Disciplina
Processos de Separação
Área
Área Científica de Engenharia de Processos e Projecto > Engenharia de Processos e Sistemas Químicos
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Nível
50% Exame final + 50% Avaliação contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
119.0 h/semestre
Objectivos
1. Obter uma visão global sobre os Processos de Separação de maior relevância e descrever e/ou enumerar de linhas gerais a seguir para a escolha adequada de um dado processo de separação. 2. Utilizar os conhecimentos básicos das Ciências de Engenharia, na resolução de problemas que envolvam vários tipos de separações de misturas binárias e/ou multi-componentes. 3. Introduzir critérios de análise escolha e optimização de condições operatórias. 4. Introdução aos fundamentos do projecto: escolha de equipamento adequado para um dado processo e seu dimensionamento. 5. Com base em 1., 2. e 3., desenvolver a capacidade para definir, identificar dados relevantes, formular e resolver problemas de separação.
Programa
1. Contextualização e introdução às operações de separação. 2. Equilíbrio: andar de equilíbrio e sua descrição (equações Mesh). 3. Destilação de soluções binárias em andares (só abordagem analítica) 4. Destilação multicomponente: método FUG. 5. Projecto de ASPEN sobre destilação. 6. Destilação descontínua diferencial e em andares. 7. Absorção/ desabsorção gasosa. 8. Equipamento de contacto gás-líquido (G-L): descrição detalhada e dimensionamento. 9. Extracção líquido-líquido (via física): só cálculo analítico de N. Equipamento. 10. Evaporação sem e com elevação ebulioscópica. Metodologia para reduzir consumo de energia.
Metodologia de avaliação
50% Exame final + 50% Avaliação contínua
Pré-requisitos
Conhecimentos sólidos de termodinâmica, transferência de massa e transferência de calor. Conhecimentos sólidos sobre elaboração de balanços de massa e energia, cálculos de entalpias, etc..
Componente Laboratorial
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Componente de Competências Transversais
Desenvolver capacidade para uma escolha adequada de um dado processo de separação, definir e identificar dados relevantes, formular e resolver problemas de separação. Desenvolver capacidades de trabalho individual e em grupo. Desenvolver capacidades de comunicação. Incentivar sensibilidade para questões ambientais, de bom profissionalismo e cumprimento de princípios éticos.
Bibliografia
Principal
Engenharia de Processos de Separação
Edmundo Gomes de Azevedo, Ana Maria Alves
Secundária
Equilibrium-Staged Separations