Disciplina

Área

Área Cientifica de Ciências de Engenharia Química > Catálise e Engenharia das Reacções

Activa nos planos curriculares

MEP > MEP > 2º Ciclo > Opcionais 1 > Refinação de Petróleos e Coprocessamento

MEQ 2021 > MEQ 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Refinação de Petróleos e Coprocessamento

MEGE 2021 > MEGE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Combustíveis > Opções da Área de Especialização > Refinação de Petróleos e Coprocessamento

MERE 2021 > MERE 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Refinação de Petróleos e Coprocessamento

Nível

Os grupos de alunos (2/3 alunos) escolhem livremente um tema de seminário. Os seminários serão apresentados nas aulas. A avaliação de conhecimentos envolve um teste e seminários a realizar pelos alunos. O teste, baseado na matéria dada nas aulas teóricas, terá um peso de 50% na nota final. Os restantes 50% serão complementados pela nota do seminário e participação dos alunos nas aulas e visitas de estudo.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

119.0 h/semestre

Objectivos

Aprendizagem dos conhecimentos básicos sobre o petróleo e todas as etapas do seu processamento na refinaria até à obtenção dos diversos produtos, assim como sobre as tecnologias utilizadas correntemente nas refinarias. As diferenças que podem existir nas refinarias, consoante o tipo de matérias primas que utilizam e coprocessam em conjunto com o petróleo (derivados da biomassa ou residuos) e os produtos que devem produzir, segundo as especificações em vigor. Compreensão dos objectivos e a preparação das diversas fracções de produtos a utilizar na formulação dos combustíveis de acordo com as regulamentações ambientais em vigor.

Programa

Situação energética mundial. Fontes de energia. Composição, caracterização das fracções petrolíferas. Configurações processuais das Refinarias. Formulação dos combustíveis (gasolina, gasóleo, Jet fuel): especificações; propriedades características. Processos de conversão das fracções petrolíferas: Processos térmicos, catalíticos e hidroconversão; Cracking catalítico; hydrocracking. Processos para síntese dos componentes das gasolinas (reforming catalítico; isomerização; alquilação); Implicações da evolução da legislação para a protecção ambiental sobre a constituição e operação das refinarias: Processos de hidrotratamento e tratamento de gases. Mudanças e desafios futuros colocados às Refinarias. Integração do gás natural e de produtos derivadas da biomassa, nas refinarias (processos GTL e BTL). Co-processamento de bio-óleos e outros resíduos. Configuração das futuras refinarias. Algumas aulas serão dadas por especialistas da indústria convidados para darem palestras.

Metodologia de avaliação

Os grupos de alunos (2/3 alunos) escolhem livremente um tema de seminário. Os seminários serão apresentados nas aulas. A avaliação de conhecimentos envolve um teste e seminários a realizar pelos alunos. O teste, baseado na matéria dada nas aulas teóricas, terá um peso de 50% na nota final. Os restantes 50% serão complementados pela nota do seminário e participação dos alunos nas aulas e visitas de estudo.

Pré-requisitos

Descrição dos pré-requisitos sugeridos para frequentar a unidade curricular. (max. 1000)

Componente Laboratorial

na

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

na

Componente de Competências Transversais

Os alunos são convidados a trabalhar em grupo e motivados a participar nas aulas com recolha de informações, discussão de temas e apresentação de seminários. As visitas de estudo a realizar à Refinaria e a presença de especialistas convidados nas aulas transmitem para o aluno as competências que estes deverão ter para trabalhar e enfrentar os desafios deste tipo de indústria.Estima-se que esta componente contribua com cerca de 10% para a avaliação global.

Bibliografia

Principal

Practical Advances in Petroleum Processing, Vol. 1

C.S. Hsu and P.R. Robinson

2006

Springer


Petroleum Refining Technology and Economics, Fifth Edition

J.H. Gary, G.E. Handwerk, M.J. Kaiser

2207

CRC Press- Taylor & Francis


The Chemistry and Technology of Petroleum

James J.Speight

2014

5th edition, CRC Press


The Refinery of the Futur

James J. Speight

2011

Elsevier