Disciplina
Manobrabilidade e Controlo de Navios
Área
Área Científica de Engenharia e Arquitectura Naval > Engenharia e Arquitectura Naval
Activa nos planos curriculares
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Nível
O projeto de semestre que inclui programação dum modelo matématico do navio de superfície e simulação das manobras com uma parte dos dados de entrada individualizada para cada aluno. Os temas individuais são possíveis para os alunos especialmente interessados na área. Os relatórios dos projetos serão avaliados segundo a qualidade de execuçaõ (80%) e qualidade da apresentação e discussão (20%). Entrevistas com os alunos são previstas em casos necessários. Nota final ==0.9 x nota para o relatório + 0.1 x nota para a discussão oral. A nota final terá de ser maior ou igual a 10.0 valores.nima: 10 valores).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
0.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Conhecimento básico em manobrabilidade e controlo dos navios de superfície. Adquirir conhecimentos necessários para avaliar as qualidades de manobra dos navios e escolher os meios de controlo apropriados.
Programa
Introdução: qualidades dinâmicas dos navios de superfície. Meios de controlo: lemes tubeiras, impulsores laterais. Manobras de padrão e as medidas dessas. Conceito do modelo matemático do navio. Cinemâtica do movimento de manobra. Equações do movimento. Forças num navio em movimento de manobra. O princípio de quase-estacionariedade. Forças no casco, no hélice e no leme. Aplicação dos métodos da dinâmica dos fluidos computacional para cálculos das forças no casco. Instalações experimentais. Modelos de regressão. Método de Munk. Hidrodinâmica das superfícies de controlo. Modelos matemáticos para as máquinas principais e máquinas de governo. Variáveis de estado. Implementação dos modelos matemáticos dos navios nos simuladores de manobra. Simulações dos círculos, espirais, ziguezagues: trajectórias e respostas temporais. Forças aerodinâmicas. Manobras sob acção do vento. Valores próprios e análise de estabilidade. Princípios e objectivos do controlo automático em malha fechada.
Metodologia de avaliação
O projeto de semestre que inclui programação dum modelo matématico do navio de superfície e simulação das manobras com uma parte dos dados de entrada individualizada para cada aluno. Os temas individuais são possíveis para os alunos especialmente interessados na área. Os relatórios dos projetos serão avaliados segundo a qualidade de execuçaõ (80%) e qualidade da apresentação e discussão (20%). Entrevistas com os alunos são previstas em casos necessários. Nota final ==0.9 x nota para o relatório + 0.1 x nota para a discussão oral. A nota final terá de ser maior ou igual a 10.0 valores.nima: 10 valores).
Pré-requisitos
Resistência e Propulsão
Componente Laboratorial
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral todo o aluno deve ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Para o desenvolvimento do código previsto pelo projeto semestral (50% do trabalho total) os alunos podem usar qualquer plataforma e linguagem de programação segundo às preferências e competências deles.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e miniprojeto; Competências interpessoais e intrapessoais (oral,organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança,auto-motivação, , nas apresentações e projeto, e Literacia da informação edos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media, , nas apresentações e projeto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Bibliografia
Principal
C. Crane, H. Eda and A. Landsburg
V.3, Ed. E.V. Lewis, Jersey City, SNAME, pp. 191-365.
Butterworth Heinemann, Oxford,.
Basics of Ship Manoeuvrability