Disciplina
Estrutura da Matéria
Área
Área Científica de Química-Física, Materiais e Nanociências > Materiais e Nanociências
Activa nos planos curriculares
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Nível
Avaliação contínua: 30% Laboratório: 20% Exame: 50% A componente de avaliação contínua corresponde a questionários que serão realizados no final das aulas de problemas, através de ferramentas on-line de forma a permitir rapidez na correcção e disponibilização do resultado da avaliação. A avaliação laboratorial será realizada durante o semestre ao longo das aulas de laboratório.
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.0 h/semana
1.0 h/semana
112.0 h/semestre
Objectivos
No fim desta unidade curricular os alunos terão adquirido e desenvolvido a capacidade de compreender; - os fundamentos da mecânica quântica e as suas relações com a estrutura da matéria - a estrutura e propriedades das moléculas e polímeros, com base no como e porquê os átomos se combinam, como as (macro) moléculas interactuam e respectivas relações estrutura e propriedade - a relação entre estrutura e função das principais biomoléculas e respectivas interações intra-e intermoleculares - o papel das biomoléculas na formação e função de componentes celulares e organização de células procarióticas e eucarióticas. Estes objectivos serão atingidos através da inclusão de temas novos e atuais, mas também de "Case-studies dos tópicos focados, que motivam os alunos para a importância dos mesmos em diversas áreaas da Engenharia.
Programa
DAS ONDAS AOS ÁTOMOS • O Princípio da incerteza de Heisenberg e a equação de Shrödinger • Partícula num potencial independente do tempo. Hamiltoneano. • Estados quânticos: onda plana • Oscilador harmónico a 1 dimensão • Momento angular e spin • Potencial central e estados degenerados. Átomo de hidrogénio. DOS ÁTOMOS ÀS MOLÉCULAS • Átomos Polielectrónicos • Tabela Periódica dos Elementos • Ligação Química: Teoria das Orbitais Moleculares e Teoria do Enlace de Valência • Forças Intermoleculares • Polímeros: estrutura e morfologia. Reacções de Poliemrização. DAS MOLÉCULAS ÀS CÉLULAS • As biomoléculas e a sua função. Estrutura de aminoácidos e proteínas (enzimas), nucleótidos, ácidos nucleicos e a dupla hélice de ADN, hidratos de carbono e lípidos (membranas celulares). • A célula: estrutura, organização e diversidade. Célula procariótica e eucariótica (vegetal e animal). Organelas, núcleo, membranas, rARN.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 30% Laboratório: 20% Exame: 50% A componente de avaliação contínua corresponde a questionários que serão realizados no final das aulas de problemas, através de ferramentas on-line de forma a permitir rapidez na correcção e disponibilização do resultado da avaliação. A avaliação laboratorial será realizada durante o semestre ao longo das aulas de laboratório.
Pré-requisitos
Os alunos devem possuir princípios básicos de Químcia, Física, e Biologia, adquiridos no ensino secundário.
Componente Laboratorial
Cada aluno irá realizar 5 trabalhos de laboratório: 1) Simulação: partícula num potencial 2) Modelo quântico do electrão livre aplicado a moléculas conjugadas 3) Forças Intermoleculares e a capacidade das moléculas para interactuarem 4) Separação e visualização de moléculas de ADN 5) Análise de modelos 3D de estruturas biomoleculares usando técnicas de fabricação aditiva
Princípios Éticos
All members of a group are responsible for the group’s work In any assessment, every student shall honestly disclose any help received and sources used. In an oral assessment, every student shall be able to present and answer questions about the entire assignment and solution.
Componente de Programação e Computação
Os alunos utilizarão software de código aberto para realizar em experiências de silico para simulação de digestão de ADN com endonucleases (enzimas de restrição) e aprendizagem de princípios dos mecanismos celulares de defesa bem como a sua aplicação em biologia molecular (por exemplo, edição de genoma).
Componente de Competências Transversais
Nas aulas de laboratório, os alunos em grupo irão desenvolver competências intrapessoais (produtividade e gestão do tempo, no desenvolvimento do tema e na sua apresentação), interpessoais (comunicação oral, trabalho em equipa e liderança) e de literacia da informação e dos media (procura e gestão da informação, estruturação e formatação de relatórios e apresentações).
Bibliografia
Principal
Principles of Modern Chemistry
David W. Oxtoby, H. Pat Gillis and Laurie J. Butler
Physics for Scientists and Engineers
Raymond A. Serway and John W. Jewett
9th Edition, Cengage Brooks-Cole
Lubert Stryer; Jeremy Berg; John Tymoczko; Gregory Gatto