed. by the Institution of Chemical Engineers.


Handbook of Heating, Ventilation and Air Conditioning for Design and Implementation

Ali Vedavarz, Sunil Kumar, Muhammed Hussain,

2007

Industrial press inc.


Chemical Process Safety

Daniel A. Crowl , Joseph F. Louvar

2011

Prentice Hall


Guidelines for Process Hazards Analysis (PHA, HAZOP)

Nigel Hyatt - Hazards Identification, and Risk Analysis

Actual

Dyadem