Disciplina
Tópicos em Economia Circular
Área
Área Cientifica de Ciências de Engenharia Química > Catálise e Engenharia das Reacções
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Nível
A UC inclui aulas teóricas, de seminário e um projeto que os estudantes desenvolvem ao longo do semestre em conjunto com os docentes. A avaliação inclui mini projetos/relatórios, realizados em aula (30 %) e ainda uma apresentação (20 %) e um relatório sobre o projeto (50 %).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.5 h/semana
1.0 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Fornecer aos alunos uma visão integrada da abordagem da economia circular do ponto de vista da ciência e do tecnologia envolvidas. No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de identificar a diferença inerente entre uma aproximação linear e uma economia circular e identificar os principais problemas no desenvolvimento de um regime de produção de economia circular, bem como as questões envolvidas na circularidade da água e do carbono no ambiente e nas fases de produção e consumo.
Programa
Introdução à economia circular, definição e diferenças entre a economia linear atual e a economia circular. ODSs e a economia circular. Dificuldades, barreiras e riscos na transição para uma economia circular (técnicas, económicas, informativas, organizacionais...). Estudos de casos - abordagens em diferentes países. Cadeias específicas - gestão de resíduos, água e dióxido de carbono.
Metodologia de avaliação
A UC inclui aulas teóricas, de seminário e um projeto que os estudantes desenvolvem ao longo do semestre em conjunto com os docentes. A avaliação inclui mini projetos/relatórios, realizados em aula (30 %) e ainda uma apresentação (20 %) e um relatório sobre o projeto (50 %).
Pré-requisitos
Nenhum
Componente Laboratorial
Não há aulas de laboratório específicas, mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados, sempre que possível, a realizar um trabalho experimental de quantidade limitada em laboratórios de investigação. O desenvolvimento de trabalho experimental mais alargado poderá ser feito nas outras unidades curriculares associadas ao minor em Economia Circular.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não há componentes computacionais específicos mas, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são incentivados a incluir simulações no projeto, dependendo do tema escolhido.
Componente de Competências Transversais
Os alunos desenvolvem o seu projeto em pequenos grupos (tipicamente 2 alunos por grupo), que lhes permite melhorar as suas competências intra- e interpessoais. O projeto está sujeito a uma apresentação oral pública e a um relatório escrito, trabalhando as competências de comunicação oral e escrita. Desenvolve também as capacidades de literacia da informação e dos media, através da pesquisa e gestão de informação recolhida e da utilização de ferramentas informáticas para produzir as apresentações/vídeos. O desenrolar do projeto requer o desenvolvimento do pensamento crítico e inovador através da capacidade de procurar, questionar e criticar as soluções investigadas e a capacidade de propor novas, apresentando soluções para os problemas em estudo. Os projetos são propostos pelos alunos, de origens culturais diferentes, e frequentemente refletem preocupações ambientais e de sustentabilidade, permitindo desenvolver as responsabilidades de cidadania.
Bibliografia
Principal
Circular Economy - Global Perspective
Developing The Circular Water Economy
Circular Economy, Industrial Ecology and Short Supply Chain