Disciplina

Área

Área Científica de Química-Física, Materiais e Nanociências > Materiais e Nanociências

Activa nos planos curriculares

DEAEMat2006 > DEAEMat2006 > 3º Ciclo > Opções > Ciência e Engenharia de Superfícies

Nível

A classificação final será a média entre a nota do exame e a nota obtida nos trabalhos práticos (relatório, apresentação e discussão pública), sendo que, para haver aprovação, nenhuma das duas classificações (trabalho e exame) poderá ser inferior a 10 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.0 h/semana

2.0 h/semana

2.0 h/semana

70.0 h/semestre

Objectivos

Pretende-se que o aluno saiba:-os principais métodos e parâmetros de caracterização topográfica de superfícies;-os factores que afectam o coeficiente de atrito;-identificar regimes e seleccionar soluções de lubrificação;-identificar mecanismos de desgaste por análise das condições a que o componente está submetido e por observação da superfície desgastada;-efectuar previsões do tempo de vida de um componente sujeito a desgaste;-saber como actuar, para minimizar a deterioração devida a desgaste;-conhecer os principais tipos de tratamentos de superfície e campos típicos de aplicação dos mesmos.

Programa

1. Introdução 2. Superfícies de corpos sólidos Conceito de superfície. Topografia: rugosidade (parâmetros e técnicas de medida). 3. Mecânica do contacto Contactos singulares: elástico e plástico (conceito de dureza). Contactos múltiplos: áreas nominal e real de contacto, modelo de Greenwood e Williamson, índice de plasticidade. 4. Atrito Leis. Coeficiente de atrito: componentes de adesão e de deformação plástica. Outras contribuições. 5. Lubrificação Lubrificação hidroestática, hidrodinâmica, mista e por camada limite. Lubrificantes sólidos. 6. Desgaste Desgaste por deslizamento: lei de Archard, mecanismos e mapas de desgaste. Desgaste abrasivo: equação de Rabinowicz, mecanismos. Desgaste triboquímico. Erosão. Fadiga de superfícies. Outros tipos de desgaste. 7. Tratamentos de superfícies Tratamentos sem alteração da composição química e termoquímicos. Métodos de deposição física e química. Implantação iónica. Métodos de deposição em fase líquida. Métodos de projecção térmica. Tratamentos superficiais por laser. Métodos de acabamento de superfícies.

Metodologia de avaliação

A classificação final será a média entre a nota do exame e a nota obtida nos trabalhos práticos (relatório, apresentação e discussão pública), sendo que, para haver aprovação, nenhuma das duas classificações (trabalho e exame) poderá ser inferior a 10 valores.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Tribology: friction and wear of engineering materials

M. Hutchings

1992

Edward Arnold


Introduction to Tribology

B. Busham

2002

John Wiley and Sons


Enginering Coatings: design and application

S. Grainger

1989

Abington Publishing