Disciplina

Área

Área Cientifica de Ciências de Engenharia Química > Catálise e Engenharia das Reacções

Activa nos planos curriculares

Min-EH 2021 > Min-EH 2021 > Projeto em Engenharia Humanitária

Nível

Abordagem estritamente baseada em projetos. Projeto a desenvolver em grupos de 2 a 4 alunos. Avaliação baseada num relatório final e numa apresentação pública do projeto.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

A Engenharia Humanitária é definida como o uso da ciência e da engenharia para inventar, criar, projetar, desenvolver ou melhorar tecnologias que promovam o bem-estar das comunidades que enfrentam grandes desafios humanitários (populações em rápido crescimento, comunidades pobres, atingidas por desastres, marginalizadas ou sub-servidas). Este curso pretende proporcionar uma abordagem prática e orientada para projecto desta nova área de engenharia.

Programa

Desenvolvimento de um projeto experimental ou de modelação, preferencialmente interdisciplinar e abrangendo várias áreas científicas e proposto por uma ONG. Exemplo: geração de energia a partir de resíduos orgânicos, envolvendo a recolha, processamento físico-químico e o equipamento para geração de energia.

Metodologia de avaliação

Abordagem estritamente baseada em projetos. Projeto a desenvolver em grupos de 2 a 4 alunos. Avaliação baseada num relatório final e numa apresentação pública do projeto.

Pré-requisitos

nenhum

Componente Laboratorial

Não há aulas de laboratório específicas, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos devem desenvolver o seu projeto em colaboração com laboratórios de investigação, principalmente das unidades de investigação envolvidas na UC.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não há componentes computacionais específicos, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados a incluir simulações no projeto, dependendo do tema escolhido.

Componente de Competências Transversais

Os alunos desenvolvem o seu projeto em pequenos grupos (tipicamente 2 a 4 alunos por grupo), que lhes permite melhorar as suas competências intra- e interpessoais. O projeto está sujeito a uma apresentação oral pública e a um relatório escrito, trabalhando as competências de comunicação oral e escrita. Desenvolve também as capacidades de literacia da informação e dos media, através da pesquisa e gestão de informação recolhida e da utilização de ferramentas informáticas para produzir as apresentações/vídeos. O desenrolar do projeto requer o desenvolvimento do pensamento crítico e inovador através da capacidade de procurar, questionar e criticar as soluções investigadas e a capacidade de propor novas, apresentando soluções para os problemas em estudo. Os projetos são propostos pelos alunos, de origens culturais diferentes, e devem reflectir preocupações ambientais e de sustentabilidade, permitindo desenvolver as responsabilidades de cidadania.

Bibliografia

Principal

Humanitarian Engineering - Advancing Technology for Sustainable Development

K.M. Passino

2016

3rd Ed., Bede Publishing, Columbus, Ohio


Literature adapted to the project undertaken

Vários

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