Disciplina
Design para a Sustentabilidade
Área
Área Científica de Química-Física, Materiais e Nanociências > Materiais e Nanociências
Activa nos planos curriculares
MSE 2021 > MSE 2021 > 2nd Cycle > Main Area > Design para a Sustentabilidade
Nível
A aval de cada projecto inclui:- apresentação inicial, com análise das métricas utilizadas e das soluções propostas (15%); - apresentação intermédia, envolvendo a estruturação do problema e solução desenvolvida (30%); - discussão individual (30%). No final do semestre, cada grupo escolhe um dos projectos para uma apresentação final a um expert da área e discussão (25%)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.5 h/semana
1.0 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Os químicos do século XXI têm a responsabilidade de avaliar e integrar soluções sustentáveis no desenvolvimento de reacções e produtos, que permitam um desenvolvimento sustentável nas várias vertentes da Indústria Química. No final da unidade curricular, os alunos deverão ter desenvolvido capacidades de: - utilização de métricas verdes para quantificar impacto ambiental de reacções químicas e produtos quimicos - reconhecer e usar regulamentação REACH (registo, avaliação, autorização e restrição dos produtos químicos) - reconhecer principios de sustentabilidade e aplicá-los a reacções químicas e produtos quimicos - desenhar estratégias alternativas sustentáveis e análise da sua viabilidade
Programa
Conceitos de Química Verde e Sustentabilidade. Contextualização e papel da química nos desafios Societais. Objectivos de desenvolvimento sustentável. Métricas verdes para quantificar impacto ambiental de reacções químicas e produtos quimicos. Reconhecer e usar regulamentação REACH. Execução de 3 projectos com temas bem definidos de acordo com 3 desafios de desenvolvimento sustentável ou temas autopropostos. Desenhar estratégias alternativas sustentáveis e análisar da sua viabilidade
Metodologia de avaliação
A aval de cada projecto inclui:- apresentação inicial, com análise das métricas utilizadas e das soluções propostas (15%); - apresentação intermédia, envolvendo a estruturação do problema e solução desenvolvida (30%); - discussão individual (30%). No final do semestre, cada grupo escolhe um dos projectos para uma apresentação final a um expert da área e discussão (25%)
Pré-requisitos
na
Componente Laboratorial
A componente laboratorial estará distribuída ao longo do semestre, com o objectivo de os alunos avaliem e quantifiquem a exequibilidade das soluções propostas durante os vários projectos.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Utilização de ferramentas de cálculos ab-initio e dinâmica molécular para avaliar aspectos moléculares dos projectos.
Componente de Competências Transversais
Pensamento estratégico, pensamento critico, criatividade, estratégia de resolução de problemas
Bibliografia
Principal
Green Chemistry: An Inclusive Approach
Elsevier ISBN: 9780128092705 (paper) and 9780128095492 (eBook)